Segundo especialista, o segredo para não trabalhar
demais é delegar funções e colocar certos limites
De
acordo com uma pesquisa da consultoria Right Management, feita com 325
empregadores americanos, os trabalhadores estão ficando mais tempo no
escritório do que ficavam em 2008, ano da crise econômica global.
Segundo
o estudo, 67% dos entrevistados afirmam que os empregados estão passando
períodos consideravelmente mais longos em seus escritórios. 23% negam a maior
jornada de trabalho, e 10% acreditam que o horário tenha ficado "um pouco
mais" longo.
Segundo
Sueli Aznar, consultora em transição de carreiras da Right Management, a
realidade também se aplica ao Brasil, principalmente porque, diz ela, somos
menos organizados. "Os
brasileiros têm uma grande dificuldade em dizer 'não' e impor limites",
explica. Algumas dicas para fugir das longas jornadas de trabalho:
NÃO ACEITE TUDO
Colocar
limites pode parecer difícil, mas é necessário para que você não sobrecarregue
sua jornada. É preciso aprender a dizer "não".
CUIDADO COM A TECNOLOGIA
"Hoje
em dia, a tecnologia faz com que a gente leve o trabalho para fora do
escritório: o celular do trabalho, o notebook para checar e-mails etc. Também é
preciso se desligar", diz Aznar.
COMPARTILHE SUA AGENDA
É
simples e funciona. Comece a compartilhar sua agenda com a equipe. Se as
pessoas já souberem quais horários você tem reservados, começarão a se
organizar melhor para falar com você ou te pedir coisas.
SEPARE UM TEMPO
Ser
assertivo é essencial. Separe determinados horários para ler e-mails, fazer
reuniões, ler jornais etc. Se você cumpri-los, não terá problemas por acumular
as tarefas ou deixa-las de fazer porque está sobrecarregado.
ESQUEÇA O 'WORKAHOLIC' QUE EXISTE EM VOCÊ
Segundo
Aznar, as empresas precisam começar a apontar o perfil de
"workaholic" (profissional viciado em trabalho) como algo não
desejado. "Nós queremos que nossos executivos cumpram suas obrigações, mas
para isso, precisamos dar tempo para ele descansar ou se divertir."
DELEGUE FUNÇÕES
Se
você está em uma posição de liderança, pode delegar funções para a sua equipe.
Não adianta ser um chefe querido se você deixar de atender coisas importantes
porque não tem a competência de delegar.
NÃO PROCRASTINE
Seja
assertivo nas suas funções, cumpra sua agenda e não deixe as coisas para
depois. "Quando um e-mail chega com um pedido, ou você resolve na hora, ou
delega essa função para outra pessoa. Não deixe para depois", diz Aznar.
Fonte
Veja Online