Descuido com documentos e dados pessoais facilita
tentativa de ação dos golpistas
O
consumidor brasileiro está exposto a tentativas fraudes a cada 15,6 segundos.
Na maioria dos casos, os criminosos usam dados pessoais, como identidade e CPF,
conseguidos por meio de roubo ou perda. Levantamento da Serasa Experian — o
Indicador de Tentativas de Fraudes —, divulgado ontem, revela que foram
registrados 837.641casos nos cinco primeiros meses deste ano. Houve alta de
quase 5% em relação ao mesmo período de 2011.
Os
setores de Telefonia, Serviços e Financeiro são os três mais visados por
fraudadores. Aposentados do INSS também ficam vulneráveis devido às facilidades
na concessão de empréstimos consignados.
“O
brasileiro não tem costume de cuidar de seus documentos. Quando perde ou é
roubado acaba não oficializando o extravio. O ideal é que se faça um boletim de
ocorrência em uma delegacia policial. Os criminosos são ágeis e se aproveitam
dessas situações”, orienta o economista Carlos Henrique Almeida, da Serasa
Experian.
RISCO PELA INTERNET
De
acordo com a empresa, com apenas a identidade ou CPF em poder dos golpistas,
dobra a possibilidade de o consumidor ser vítima de fraude. Clonagem de cartões
e cheques também são problemas a cada dia mais comuns.
Almeida
lembra ainda que compras pela internet e transações financeiras também são
alvos de fraudadores. O risco cresce pelo fato do consumidor informar dados do
cartão de crédito, por exemplo, em sites sem segurança.
Setor de telefonia é o campeão com 40% dos casos
O
setor de telefonia é o campeão de tentativas de fraude. Segundo a Serasa, teve
330.920 casos contra o consumidor de janeiro a maio, 40% do total. A compra de
celulares com documentos falsos ou roubados é a principal forma de fraude. Para
tentar coibir a prática, a Anatel deu prazo até janeiro de 2013 para que as
companhias criem sistema para bloquear aparelhos piratas.
Já
o de serviços (seguradoras, pacotes turísticos, salões de beleza) ficou em
segundo, com 268.628 tentativas de golpe (32%). Em terceiro estão bancos e
financeiras, com 159.129 casos (19%). O varejo vem em quarto, com 65.643
tentativas (8%). Em última colocação vêm os demais serviços com 13.321 (2%).
O
INSS informou que não faz contato com aposentados por telefone para pedir
informações pessoais nem as repassa a instituições que fazem consignado.
A
Febraban divulgou que os bancos investem cada vez mais em segurança. Em 2011
destinaram R$ 1,8 bilhão para infraestrutura, recursos tecnológicos e humanos
para evitar possíveis tentativas de fraudes.
CUIDADOS
ESTRANHOS
Não
passar dados pessoais à pessoa estranha.
POR TELEFONE
Não
dar ou confirmar informações pessoais ou número de documentos por telefone. Ter
cuidado com pesquisas.
DE OLHO NO DOCUMENTO
Não
perca de vista documentos quando solicitados para protocolos de ingresso em
prédios.
DESCONFIE DE SITES
Não
faça cadastro em sites que não sejam de confiança. Cuidado com os que anunciam
emprego ou promoções. Preste atenção se há cadeado de segurança. Mantenha
antivírus atualizado.
REDE SOCIAIS
Cuidado
com dados pessoais nas redes sociais que ajudam golpistas a se passar por você.
CADASTRO
Além
do BO na delegacia, o consumidor deve registrar extravios no link www.serasaconsumidor.com.br.
Por
Max Leone
Fonte
Extra – O Globo Online