Saiba como reduzir as chances de ter seus pertences
levados e fique atento aos seus direitos
Além
do medo de ter as bagagens roubadas nos terminais e arredores do aeroporto, os
viajantes têm mais uma razão para se preocupar com o sumiço dos seus pertences.
São cada vez mais frequentes os casos de extravio ou furto de objetos de dentro
das malas despachadas, ainda na área restrita a funcionários.
Em
muitos casos, a bagagem é aberta cuidadosamente, os itens mais valiosos são
retirados, ela é fechada e colocada de volta na esteira. O viajante nem percebe
a violação e só dá pela falta de alguns pertences ao chegar em casa ou no
hotel. Veja no vídeo como uma mala pode ser facilmente aberta.
Segundo
os agentes de segurança, se você não tiver nenhuma outra maneira de transportar
sua mala com a segurança necessária, o ideal é não transportar nela objetos de
valor.
Confira
18 dicas para evitar que a sua mala seja roubada:
1
- Pense duas vezes antes de comprar uma mala sofisticada. Bagagens novas e de
grife tendem a chamar a atenção dos bandidos.
2
- Personalize a mala com fitas coloridas e adesivos para facilitar sua
identificação.
3
- Faça sua mala se destacar. Os bandidos costumam furtar peças comuns que se
assemelham à de tantos outros passageiros, como as pretas de rodinhas, por
chamarem menos atenção.
4
- Coloque os itens mais valiosos no fundo da mala. Com poucos minutos para
fazer o assalto, os bandidos tendem a pegar o que está no topo ou nos bolsos. 5-
Disfarce os produtos de valor acomodando-os dentro da mala em embalagens que
não despertam a atenção, como uma bolsa térmica ou uma fralda de bebê, por
exemplo.
6-
Identifique a sua mala com uma etiqueta ou adesivo com seu nome, endereço e
telefone. Isto poderá auxiliar na localização, no caso de extravio.
7
- Ao despachar produtos eletrônicos de valor, tire fotos do que está
carregando. Isto poderá lhe ajudar a comprovar o valor da sua bagagem caso precise
acionar o seguro.
8
- É possível declarar à empresa aérea os itens contidos na mala despachada
ainda no check-in. O atendente deve ficar com uma cópia da lista e entregar
outra assinada ao passageiro.
9
- Para não despertar a atenção dos bandidos, tire os produtos comprados da
caixa e arranque a etiqueta.
10
- Não coloque objetos de valor, como joias, dinheiro e cartões de crédito, na
mala que será despachada. Eles devem ser transportados na mala de mão.
11
- Viaje leve. Além de ter menos coisas para carregar, supervisionar e tirar da
esteira, são menos itens para checar ao chegar ao destino.
12
- Se for possível, opte por voos diretos. Quanto maior o número de conexões,
maiores são as chances da sua mala se perder pelo caminho.
13
- Considere plastificar a mala para garantir segurança extra. Apesar dos
cadeados serem um empecilho a mais para a ação dos bandidos, eles podem ser
facilmente abertos.
14
- Não descuide da mala deixando-a sozinha, nem mesmo enquanto estiver no café,
na livraria ou no banheiro.
15
- Vá para a esteira buscar a sua mala assim que desembarcar do avião. Afinal,
nada mais tentador do que uma mala rodando várias vezes sem ninguém para
pegá-la.
16
- Chegue ao aeroporto no horário recomendado. Check-ins nos últimos minutos
aumentam a chance de alguma confusão e a mala ser enviada para outro destino.
17
- Antes de despachar, verifique se sua mala foi identificada para o destino
correto pela atendente da companhia aérea.
18
- Ao pegar a sua mala na esteira, abra-a e confira se nada foi furtado. As
empresas aéreas não aceitam reclamações após a saída da sala de desembarque.
Segundo
a polícia, a maioria das ocorrências de furto registradas na delegacia da
Polícia Civil, no aeroporto, é referente ao extravio de bagagens. Os números
reais, no entanto, podem ser ainda maiores, já que muitas pessoas notificam a
companhia aérea, mas não registram queixa.
O que fazer em caso de roubo e extravio
De
acordo com a lei, a empresa aérea é responsável pelas malas do momento em que
ela é despachada até o recebimento das mesmas pelo passageiro. Caso a bagagem
seja extraviada, danificada ou algum pertence seja roubado, é preciso fazer a
declaração de irregularidade de bagagem, apresentando o comprovante de
despacho, no guichê da empresa aérea, ainda na sala de desembarque. As
companhias aéreas não aceitam reclamações posteriores. As empresas calculam o
ressarcimento pela Convenção de Montreal e o Código Brasileiro de Aviação e ele
deve ser feito em até 30 dias. Como o valor costuma ser considerado baixo,
muitos passageiros optam por entrar com uma ação na justiça.
Por
Camila Sayuri
Fonte
iG Turismo