Um calendário pode ser das ferramentas mais importantes para administrar um condomínio. Isso porque, se usado corretamente, ele tem o poder de antecipar demandas, ajudar na economia e organizar a gestão.
Como se pode ver, os benefícios não são poucos. Mas as demandas podem ser em maior número. Por isso, o SíndicoNet elencou abaixo, do pára-raios ao jardim, todas as tarefas que o condomínio precisa fazer, de acordo com o calendário.
Veja a seguir quais são essas demandas e quais as vantagens que você ganha ao realizá-las no mês correto.
JANEIRO:
Demanda: ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Por que é melhor nesse mês? O período em que a A.G.O. deve ser feita, em geral, consta na convenção do condomínio. Caso o documento seja omisso em relação ao tema, o ideal é que a assembleia seja realizada logo no começo do ano, para aprovar as contas do período anterior e a previsão orçamentária do ano em exercício.
Demanda: REFORÇO NA SEGURANÇA
Por que é melhor nesse mês? É importante que
haja não apenas mobilização por parte dos funcionários, mas que os condôminos
também colaborem com um condomínio mais seguro.
FEVEREIRO
Demanda: LAVAGEM DE CAIXA D´ÁGUA
Por que é melhor nesse mês? A limpeza do local deve ser feita duas vezes por ano. Com o calor recebido durante os meses do verão, é recomendável que uma lavagem seja providenciada.
MARÇO
Demanda: CUIDADOS COM O JARDIM
Por que é melhor nesse mês? Após o período de verão, as plantas devem ser preparadas para o frio. Cuidados com a terra e com grama também são indicados.
Demanda: ENTREGA DOS DOCUMENTOS PARA DIRF E RAIS
Por que é melhor nesse mês? Esse é o prazo para a Receita Federal receber a DIRF; e o Ministério do Trabalho, a RAIS.
ABRIL
Demanda: INSPEÇÃO PREDIAL
Por que é melhor nesse mês? A inspeção predial deve ser feita uma vez por ano, para avaliar itens importantes da edificação do condomínio. É importante ser feita antes do período de obras, para que assim defeitos ou problemas possam ser reparados.
Demanda: DEDETIZAÇÃO
Por que é melhor nesse mês? O ideal é que se façam duas dedetizações/desratizações por ano. O mais recomendado é que uma delas seja em outubro, antes da época quente. A dedetização/desratização de abril complementa a do final do ano, mantendo afastadas as pragas urbanas também durante o inverno. Vale ressaltar que com o outono, chega também uma das piores pragas urbanas: os ratos. A época é ideal para evitar que esses bichos trafeguem pelo condomínio.
MAIO
Demanda: OBRAS
Por que é melhor nesse mês? Com o período de estiagem chegando, esse é o melhor período para a realização de reparos no condomínio, como a restauração de fissuras de tamanhos diversos, infiltrações e impermeabilizações.
Demanda: DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS (RJ)
Por que é melhor nesse mês? No Rio de Janeiro, por exemplo, maio é a última oportunidade de demitir funcionários, já que em julho é decidido o dissídio e, por isso, não se pode dispensá-los. Em São Paulo, o mês ideal é agosto. Se realmente houver vontade de dispensa, é necessário pagar dois meses de aviso prévio. Se o seu condomínio é de outra região, informe-se sobre o mês do dissídio e considere dois meses antes como ideal para a dispensa.
JUNHO
Demanda: CURSOS DE CAPACITAÇÃO
Por que é melhor nesse mês? Durante o período de férias o condomínio fica mais vazio. A probabilidade de haver uma tentativa de assalto ao condomínio também é maior. Para se preparar para esse momento, cursos de capacitação em junho são uma boa pedida. Também evitam que essa preparação seja feita nos meses de novembro e dezembro, época em que os cursos são mais procurados - e o número de vagas é menor.
Demanda: PLANEJAR ATIVIDADES DE RECREAÇÃO (férias escolares)
Por que é melhor nesse mês? O mês seguinte, julho, é mês de férias escolares e com isso as crianças ficam soltas brincando nas áreas comuns. Estipular regras e planejar atividades extras como brincadeiras, jogos, campeonatos e até espaços infantis ajudam a entreter as crianças e reduzir o número de acidentes durante este período. Contratar uma assessoria esportiva ou recreativa para integrar as crianças e criar campanhas para mantê-las longe da garagem também são uma boa opção.
