Confira algumas
dicas de atitudes que você pode começar a praticar no ambiente de trabalho
Reunião: Etiqueta
profissional seria o conjunto de comportamentos que são adequados para promover
uma harmonia no ambiente de trabalho
“Não faça com os outros o que você não
gostaria que fizessem com você.” Já ouviu falar nessa frase? Essa é a premissa
básica da etiqueta profissional, segundo Viviane Vicente, fundadora da Rispetto
Consulting. O assunto é central em seu dia a dia porque, além de trabalhar com
comunicação intercultural, ela atua como consultora sobre etiqueta profissional,
prestando serviço para organizações.
Mas por que essa é uma demanda das
companhias? De acordo com a especialista, existem algumas vantagens. “Etiqueta
profissional seria o conjunto de comportamentos que são adequados para promover
uma harmonia no ambiente de trabalho e nas relações de negócio”, explica ela. “Essas
atitudes, diferem, por vezes, do comportamento que é aceitável na vida social.”
Eu não gosto nem de chamar de regras, porque
apesar de podermos enumerar uma série de regras, o importante é adequar esse
comportamento ao ambiente que seja de um determinado segmente, cultura, e
perceber o que funciona mais para criar um ambiente harmônico.
De onde vem
O nome não é por acaso: o conceito parte da
etiqueta, social ou “boas maneiras”, que surgiu na Idade Moderna. O nome
original era em francês e surgiu por causa da etiqueta, ou placa, que indicava
que não se pisasse na grama. “Por que você não vai pisar na grama? Por que
alguém cuidou, porque é para ficar bonita, saudável, e porque tem um caminho
para as pessoas pisarem”, diz a especialista.
O fundamento de tudo isso, das boas maneiras
no campo social ao profissional, é o respeito, afirma ela. É fazer as pessoas
se sentirem bem, confortáveis, à vontade. “É basicamente evitar ofensa, evitar
incômodo ao outro”, conclui.
“George Washington, o primeiro presidente dos
EUA, quando era adolescente, encontrou uma série de regras de etiqueta que
estavam em francês, compilou e transcreveu em um livro. A primeira que ele
achou e transcreveu é: ‘tudo que se faz em companhia de outros, deve ser feito
com respeito.’
De início, o termo original era “etiqueta
corporativa”. Foi adaptado, no entanto, para incluir os outros setores fora do
mundo corporativo, como o terceiro e o governo, por exemplo. Hoje etiqueta
profissional se aplica à qualquer ambiente de trabalho, segmento e indústria.
Como as regras são relacionadas ao contato
com o outro e não formalidades, o conceito serve para todos os ambientes de
trabalho, até os mais informais.
Por que importa para a carreira
Uma das inspirações para o surgimento do
conceito é o protocolo, conjunto de regras para ocasiões oficiais, cerimônias
solenes e relações governamentais, inclusive entre países. “Ele existe porque
se uma autoridade de um país vai visitar a outra, os dois lados precisam ter
alguma previsibilidade de como vai ser esse comportamento”, destaca Viviane. Por
isso, foram criadas uma série de regras que valem, basicamente, para o mundo
inteiro.
No mercado, a mesma preocupação se aplica. “Mesmo
que não tratemos de autoridades de governo oficiais, as pessoas que estão
trabalhando juntas precisam encontrar esse conforto”, completa ela.
Entre os benefícios dessa harmonia que
seguir as premissas da etiqueta profissional podem oferecer para a companhia, ela
aponta incentivo a resultados, performance, produtividade e colaboração. “As
pessoas já estão confortáveis, não estão se sentindo ofendidas, se entendem, entendem
o que cada um está falando, se respeitam e conseguem trabalhar juntas em
qualquer posição que for.”
Para o candidato em si também importa e pode
ser até uma vantagem competitiva, um diferencial, na hora de buscar colocação. Isso
porque o tipo de atitudes que ela prevê – como apresentação e comunicação
adequadas – são quesitos observados na maior parte dos processos seletivos. “Se
[a pessoa] não consegue se relacionar bem, se apresentar bem, se comunicar bem,
não é completo esse pacote. E aí vai ficar mais difícil de provar essa
capacidade técnica que, muitas vezes, realmente existe.”
