quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

VIAGEM AO EXTERIOR: VEJA CHECKLIST PARA SE PLANEJAR

Especialista ensina como se programar para a viagem e deixar a casa equipada para sua ausência

Ao organizar uma viagem internacional, muitas pessoas ficam tão preocupadas em acertar as atividades que serão realizadas durante o passeio que se esquecem de preparar a casa para ausência da família e outros detalhes que são essenciais à viagem. É importante se organizar e estar bem informado sobre todos os procedimentos necessários a serem realizados até o dia da partida. Para ajudar e garantir que nada seja esquecido, a personal organizer Ingrid Lisboa indica uma checklist de medidas necessárias antes da decolagem:

Organização prévia
·  Cheque passaporte, visto e habilitação internacional (alguns países não aceitam a CNH do país de origem).
·  Tenha em mente que vistos para bebês e crianças pequenas vencem mais rápido, já que a feição muda.
·  Compre guias de viagem. “Isso é básico, pois algumas agências de turismo não passam todas as informações necessárias”, diz Ingrid.
·  Prepare o roteiro de quantos dicas ficarão em cada cidade, quais lugares visitarão, etc.
·  Reserve o voo e também os hotéis. “Muita gente compra a passagem, mas não reserva a hospedagem, pois quer decidir onde ficar na hora. Porém, elas correm o risco de não conseguir vagas nos hotéis por conta de algum evento na cidade ou algo parecido. Alguns sites oferecem reservas sem custo nenhum. É preferível fazer isso e depois cancelar, se for o caso”, recomenda a especialista.
·  Faça o seguro viagem. Muitas vezes, o plano oferecido pelo cartão de crédito não inclui seguro de saúde, ou então oferece uma cobertura de valor inferior à exigida pelo país.

Não deixe e comprar um guia de viagem para se informar sobre os melhores passeios
·  Cheque malas e cadeados.
·  Compre roupas da temperatura local. “Algumas pessoas deixam para comprar tudo lá. Porém, é preciso ter em mente que você não vai sair direto do aeroporto para a loja. Quem vai para um destino frio precisa levar algumas trocas de roupa de inverno”, aconselha a personal organizer.
·  Pedir lista de remédios para cada viajante. A recomendação é visitar seu médico e solicitar uma relação de todos os medicamentos que cada membro da família possa precisar, como remédio para enjoo, diarreia, dores, resfriado, etc.
·  Cheque as vacinas necessárias.

A partir de 1 mês antes da viagem
·  Comece a fazer uma lista “Não esquecer de levar…”. Conforme for se lembrando de mais itens, vá anotando. Não confie apenas na memória.
·  Defina quem cuidará da casa na sua ausência e providencie uma chave.
·  Contrate uma creche ou canil para os animais de estimação.
·  Se tiver plantas, organize a periodicidade de cuidados. “Existem lugares especializados onde você pode deixá-las”, indica Ingrid.
·  Caso sua funcionária continue trabalhando durante a sua ausência, monte um cronograma de limpeza com metas diárias.

5 dias antes
·  Tire uma cópia de todos os documentos, vouchers e comprovantes para levar na bagagem de mão. Durante a viagem, não é necessário carregar o passaporte para todos os lugares: tranque-o no cofre do hotel e ande somente com a Xerox.
·  Compre os remédios listados pelo médico.
·  Ative o roaming do celular.
·  Carregue o cartão pré-pago internacional. Apesar de a maioria levar 24 horas para debitar o saldo, alguns podem levar até 72 horas.
·  Compre moeda local.

5 dias antes da viagem: compre a moeda local e carregue seu cartão pré-pago
·  Suspenda temporariamente todas as assinaturas: revistas, jornais, internet e TV a cabo. Basta informar o período e pedir o religamento na volta da viagem.
·  Programe o pagamento das contas que vencem no período.

Não se esqueça de ativar o roaming do celular
·  Faça dois backups do computador.
·  Se você mora em casa, peça para alguém recolher sua correspondência. Assim, não fica evidente que não há ninguém lá, o que pode chamar atenção de assaltantes.
·  Deixe com um familiar uma cópia de todos os vouchers e itinerário da viagem.
·  Caso more em apartamento, avise o síndico sobre sua ausência e informe os contatos de quem está com a chave reserva.

No dia da viagem
·  Se possível, não trabalhe. “O dia deve servir para a organização dos últimos detalhes da viagem”, diz Ingrid.
·  Desligue o gás encanado ou botijão.
·  Retire lixos da cozinha e do banheiro.
·  Instale autorresposta nos e-mails.
·  Desligue todos os equipamentos em stand by.
·  Libere o cartão de crédito para uso internacional. “Ao fazer isso, é necessário informar o período de liberação. Deixe um dia a mais, por precaução”, recomenda a especialista.
·  Confirme o voo. “Quase ninguém faz isso. Meia hora antes de sair de casa, ligue para a companhia aérea e verifique se o voo está atrasado ou foi cancelado”, aconselha.
·  Reserve o táxi do local de destino.
·  Feche todas as janelas e portas da casa.
Por Marianna Feiteiro
Fonte MdeMulher