JULHO
Demanda: REFORÇO NA SEGURANÇA
Por que é melhor nesse mês? É importante que haja não apenas mobilização por parte dos funcionários, mas que os condôminos também colaborem com um condomínio mais seguro.
AGOSTO
Demanda: DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS (SP)
Por que é melhor nesse mês? Em São Paulo, por exemplo, agosto é a última oportunidade de demitir funcionários, já que em outubro é decidido o aumento da categoria e, por isso, não se pode dispensá-los. Se realmente houver vontade de dispensa, é necessário pagar dois meses de aviso prévio. Se o seu condomínio é de outra região, informe-se sobre o mês do reajuste e considere dois meses antes como ideal para a dispensa.
Demanda: CUIDADOS COM A PISCINA
Por que é melhor nesse mês? A manutenção da piscina deve ser feita ano a ano. Em agosto, o tempo está frio e, por isso, o uso da piscina será menor. Preste atenção a azulejos que possam ter se soltado, estado do deck (se tiver), possíveis vazamentos, além das condições do seu filtro. Agindo assim, sua piscina estará pronta para o verão.
SETEMBRO
Demanda: CUIDADOS COM OS JARDINS
Por que é melhor nesse mês? Com a chegada da primavera é importante trabalhar as áreas verdes do condomínio, para que floresçam de maneira saudável. Saiba mais.
OUTUBRO
Demanda: DEDETIZAÇÃO
Por que é melhor nesse mês? Para evitar que insetos e outras pragas tomem o condomínio durante o verão, a medida profilática é a dedetização feita um pouco antes do calor. Se a área sofrer com esse incômodo, pode ser refeita daqui a quatro meses.
Demanda: LIMPEZA DE CAIXAS D´ÁGUA
Por que é melhor nesse mês? Para que a água usada pelo condomínio esteja em boas condições para o verão, o ideal é limpar a caixa antes do calor.
NOVEMBRO
Demanda: PARA-RAIOS
Por que é melhor nesse mês? A época de chuvas de aproxima e, por isso, é extremamente importante que o para-raios esteja funcionando muito bem nesse período. É claro que o laudo do para-raio, por exemplo, dura um ano. E se ele foi feito em setembro ou março, até os meses de chuva (dezembro, janeiro e fevereiro), aquele serviço ainda está garantido. Mas se for possível escolher um mês para averiguar a sua condição, talvez novembro seja melhor, pois está mais próximo aos meses de uso mais intenso desse aparato.
Demanda: DOCUMENTOS PARA DIRF e RAIS
Por que é melhor nesse mês? Em março será necessário ter em mãos as guias e documentos relativos a funcionários e fornecedores do condomínio. Começar já em novembro ajuda a não atrasar a entrega dessa papelada tão importante para o bem-estar dos envolvidos.
Demanda: DECORAÇÃO DE NATAL
Por que é melhor nesse mês? O ano está chegando ao fim e dezembro está logo aí. Se o seu condomínio tem o costume de enfeitar a fachada e as áreas comuns com decoração natalina, o período para providenciar isso é entre outubro e novembro.
Demanda: PLANEJAR ATIVIDADES PARA AS CRIANÇAS (férias escolares)
Por que é melhor nesse mês? Assim como em julho, dezembro e janeiro também são meses de férias escolares e com isso as crianças ficam soltas brincando nas áreas comuns. Por isso, aqui também vale a ideia de estipular regras e planejar atividades extras para as crianças.
DEZEMBRO
Demanda: PLANEJAMENTO DE FÉRIAS DOS FUNCIONÁRIOS
Por que é melhor nesse mês? O melhor é já começar o ano sabendo quem irá folgar em qual data. O ideal é que contratados do mesmo posto tirem férias um após o outro. Dessa forma, quem optar por um funcionário de empresa terceirizada para repor os que estão em férias terão a possibilidade de negociar melhor desconto.
Demanda: CAMPANHA DE SEGURANÇAPor que é melhor nesse mês? Quanto às férias, esse é o período em que os condomínios, vazios, são alvo de tentativas de assalto. Por isso é importante que logo no começo do mês haja uma campanha de conscientização.
Demanda: BOLETO DA COTA DE JANEIRO
Por que é melhor nesse mês? Informe-se sobre a possibilidade de mandar a cota condominial de janeiro já no mês de dezembro. Dessa forma, há menor possibilidade de inadimplência no primeiro mês do ano.
Por: Renê Vavassori, José Roberto, Fernanda de Souza Moraes e Maria Angélica Carneiro da Rocha Neves
Fonte SíndicoNet