Seguir à risca o que
foi respondido no questionário de avaliação da empresa é essencial para
garantir a cobertura do seguro
Já pensou deixar seu carro estacionado em um
local aparentemente seguro e, quando voltar, se deparar com ele boiando na
enchente? Essa situação não é incomum e acontece principalmente durante o verão,
quando as chuvas fortes são mais frequentes - em nossas cidades sempre pouco
preparadas.
Se o consumidor tiver seguro, ele pode ficar
um pouco mais tranquilo. Desde 2004, quando a Susep (Superintendência de
Seguros Privados), órgão responsável pela regulação do setor de seguros no
Brasil, incluiu a submersão total ou parcial do veículo ao rol de coberturas
obrigatórias, todas as seguradoras são obrigadas a cobrir esse tipo de incidente.
O rol inclui ainda cobertura contra colisão, incêndio e roubo.
Mesmo com esse tipo de incidente coberto, no
entanto, muitos segurados continuam “a ver navios” na hora de ser ressarcidos
pelo prejuízo. O motivo é quase sempre o mesmo: o questionário preenchido
quando o consumidor contrata o seguro. Caso tenha sido informado que o carro
fica sempre em estacionamento e o prejuízo com a enchente acontecer justamente
quando o carro está estacionado em um local qualquer da rua, por exemplo, o
consumidor perde o direito de receber o seguro.
Por isso, o mais aconselhável para que o
consumidor possa ficar mais tranquilo é responder com sinceridade ao questionário.
Claro que algumas respostas, como informar que estaciona o carro na rua, deixam
o seguro mais caro. Porém, o segurado não corre o risco de ter o direito ao
seguro cancelado por ter sofrido o incidente quando o carro estava em uma situação
diferente da informada.
Além do questionário, o consumidor também
deve ter atenção redobrada com o contrato do seguro. Por isso, antes de fechar
o acordo com a seguradora, peça para ver o contrato ou ao menos as condições
gerais da apólice. Se tiver alguma dúvida, mostre o documento para algum
advogado de sua confiança.
Em relação ao resgate do seguro, o primeiro
passo a ser feito caso o seu carro sofra algum dano devido a enchentes ou
alagamentos é entrar em contato com a seguradora. Um funcionário credenciado
pela empresa realizará uma vistoria. Se o dano for parcial, o seguro cobrirá somente
o custo do conserto. Por outro lado, se houver perda total, a seguradora
desembolsará o valor integral do veículo, sem desconto de franquia.
Para os consumidores que não têm seguro
automotivo, é melhor se preparar para desembolsar uma alta quantia em dinheiro,
afinal, infelizmente, os órgãos públicos não se responsabilizam por nenhum
prejuízo causado pelas enchentes.
Fonte http://www.idec.org.br/