Ser
produtivo nem sempre é uma missão fácil: isto requer que você
adquira hábitos não inatos, mas importantes pra seu sucesso.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 costumes que pessoas
produtivas têm – e que você deve adquirir.
1.
SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO
Quando
você está acostumado com uma situação e permanece na sua zona de
conforto dificilmente aprende novas coisas, já que tende a não
correr grandes riscos. Muitas vezes, ainda que seja uma decisão
difícil, é necessário explorar novas possibilidades, pois assim
você amadurece, desenvolve novas habilidades e expande seus
horizontes.
2.
NÃO FAÇA ANTES DE APRENDER
Pessoas
produtivas não correm o risco de “refazer” algo. Primeiro elas
aprendem e depois fazem. Assim, você não desperdiça seu tempo com
algo que não sabe como executar. Está é uma oportunidade para
desenvolver um outro bom hábito: pergunte sempre. Quando você
pergunta, demonstra interesse e ainda aprende novas coisas. Além
disso, você perceberá que toda forma de conhecimento será útil e
expandirá sua mente.
3.
PEÇA CONSELHOS
Conselho
é uma das melhores formas de aprendizagem. Pessoas que já passaram
pela mesma situação que você ou que têm mais experiência em uma
determinada área podem te guiar em decisões difíceis. Embora você
se senta inseguro ou dependente, não tenha medo de pedir conselhos
aos outros.
4.
NÃO SE PERCA EM PEQUENOS DETALHES
Algumas
vezes, quando muito envolvido em algum projeto, tendemos a nos
prender em pequenos detalhes e gastamos horas tentando resolver uma
questão irrelevante. Contudo, muitas vezes, é possível deixar
esses problemas para “mais tarde” e continuar progredindo em
outras áreas. Mas atenção: não acumule pequenos problemas, pois
eles podem se tornar um grande.
5.
NÃO QUEIRA RESOLVER TUDO DE UMA VEZ
Tentar
fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo pode diminuir sua
produtividade e limitar suas habilidades, portanto, focar em uma
única atividade e explorar seu melhor pode ser o mais recomendado
para você.
6.
NÃO MINTA PARA VOCÊ MESMO
Mentir
para si próprio e criar desculpas para problemas mal resolvidos é
muito mais fácil do buscar uma solução para uma situação.
Contudo, isso não aumentará sua produtividade. Aceite as situações
difíceis e lide com elas da melhor maneira possível. Assim, você
se verá crescendo e evoluindo através de seus erros e dificuldades.
7.
PEÇA OPINIÃO
Saber
o que os outros pensam sobre um projeto, por exemplo, te ajudará a
desenvolvê-lo ainda mais, já que diferentes pessoas têm diferentes
pontos de vista e visões de mundo. Uma nova perspectiva pode indicar
erros que você não tinha notado, além de apontar possíveis
melhorias. Não tenha medo nem hesite ao pedir um feedback.
8.
NÃO SIGA, LIDERE
Pessoas
bem-sucedidas tendem a se tornar líderes pois têm mais facilidade
para lidar com situações difíceis, por este motivo, para ser mais
produtivo, busque pensar em pequenas e grandes atitudes que podem ser
tomadas em equipe.
9.
NÃO DEIXE O PASSADO AFETAR SEU FUTURO
O
que aconteceu no passado, fica no passado. Aprenda com seus erros,
mas siga em frente. Você nunca conseguirá mudar o que já fez, mas
pode, em atitudes futuras, transformar seus erros em conquistas e
vitórias.
10.
NÃO CONVIVA COM PESSOAS NEGATIVAS
Assim
como pensamentos positivos atraem coisas positivas, estar próximo a
pessoas negativas também trará coisas ruins para você. Por isso,
conviva com pessoas que vejam sempre o lado bom das coisas – e seja
assim também.
Fonte
Universia Brasil