terça-feira, 26 de julho de 2016

8 DICAS PARA VOCÊ SE PREVENIR CONTRA PERDA DE DADOS

Descubra se uma solução de DLP realmente consegue atender às necessidades de sua empresa respondendo oito perguntas

Uma boa solução de DLP (Data Loss Prevection) não deve ser apenas precisa, ela precisa ser fácil de aplicar e simples de administrar. Muitas das soluções de DLP que estão no mercado apresentam abordagens de primeira geração e falham na entrega de três requisitos principais: aparecimento de falsos positivos, implementações complicadas e demoradas, e um sistema de administração de eventos que consome muitos recursos.
A coisa mais importante com projetos de DLP é saber como seria o “Dia 2” do projeto. Para ajudar a determinar se uma solução de DLP realmente consegue atender às necessidades de sua empresa e não vai gerar um investimento inesperado, tente responder às seguintes perguntas:

Pergunta 1: Quantos servidores e/ou dispositivos são necessários na produção?
Por que você precisa saber: Uma solução bem projetada e eficiente não precisa de racks cheios de servidores para oferecer resultados corporativos, e não deve precisar de semanas ou meses para ser implementada. A quantidade de hardware e o número de etapas necessárias é um indício chave da maturidade do produto. Um dispositivo e um servidor podem oferecer uma solução completa, e outras caixas adicionais podem ser acrescentadas para escalabilidade. Num mundo ideal, uma solução de DLP deve ser empregada como uma solução unificada, não como uma união de múltiplas soluções.

Pergunta 2: TODOS os dados podem ser protegidos quando não estiverem conectados à rede da empresa?
Por que você precisa saber: As informações sensíveis presentes nos sistemas móveis não conectados à rede corporativa devem ter o mesmo nível de proteção que usuários locais. Os atrasos de transmissão entre um usuário remoto e um servidor de inspeção são pouco práticos para uso no mundo real, deixando os dados importantes vulneráveis. A solução ideal deve proteger e monitorar TODOS os tipos de informações sensíveis, independente de onde o usuário esteja.

Pergunta 3: Qual é a eficiência da sua arquitetura no consumo de recursos?
Por que você precisa saber: Uma solução bem desenhada exige uma arquitetura eficiente, escalável e que se adapta aos requisitos dinâmicos da sua empresa. As políticas de DLP podem reconhecer usuários e o servidor de políticas para terminais pode atender a todos os usuários, independente da política que devem seguir. Essa abordagem usa os recursos de forma eficiente e se adapta aos requisitos dinâmicos da empresa. Por outro lado, se cada perfil de política para cada tipo de terminal exige que o cliente aplique, configure e administre um servidor especial, isso coloca um limite prático sobre o número de políticas de terminais diferentes que podem ser adotadas.

Pergunta 4: É fácil administrar sua solução?
Por que você precisa saber: Produtos que não são maduros requerem vários consoles e diversas etapas de configuração complexas, aumentando os custos e a possibilidade de erros humanos. Com um produto maduro, toda a administração e configuração são realizadas a partir de um GUI unificado que simplifica a administração, diminuindo o tempo necessário para operar a solução e reduzindo a possibilidade de erro humano.

Pergunta 5: Quão ampla é a cobertura de política oferecida?
Por que você precisa saber: Uma solução madura deve oferecer cobertura extensa para políticas em sua configuração básica, com todas as políticas disponíveis conforme a necessidade da empresa, para tornar o trabalho do operador mais fácil e mais eficiente. Uma vez que os dados de cada empresa são diferentes, você pode precisar de políticas personalizadas também. O comerciante deve prestar assistência na elaboração, teste e entrega de políticas personalizadas, demonstrando que você pode aplicar a solução rapidamente.

Pergunta 6: Sua solução conhece o destino de comunicações sensíveis?
Por que você precisa saber: O conhecimento de destinos é fundamental para evitar a perda de dados sensíveis com o mínimo de falsos positivos. Por exemplo, os dados confidenciais enviados a um site de Webmail representam um tipo diferente de risco do que os mesmos dados enviados a um site de rede. Quando o sistema conhece o destino ao detectar incidentes de DLP que acontecem na Web, isso também reduz a carga administrativa durante a avaliação de incidentes para recomendar outras ações que, por si só, é uma grande economia.

Pergunta 7: Como oferecer uma carga de incidentes gerenciável com poucos falsos positivos?
Por que você precisa saber: Os alertas de falsos positivos geram muito trabalho e enquanto muitos fornecedores apresentam taxas baixas de falsos positivos, você deve explorar essa área e testar as soluções para detectar quais delas cumprem o que prometem. As tecnologias de detecção modernas vão além do alinhamento simples “reg-ex” e usam a identificação de scripts para complementar o alinhamento de padrões básicos. É importante procurar a inclusão desnecessária de incidentes duplicados e a identificação do nome do idioma natural, aspectos fundamentais para seguir as normas de privacidade.

Pergunta 8: Sua solução pode proteger meus dados de nuvem SaaS?
Por que você precisa saber: A solução deve poder proteger os dados onde quer que estejam armazenados, seja em um banco de dados interno ou em nuvem, por exemplo.. A maior adoção de SaaS baseado em nuvem redefine o limite entre destinos "internos" e "externos". Uma solução eficiente deve proteger dados confidenciais em qualquer lugar, sem a necessidade de exportar os dados para um formato novo.

Por Lior Arbel
Fonte MSN Tecnologia