Michael Getchell, sócio da DHR International, afirma
que o executivo brasileiro chama a atenção de multinacionais pela habilidade de
se adaptar a diferentes cenários
Para headhunter é preciso investir no inglês de
negócios
O
mundo está olhando para o Brasil de maneira diferente e os interessados em dar
uma guinada profissional de maneira global precisam ter um perfil adequado ao
mercado de trabalho.
“As
economias dos Estados Unidos e da Europa estão estagnadas e, por isso, a
estratégia deles é olhar para fora das fronteiras. O mercado pode ser aqui, mas
o perfil é global”, afirma Michael Getchell, sócio e diretor executivo para a
América Latina na DHR International.
Em
entrevista a EXAME.com, Getchell diz que se sente um brasileiro apesar de sua
origem norte-americana. E, afirma que os norte-americanos e os europeus estão
satisfeitos com a qualidade dos executivos brasileiros.
“O
executivo brasileiro já teve que trabalhar numa época de hiperinflação e por
ser criativo, flexível, ter jogo de cintura, ele se adapta a diferentes
cenários”, explica. Para ele, hoje, na atual economia, este tipo de atitude é
um diferencial.
As recomendações do headhunter:
1. Faça seu dever de casa
Um
bom curso de graduação, se manter constantemente atualizado, e investir na
carreira desde a época do estágio. Para Getchell, fazer cursos é indispensável
e um MBA continua sendo tão importante quanto.
“Faz
sentido fazer um curso de MBA em faculdades tradicionais clássicas e de calibre
como a Harvard, Standford e Insead”, afirma.
2. Busque experiência profissional no exterior
Getchell
recomenda que os profissionais procurem vivenciar outras culturas e se a
empresa em que trabalha proporciona a oportunidade de fazer uma job rotation é
preciso correr atrás.
“A
experiência é riquíssima, porque além de aprender outro modelo de negócios, o
profissional vivenciará outra cultura”, conta.
3. Invista no inglês
Para
Getchell, a dificuldade do domínio da língua inglesa pode sim limitar as
chances de obter um cargo ou projeto. Ele explica que 80% de seus clientes são
multinacionais e o idioma do mundo dos negócios é o inglês. “É business
english, são termos e conceitos complexos. As pessoas não têm paciência se você
não souber”, explica.
De
acordo com ele, o espanhol é outro idioma essencial para os interessados em
trabalhar em multinacionais devido ao foco destas empresas no mercado da
América Latina.
4. Pense fora da caixa
Algumas
empresas conservadoras buscam profissionais que tenham um plano de carreira bem
linear, entretanto para o diretor executivo da DHR International, buscar
soluções inovadoras e ter um espírito empreendedor são habilidades importantes.
Getchell
explica que, às vezes, é preciso recuar no seu plano de carreira para depois
crescer. Enquanto, para outros profissionais, é preciso vivenciar a rotina de
um ambiente corporativo.
5. Recicle-se
“Os
profissionais que permanecem, crescem nas empresas e agregam valor, são pessoas
que vão sempre perpetuar sua carreira acadêmica também”, resume Getchell.
Por
isso, para ele, é preciso fazer cursos sim, e sempre se reciclar, buscar novos
conhecimentos alinhado com o que está acontecendo no mundo.
Por
Camila Lam
Fonte
Exame.com