segunda-feira, 3 de junho de 2024

O QUE DEVE SER ABOLIDO (OU EVITADO) NA MESA DE TRABALHO

Mais da metade dos americanos julgam negativamente seus colegas de trabalho por causa da mesa; você vai deixar a desorganização acabar com sua reputação?
 
A sua mesa de trabalho pode estar minando sua reputação na carreira. De acordo com pesquisa da Adecco, os americanos julgam seus colegas de trabalho por causa da maneira como eles mantém a própria mesa.
E o pior: para metade dos participantes da pesquisa, falta de organização é um sinal muito claro de preguiça por parte do profissional.
Existem diversas estratégias para banir a desorganização na mesa de trabalho. Mas a principal delas é tirar os excessos de tudo aquilo que não está diretamente ligado às suas atividades profissionais.
"As pessoas dizem: eu me entendo na minha bagunça.  Mas isso é sempre uma mentira", diz Ivo de Abreu, especialista em organização. "A pessoa tem pilhas e pilhas de documentos, nunca vai descobrir onde o papel que precisa, realmente, está".
Por isso, a dica é eliminar tudo o que está em excesso e que não tem uma relação direta com o seu trabalho:

1. Post-its
Muitas pessoas encaram os post-its como uma ferramenta para organizar a vida e favorecer a memória. Mas, de acordo o especialista, esse é um erro crasso.
“O post-it é um bilhete ou uma anotação, não é um lembrete”, afirma. “Por estar ao alcance dos olhos,o post-it vira uma interrupção".
O especialista alerta ainda que o recurso pode ser ineficaz. "Nosso cérebro tem uma tendência de recompor imagens harmônicas. Com isso, o post-it como lembrete só funciona nos primeiros dez minutos. Depois disso, o cérebro irá recompor a imagem sem o post-it. Quando você perceber poderá ser tarde demais”.
Em outros termos, além de roubar o foco, post-its não são tão eficazes como se pensava. A dica? Organize todos os lembretes na agenda ou calendário.

2. Objetos pessoais
Equilíbrio deve ser palavra de ordem na hora de decidir o que colocar (ou não) na mesa de trabalho. Objetos pessoais até são permitidos, mas desde que apareçam com moderação.
“Decorações excessivas, coleções ou outros objetos pessoais mostram que a sua prioridade não é o trabalho em si”, diz o especialista. “O espaço que você tem disponível pertence à empresa, por isso, deve ser destinado ao trabalho”.

3. Trabalhos futuros
Sinal vermelho se você deixa todo o trabalho e projetos futuros acumularem-se sobre a sua mesa. O ideal, de acordo com o especialista, é reservar espaço na mesa apenas para as atividades que você tem que desenvolver naquele momento. “Quanto mais foco no trabalho, mais você presta atenção”, diz.
Por Talita Abrantes
Fonte Exame.com