Mais da metade dos americanos julgam negativamente
seus colegas de trabalho por causa da mesa; você vai deixar a desorganização
acabar com sua reputação?
A
sua mesa de trabalho pode estar minando sua reputação na carreira. De acordo
com pesquisa da Adecco, os americanos julgam seus colegas de trabalho por
causa da maneira como eles mantém a própria mesa.
E
o pior: para metade dos participantes da pesquisa, falta de organização é um
sinal muito claro de preguiça por parte do profissional.
Existem
diversas estratégias para banir a desorganização na mesa de trabalho. Mas a
principal delas é tirar os excessos de tudo aquilo que não está diretamente
ligado às suas atividades profissionais.
"As
pessoas dizem: eu me entendo na minha bagunça.
Mas isso é sempre uma mentira", diz Ivo de Abreu, especialista em
organização. "A pessoa tem pilhas e pilhas de documentos, nunca vai
descobrir onde o papel que precisa, realmente, está".
Por
isso, a dica é eliminar tudo o que está em excesso e que não tem uma relação
direta com o seu trabalho:
1. Post-its
Muitas
pessoas encaram os post-its como uma ferramenta para organizar a vida e
favorecer a memória. Mas, de acordo o especialista, esse é um erro crasso.
“O
post-it é um bilhete ou uma anotação, não é um lembrete”, afirma. “Por estar ao
alcance dos olhos,o post-it vira uma interrupção".
O
especialista alerta ainda que o recurso pode ser ineficaz. "Nosso cérebro
tem uma tendência de recompor imagens harmônicas. Com isso, o post-it como
lembrete só funciona nos primeiros dez minutos. Depois disso, o cérebro irá
recompor a imagem sem o post-it. Quando você perceber poderá ser tarde demais”.
Em
outros termos, além de roubar o foco, post-its não são tão eficazes como se
pensava. A dica? Organize todos os lembretes na agenda ou calendário.
2. Objetos pessoais
Equilíbrio
deve ser palavra de ordem na hora de decidir o que colocar (ou não) na mesa de
trabalho. Objetos pessoais até são permitidos, mas desde que apareçam com
moderação.
“Decorações
excessivas, coleções ou outros objetos pessoais mostram que a sua prioridade
não é o trabalho em si”, diz o especialista. “O espaço que você tem disponível
pertence à empresa, por isso, deve ser destinado ao trabalho”.
3. Trabalhos futuros
Sinal
vermelho se você deixa todo o trabalho e projetos futuros acumularem-se sobre a
sua mesa. O ideal, de acordo com o especialista, é reservar espaço na mesa
apenas para as atividades que você tem que desenvolver naquele momento. “Quanto
mais foco no trabalho, mais você presta atenção”, diz.
Por
Talita Abrantes
Fonte
Exame.com