Antes de sair trocando cartões com estrangeiros,
headhunter recomenda que os profissionais façam a “lição de casa”. Confira o
que deve ser feito
Conhecer a cultura do local de destino é fundamental
para não cometer gafes
À
medida que você sobre alguns degraus na carreira, as chances de ter a oportunidade
de cruzar a fronteira brasileira para viajar a negócios aumentam. E com as
viagens vêm também as possibilidades de engordar a agenda de contatos com
profissionais de outros países.
Mas
engana-se quem pensa que ter um bom domínio do inglês é o que basta para se dar
bem no networking internacional. De acordo com Fábio Souza, headhunter da De
Bernt Entschev é preciso fazer uma lição de casa antes de sair trocando cartões
com estrangeiros e também se esforçar para que estes novos contatos se
transformem em relacionamentos profissionais duradouros. Confira:
1 Pesquise as atualidades do país pra o qual você vai
viajar
“É
importante estar atualizado a respeito do momento daquele país”, diz Souza.
Procure notícias recentes sobre política, economia e outros temas correntes.
Reúna
o máximo de informações que você puder. “Um dos motivos mais importantes de
estar atualizado é abrir espaço e dar segurança na hora de iniciar uma
conversa”, diz Fábio. Lembre-se de que estar bem informado sobre o que está
acontece no país vai ajudá-lo também a causar uma boa primeira impressão porque
demonstra que você é uma pessoa interessada.
2 Descubra diferenças culturais
Conhecer a cultura local pode salvá-lo de
entrar em enrascadas e cometer gafes. “Pode evitar situações embaraçosas”, diz
Souza.
Acostumados
com abraços, tapinha nas costas e beijos no rosto (no caso das mulheres), os
brasileiros podem se dar em outros lugares, conhecidos por manterem uma certa
distância nas relações profissionais. “Esse é um erro que acontece muito, os
europeus, por exemplo, são mais frios e abraçar pode pegar mal”, diz Souza.
Estar
alinhado com aspectos da cultura local vai certamente fazer com que você saia
na frente em uma negociação, de acordo com Souza. “O profissional pode ganhar
até mais competitividade”, diz o headhunter.
3 Aposte na tecnologia para manter e fortalecer o
relacionamento
A
melhor maneira de aproveitar os contatos feitos em uma viagem de negócios é
lançar mão de ferramentas tecnológicas. Redes sociais como o LinkedIn são o
primeiro passo na hora de fazer a manutenção desses contatos, segundo Souza.
Mas
não pare por aí, programas como o FaceTime ou Skype são uma ótima alternativa
de se fazer presente mesmo estando a um oceano de distância. “Hoje existem
ferramentas que dão essa possibilidade de conversar mais uma hora, ver e
ouvindo a pessoa do outro lado e sem custo algum”, diz Souza.
Por
Camila Pati
Fonte
Exame.com