“[…] Aplicando as
regras da etiqueta profissional, abrimos as portas para que essa competência
seja observada e provada. Então, as pessoas são incentivadas a prestar atenção
ao que você está falando antes mesmo que dê tempo de falar.”
Dicas para aplicar a
etiqueta profissional
Na realidade, algumas atitudes simples e
fáceis de empregar são condizentes com a etiqueta profissional. Embora seja um
conjunto de regras, a consultora destaca que o importante é adequar os
comportamentos ao ambiente. Em relação ao segmento, cultura… o objetivo é
promover a harmonia, o que depende do contexto.
Uma forma simples de se guiar na hora de
agir no trabalho, segundo ela, é pensar, antes de agir: “Esse comportamento
está respeitando o outro?”
A boa notícia é que o costume de praticá-los
não é inato. Quem se interessa pode aprender observando os outros, lendo e
estudando sobre o assunto. Atualmente, de acordo com Viviane, não falta fonte
de informação. Além disso, existem treinamentos e programas de coach focados em
etiqueta profissional.
Ao Na Prática, a especialista deu algumas
dicas de atitudes que você pode começar a praticar no ambiente de trabalho –
confira.
1 Cuidado na hora de
endereçar
Na hora da apresentação, guarde o nome da
pessoa e preste atenção à forma com que ela se refere. Se o novo conhecido
disser: “Prazer, Eduardo, mas todo mundo me chama de Edu”, por exemplo, o ideal
é chamá-lo de “Edu”. Do contrário, diga o nome inteiro.
2 Dê atenção quando
alguém chega (adequadamente)
“Se alguém novo entra no seu escritório, você
se levanta, dá a mão ou um beijo no rosto, dependendo da cultura, se aqui no
Brasil é mais informal, ou essa empresa é mais informal”, explica Viviane.
Evite “ignorar” a entrada da pessoa. Por
isso, se está no telefone, pare de falar. Não ignorar, pare de falar no
telefone se um cliente entrou. “Você não precisa ficar apajeando, mas
reconhecer que a pessoa está ali.”
3 Não interrompa
Ouvir o que o outro está dizendo sem
interromper é uma das recomendações da fundadora da Rispetto Consulting. “Parece
básico, mas infelizmente em muitas empresas, entidades, nas reuniões, acontece
isso. Isso não tem nada a ver com formalidade, é uma questão de comunicação e
de respeito.”
4 Aplique a dose
certa de “olho no olho”
Enquanto se conversa, o ideal, de acordo com
a etiqueta profissional, é direcionar o olhar ao da outra pessoa. Mas, cuidado:
não de uma maneira “invasiva”.
5 Adeque-se ao
dresscode (e empenhe-se na sua apresentação)
A aparência importa, segundo Viviane, porque
tem a ver com a maneira com que nos apresentamos. Por isso, deve ser coerente
com o segmento e com a organização.
Não se trata de luxo, ou de tipo físico, por
exemplo. Esteja sempre limpo, com a roupa passada, e garante que ela tenha um
tamanho adequado para você (nem muito grande nem muito pequena), aconselha ela.
Isso se aplica até aos dresscodes mais relaxados, diz ela.
O open space requer
cuidados específicos, atente-se
Se o local onde você trabalha – ou vai
trabalhar – é aberto, com os profissionais dividindo o mesmo espaço, você deve
ter mais atenção às suas atitudes para garantir que não atrapalhe, de acordo
com a especialista em etiqueta profissional.
Modere o tom de voz nas conversas e ligações
para não atrapalhar a concentração alheia e evite comer na mesa. Para se guiar,
a vale a regra do bom-senso. “Uma barrinha de cereal provavelmente não incomoda
ninguém. Se você trouxer um prato de peixe, o cheiro vai impregnar a sala toda”,
brinca ela.
Por Suria Barbosa
Fonte Exame Online