Buscar ajuda para a execução do plano de negócios em
consultoria júnior é uma recomendação para empresários que não se sentem
preparados para fazer o documento
Para
fazer um plano de negócios, o pequeno empresário precisará de informações sobre
o mercado, as finanças e as operações da empresa. Elaborar esse documento é
essencial, independente se for dono de uma startup ou de uma pequena empresa.
“A maioria das empresas que morre não faz planos de negócios”, afirma Ari
Rosolem, consultor do Sebrae-SP.
Cuidados
são necessários para que alguns erros não sejam cometidos. “A maioria dos
planos de negócios peca na análise do mercado”, afirma David Kallás, professor
de gestão estratégica do Insper. “A ideia não é acertar e sim oferecer
parâmetros”, diz José Eduardo Balian, professor da Faculdade de Administração
da FAAP.
Para
Paulo Pacheco, consultor e professor do Ibmec/MG, buscar ajuda para a execução
do plano de negócios em consultorias júniores das faculdades é uma recomendação
para quem não se sente preparado. “Ele vai aprender junto e, como cliente, ele
pode se posicionar de uma forma critica e menos emocional”, explica. Abaixo,
veja os principais erros que os empreendedores cometem durante a elaboração de
um plano de negócio.
1. Não definir bem o negócio
Qual
é o público-alvo? Como é a região que empresa atua? “Uma análise ambiental mal
feita leva a uma receita mal feita”, afirma Pacheco.
Se
o empresário é novo no segmento que atua, o ideal é conversar com alguém que já
está no mercado. “Isso impacta bastante no plano de negócios”, diz Rosolem.
Kallás explica que quanto mais informações específicas sobre o mercado ele
conseguir, melhor.
2. Agir pelo emocional
É
comum que o empreendedor se apegue à ideia da sua empresa. Mas, na hora de
elaborar um plano de negócios, o ideal é avaliar a sua viabilidade e rentabilidade.
Para
Pacheco, ter dificuldade em colocar no plano de negócios a realidade que está
sendo percebida pode ser prejudicial. “O papel aceita tudo, mas a função do
plano é de criticar”, afirma.
3. Não analisar bem a concorrência
Saber
quem são os concorrentes e quais são as suas condições no mercado são pontos
essenciais para a elaboração do documento. Somente competir com os preços de
outros players nem sempre é a melhor saída.
“É
importante planejar qual é o volume de vendas ideal, dentro da estrutura que eu
tenho, para alcançar o meu concorrente”, exemplifica Rosolem.
4. Errar nas contas
O
capital de giro é uma informação essencial para a parte financeira do
documento. “Tão importante quanto o maquinário da empresa”, afirma Kallás. Para
ele, a meta do negócio tem que ser ambiciosa, mas o caixa tem que ser
conservador.
“Não
prever que a empresa vai ter prejuízo é outro erro”, diz Rosolem. Às vezes, o
faturamento nos primeiros meses não segue o planejado e a empresa fica no vermelho.
Por
Camila Lam
Fonte
Exame.com