Agora
pela Central de Serviços do INSS pela internet é possível emitir o extrato do
CNIS que antes só era possível direto na agência. Além do CNIS é possível
consultar carta de concessão de benefícios, fazer agendamento de serviços e
outros.
Para
não correr o risco de ter seu pedido de aposentadoria indeferido por falta de
tempo de contribuição ou ter, de repente, a média salarial da aposentadoria
menor do que devido por erro ou falta de informações no CNIS, acompanhar e atualizar
o cadastro é fundamental.
Importante!
Desde dezembro/2008 os dados considerados pelo INSS relativos a atividade,
vínculos, remunerações e contribuições são os do CNIS. Estes dados é que valem
como prova de filiação, tempo de contribuição e salários de contribuição do
segurado.
Portanto,
acompanhar, validar, solicitar retificação no CNIS quando necessário é
responsabilidade do segurado.
Para
consultar o CNIS pela internet na central de serviços do INSS, siga os passos a
seguir:
- Acesse serviços
www.inss.gov.br;
- Clique no
ícone - área do usuário - no canto superior direito da página;
- Clique em
- Login - e na caixa de diálogo que abrirá na sequência, -clique aqui -
para cadastrar a senha;
- Após
preencher com seus dados (CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da mãe,
Estado de Nascimento) será gerada uma chave de acesso;
- Anote a
chave de acesso e ligue no 135, opção 1 para validar a chave de acesso que
será sua primeira senha para acesso na central de serviços;
Para validação da chave de acesso na central 135, vale ressaltar que é preciso responder e acertar algumas perguntas pessoais feitas pelo atendente.
É
aconselhável ter a carteira de trabalho em mãos, isso evitará erro nas
respostas e o consequente bloqueio da chave de acesso.
Por
Paula Maria Casimiro Salomão
Fonte JusBrasil Notícias