segunda-feira, 17 de outubro de 2016

SECRETARIA DE FAZENDA DO RIO LANÇA GUIA SOBRE COMPRA DE IMÓVEIS

O guia esclarece, por exemplo, que a Nota Carioca deve ser exigida quando a compra for intermediada por imobiliária

A Secretaria municipal de Fazenda do Rio disponibiliza em seu site o guia “Vai comprar um imóvel?”, com informações sobre os documentos fazendários necessários para o registro da propriedade de imóvel no Rio.
O texto também traz o endereço onde cada documento pode ser obtido, além de uma lista de todos os cartórios e registros de imóveis da cidade.
O guia esclarece, por exemplo, que a Nota Carioca deve ser exigida quando a compra do imóvel for intermediada por uma imobiliária. O chamado RPA - Recibo de Pagamento Autônomo - do profissional também deve ser solicitado quando o corretor for autônomo. A Nota Carioca é devida, nesses casos, de acordo com o valor da comissão.
O material da pasta também disponibiliza, por meio de links, o acesso a alguns serviços on-line da Secretaria de Fazenda. Por meio do guia, o contribuinte também pode ser direcionado aos sites de outras secretarias e órgãos envolvidos na regularização de imóveis.
O guia está disponível no site www.rio.rj.gov.br/web/smf, por meio do link chamado “vai comprar um imóvel?”, localizado na página.

Fonte Extra – O Globo Online