Para crescer mais rapidamente, algumas empresas pequenas tentam fazer mais com a mesma quantidade de tempo. Muitas vezes isso significa mais horas de trabalho e menos horas de lazer e fins de semana, o que pode sacrificar o bem-estar dos membros da equipe.
Como fazer isso de forma mais eficiente? O site da revista Inc. listou três dicas de como otimizar seu tempo e conseguir resultados melhores sem prejudicar as pessoas envolvidas no negócio. Confiram:
1. Identifique as suas prioridades e concentre-se nelas
Muitas vezes funcionários de uma empresa acabam dedicando tempo a atividades que não são essenciais ao negócio. A chave é identificar quais são os objetivos que, se alcançados, trarão mais valor para a empresa. A partir disso, concentre-se neles com afinco. Isso não significa perder o foco nas outras necessidades do negócio, apenas realizar as prioridades rapidamente.
2. Estabeleça e cumpra duas metas por semana
Estabelecer pequenas metas semanais para cada funcionário pode ser uma forma de motivar e direcionar a equipe. A ideia é que você use esse período mais curto e simplifique seus objetivos. Uma boa alternativa é que o supervisor da equipe ajude a criar duas metas para serem realizadas a cada semana. Mesmo com dias cheios de trabalho, muitos funcionários não conseguem identificar o que realizaram. Essa pequena lista não só ajuda a direcionar o trabalho de cada um como os motiva mais.
3. Terceirize trabalhos que não fazem parte da essência da empresa
Se você achar que sua equipe está fazendo algum trabalho que não faz parte da essência da empresa, pare tudo e terceirize esse serviço. Muitas empresas que não são de tecnologia, por exemplo, não precisam dedicar membros específicos para fazer alguma tarefa dessa área. Se você pode realizá-la mais rápido e com um custo baixo contratando alguém de fora, faça isso. Lembre-se de que o crowdsourcing é uma boa alternativa para resolver tarefas pequenas e simples. Antes de delegar algo que possa facilmente ser terceirizado, procure empresas que façam o trabalho e pesquise preços.
Por Rafael Farias Teixeira
Fonte Papo de Empreendedor