Tomar a iniciativa
para escrever recomendações para sua rede de contatos pode ser um bom hábito - mas
o que vale escrever no LinkedIn?
Quem já recebeu uma recomendação inesperada
no LinkedIn sabe como é bom ter seu trabalho reconhecido e elogiado na rede. Já
pensou em retribuir e começar a escrever recomendações para sua rede de
contatos?
Mas calma, não é para sair distribuindo
elogios para qualquer um. Ou pior, apenas copiar e colar o mesmo texto genérico
para quem você acha interessante.
De acordo com Natália Rocha, gerente para as
soluções de marketing do LinkedIn na América Latina, as recomendações que
aparecem no perfil da rede são como a nova carta de referência.
O recurso facilita e torna recíproco o
hábito de oferecer uma validação da experiência e confiança no trabalho do
outro. Além de recomendar competências, o breve texto enriquece o perfil e pode
ajudar recrutadores na procura por candidatos.
A gerente do LinkedIn conta que a
recomendação ideal é curta e objetiva. Também deve ser focada na relação
profissional que teve com aquela pessoa.
“O principal é colocar como foi trabalhar
com a pessoa, falando de seus talentos técnicos e interpessoais. Cabe usar
adjetivos que ilustrem quem é aquele profissional”, fala Rocha.
Assim, é importante escrever recomendações
para aqueles com quem você já teve uma relação profissional.
A gerente diz que não há regras para a
recomendações, mas dá dicas do que evitar. Por exemplo, não é o momento de
fazer uma crítica ou descrever pontos fracos. Não é um espaço para um feedback
construtivo. “Ninguém é perfeito, mas é melhor evitar escrever algo que a
pessoa tem dificuldade ou deve melhorar”, diz ela.
A recomendação deve ser sincera, por isso, não
é bom escrever e exigir que o outro faça o mesmo. “O recurso não é uma moeda de
troca”, alerta Natália.
O problema não é pedir por uma recomendação,
o que a gerente considera positivo, principalmente se o profissional procurar
por mentores e lideranças que considerou positivas em sua carreira. A questão é
não colocar essa obrigação para um contato na rede.
Por último, Natália dá um conselho de
curadoria: cada um pode escolher o que quer ou não apresentar no seu perfil da
rede. “Ninguém precisa aceitar todas as recomendações, você pode aceitar apenas
as que façam sentido para seu perfil”, diz.
Por Luísa Granato
Fonte Exame Online