Confira o que você deve
fazer para tornar seus contatos profissionais mais efetivos para a sua
carreira, segundo Caio Arnaes, da Robert Half
Manter uma pilha de cartões de visita na sua
mesa de trabalho não é sinônimo de networking. Colecionar estes pequenos pedaços
de cartolina não vai trazer benefícios para a sua carreira profissional a menos
que você saiba o que fazer com eles.
“Não é só ter cartões de visita, tem que
manter os contatos ativos”, diz Caio Arnaes, gerente sênior da Robert Half. Mas,
como transformar estes cartões em contatos de carreira mais efetivos? Confira
as dicas do especialista:
1 Foco e
planejamento são essenciais
A rede de contatos profissionais deve ser
criada tendo em vista o seu objetivo profissional. “O primeiro passo é construir
o networking em cima do mercado em que você atua ou que deseja atuar”, diz
Arnaes.
Deseja subir alguns degraus na sua carreira
dentro do mercado em que você já atua? Invista nos contatos dentro deste grupo
de atuação. Quer mudar de rumo na vida profissional? Aposte nos relacionamentos
com as pessoas que já estão inseridas no mercado que você está de olho.
“Foco resolve muita coisa”, lembra Arnaes. Por
isso planeje-se antes de fazer suas conexões para que elas estejam mais
alinhadas às suas metas.
2 Participe de
eventos regularmente
De que adianta ir a uma reunião, trocar um
monte de cartões, enfiá-los no bolso e nunca mais encontrar essas pessoas? “A
gente costuma falar que quem não é visto não é lembrado”, diz Arnaes.
O especialista recomenda que os
profissionais participem, com certa regularidade, de eventos do mercado em que
atuam. “Vá a jantares, reuniões e mantenha contato com essas pessoas”, diz ele.
3 Lembrar para ser
lembrado: crie vínculos
Conheceu uma pessoa que você considera um
contato importante pra sua carreira? Tente criar um vínculo com ela. “Encaminhe
uma notícia sobre o setor em que ela atua, diga que ao ler lembrou-se dela e
pergunte o que ela acha da reportagem”, sugere Arnaes.
Essa pessoa vai se sentir lembradas por você
e, de acordo como especialista, as chances de ela se lembrar de você quando
surgir alguma oportunidade ou algo relevante para a sua atividade profissional
aumentam.
Mas, cuidado! Envie mensagens
personalizadas, evite mandar um e-mail para dezenas de destinatários, porque
isso não vai causar uma boa impressão. “Há pessoas que exageram, mandam a mesma
mensagem para uma lista de 70 e-mails e isso não é bem visto e causa uma imagem
negativa”, diz.
Nestes moldes, a possibilidade desse e-mail
nem ser lido e acabar na pasta de lixo eletrônico é enorme, pense nisso, antes
de clicar no botão enviar.
4 Não aposte na sua rede apenas quando precisar
dela
Movimentação de mercado baseada em
networking é algo que acontece muito, diz Arnaes. “Conheço vários profissionais
que mudaram de posição a partir da rede de contatos”, diz ele.
Mas, a regra de ouro para fazer networking
do jeito certo e assim ter uma rede capaz de ajuda-lo a atingir seus objetivos é
mantê-la ativa mesmo quando não precisa dela. Do contrário, você pode ficar com
fama de interesseiro. “Não pode deixar para fazer networking apenas quando você
está de olho em novas oportunidades profissionais do mercado”, explica Arnaes.
A sua agenda de telefones deve ser construída
pouco a pouco, ao longo te toda a sua vida profissional. Não perca contato com
ex-chefes e colegas de trabalho, procure colegas de faculdade e de pós-graduação,
mande mensagens, use as redes sociais para encontrar essas pessoas.
5 Saia do mundo
virtual
“Se formos montar uma escala, o melhor é encontrar
pessoalmente, em segundo lugar vêm o contato telefônico e, por fim, mensagens
eletrônicas”, destaca Arnaes.
Redes sociais são ótimas ferramentas para
encontrar as pessoas, no entanto, levar estes contatos do ambiente virtual para
o real é importante. Um bate papo em um café é bem mais proveitoso do que uma
simples mensagem via LinkedIn.
6 Qualidade vale
mais do que quantidade
Mil conexões no LinkedIn impressionam quem
visitar o seu perfil. Mas, não significam muita coisa se não passarem de conexões
virtuais. É certo também que gerenciar mil contatos não tarefa das mais simples.
“Você não vai conseguir nem trabalhar”, diz Arnaes.
Uma rede mais enxuta pode ser muito mais
efetiva do que mil conexões inativas no seu perfil. É claro que ninguém está dizendo
para você não aceitar pedidos de conexão, mas não descuide dos contatos que
fazem mais sentido para o seu atual momento profissional.
“Dentro deste grupo de mil conexões, você deve
pensar com quais pessoas você deve manter um relacionamento mais próximo”,
aconselha Arnaes.
7 Organize seus
contatos
Encontrar um relatório no meio da bagunça de
uma mesa de trabalho pode ser uma tarefa hercúlea. Achar um contato importante
no meio de milhares de emails na sua caixa de entrada, dezenas de cartões de
visita empilhados ou em meio a milhares de conexões no LinkedIn também.
Por isso, priorize e organize seus contatos.
Crie subgrupos no LinkedIn para aqueles com os quais deseja manter um contato
mais próximo. Arrume os cartões de visita de modo que aqueles que considera
mais importantes fiquem mais visíveis. Crie subpastas no software de
gerenciamento de emails que você utiliza.
8 Crie uma rotina
Separar um determinado período de tempo para
visitar a sua rede de contatos é uma boa estratégia. “As pessoas têm a tendência
de procrastinar, estabelecer uma rotina evita isso”, diz Arnaes.
A frequência com que você deve parar para
checar como anda a sua rede de contatos é você quem vai estabelecer. “Vai
depender da intensidade e da quantidade de contatos”, lembra Arnaes.
Ao investir um tempo para esta atividade,
você pode perceber que está há mais seis meses sem conversar com um ex-colega e
descobrir que hoje ele está trabalhando na empresa dos seus sonhos. Que tal
ligar para ele e marcar um café?
Por Camila Pati
Fonte Exame.com