quinta-feira, 28 de maio de 2020

8 PRÁTICAS QUE IRÃO MELHORAR (MUITO) A GESTÃO DO SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA


Ter uma boa gestão do seu escritório de advocacia é compreender que isso vai além do simples uso de um software ou aplicativos de gerenciamento: você precisa de um método.
Sem a necessidade de um MBA em business ou algo do tipo, você pode definir seus objetivos, fluxo de trabalho, ter mais controle sobre o tempo, mais atenção aos clientes e, de quebra, uma equipe mais engajada. Tudo isso você pode conseguir com uma boa gestão do seu escritório.

1 - Defina um método de trabalho
Não ter um fluxo de trabalho bem definido é um erro muito comum na gestão de escritórios de advocacia. Para que tudo flua, é necessário que você e todos da sua equipe saibam o que fazer e quando fazer. Ninguém ficará perdido em suas tarefas e você verá as coisas acontecerem!

2  - Explore novos conhecimentos
Ter o conhecimento jurídico é fundamental para advogar, mas agregar uma boa pitada de economia, outra de administração, marketing e gestão irá fazer de você um gestor mais capacitado, além de te diferenciar no mercado. Na internet você também encontra listas de cursos gratuitos sobre vários assuntos.

3 - Saiba seus pontos fortes e fracos
Saber seus pontos fortes é extremamente importante para que você os deixe em evidência. Por outro lado, ter humildade para identificar e reconhecer seus pontos fracos - e trabalhá-los, claro - é o que te ajudará a ser um gestor de alta performance!

4 - Amplie a sua visão
Conhecer e compreender as características do seu escritório permitirá que você direcione melhor os seus serviços e desenvolva estratégias mais criativas. Por exemplo, como está a demanda na área de atuação do seu escritório? Tem espaço para crescer? São algumas perguntas simples que você precisa refletir e responder.

5  - Encontre um diferencial
Com mais de 1 milhão de advogados habilitados a atuar, faz parte de uma boa gestão encontrar ou criar algum diferencial para se destacar no mercado. Encontrar soluções que ainda não são oferecidas pela maioria ou oferecê-las de uma forma diferente é um ótimo exemplo.

6  - Cuide-se
Você pode ter o melhor escritório, a melhor equipe, vários clientes e processos, mas não terá qualidade de vida se a sua saúde não estiver em dia. Atitudes simples como praticar exercícios vai te gerar bem-estar e mais disposição no trabalho, melhorando a sua capacidade de pensar e obter novas ideias e soluções.

7 - Cuide da sua equipe
Cuidar da sua equipe é tão importante quanto cuidar de você, pois sem uma equipe você também não chega muito longe. Ninguém cresce sozinho, essa é a verdade. Tenha uma boa comunicação, aprenda a delegar as tarefas certas para as pessoas certas e saiba reconhecer um bom trabalho. São as melhores práticas de bons gestores.

8 - Acompanhe sua performance
Existe até uma frase atribuída a Peter Drucker que diz: “o que não é medido não pode ser melhorado”. Acompanhar o desenvolvimento da sua gestão é essencial para identificar os erros, bem como as oportunidades de melhorar o que deu certo.
Por Pedro Custódio
Fonte Blog do Jusbrasil