Sabe
aquela sensação de terminar o dia esgotado e com um monte de tarefas pendentes?
Você se sente assim com frequência? Isso pode ser sinal de que sua
produtividade não está lá essas coisas.
Quem
tem um negócio sabe que muitas decisões do dia a dia dependem do empreendedor e
fica difícil dar conta de tudo.
Contas
a pagar, fornecedores, clientes, estoque. As tarefas se multiplicam e parece
que faltam horas no dia para resolver todas as pendências.
E
tudo isso pode acabar afetando o seu bolso. Diversas pesquisas provam que a
produtividade está diretamente ligada aos resultados de um negócio. Por isso,
aquele dia que termina com muitas tarefas por fazer pode significar algum
dinheiro a menos no final do mês.
Se
você já se pegou desejando criar um clone de si mesmo para dar conta de tudo,
saiba que não é único. Mas como isso está fora de cogitação – pelo menos no
futuro próximo –, a solução é adotar técnicas para ser mais produtivo. Confira
algumas:
1. Faça uma lista de prioridades
É
difícil definir o que é mais importante em um negócio, mas ter uma lista de
prioridades do dia ajuda bastante a se organizar e ser mais produtivo. Depois
que pegar o jeito, você pode tentar também uma listinha de coisas para não
fazer e incluir tarefas que outras pessoas podem fazer por você.
Para
definir as prioridades, pense no resultado. Tudo aquilo que trará mais
benefícios ao negócio, agora ou no futuro, deve ir para o topo da lista.
2. Limite o tempo das reuniões
Reuniões
costumam ser uma ótima fonte de desperdício de tempo. Um grupo reunido em uma
sala sem uma pauta bem definida pode passar horas conversando sem resolver uma
única questão.
Por
isso, antes de convocar o encontro faça uma pequena agenda com até dois
assuntos para sentem discutidos. Limite o tempo das reuniões em até 30 minutos
e avise todos os envolvidos que a discussão não pode extrapolar este período.
3. Cuidado com as distrações
Dar
uma olhadinha nas redes sociais no meio do expediente não faz mal a ninguém,
certo? Errado! Já existem pesquisas que comprovam que acessar o Facebook
durante o trabalho – especialmente no meio de uma tarefa – diminui a
produtividade. Se não quiser ficar por fora do que está rolando nas redes,
separe um tempo na agenda para isso. E, para evitar a tentação, nada de deixar
uma aba no navegador com a rede aberta.
Outra
distração perigosa é a caixa de e-mail. Abrir e ler cada mensagem assim que ela
pula na caixa de entrada atrapalha o fluxo de trabalho. Separe alguns momentos
do dia para checar e responder os e-mails.
4. Use a tecnologia a seu favor
Existem
diversas ferramentas e apps que ajudam a organizar as tarefas do dia-a-dia. Há
gestores de tarefas, como o RememberTheMilk e o WunderList, que trazem
lembretes no celular para suas prioridades.
Softwares
que bloqueiam ou limitam o acesso a certas aplicações por um determinado tempo,
como Think e Self-Control, por exemplo, são úteis para quem dificuldade de
resistir às distrações.
Fonte
UOL Virtual