Apresentações realmente cativantes deixam mais do que
uma impressão positiva e duradoura: elas inspiram atitudes
Mas
como influenciar o comportamento de um grupo de pessoas apenas com falas e
alguns slides? A missão pode ser difícil - mas não impossível, asseguram
especialistas no assunto.
O
primeiro passo é observar as características que as melhores exposições têm em
comum. Com a ajuda de sócios das agências SOAP e La Gracia, reunimos abaixo
algumas delas. Veja a seguir:
1. São feitas sob medida
Apresentações
de sucesso falam diretamente às mentes e aos corações da plateia. Em outras palavras,
elas são absolutamente pertinentes e relevantes para as pessoas que a escutam.
Para
não errar, é importante descobrir as preferências, necessidades e temores do
seu público. "Procure montar uma apresentação perfeitamente adaptada a
essas características”, recomenda Eduardo Adas, sócio da SOAP, agência
especializada no assunto.
2. Fisgam a atenção logo no começo
Você
já ouviu falar que o tempo para formar a primeira impressão de alguém não dura
mais do que alguns segundos? A lógica das apresentações não é muito diferente.
Abrir
a sua fala com uma pergunta surpreendente ou uma história inusitada é uma
excelente tática para conquistar a atenção do seu público e mantê-lo alerta até
o fim, garante Flávio Reis, sócio fundador da agência La Gracia.
3. Têm um forte ingrediente emocional
Outro
segredo está em ir além dos recursos que apelam à racionalidade. “Você deve
estabelecer alguma conexão emocional com a plateia, fazê-la sentir algo”,
explica Adas.
Uma
das melhores formas de fazer isso é por meio do storytelling, isto é, construir
uma narrativa em torno do seu tema. Faça o teste: se você embaralhar os slides,
a sua apresentação continua fazendo sentido? Luz vermelha. O ideal é que ela
componha uma história, com começo, meio e fim bem demarcados.
4. São instigantes visualmente
Apresentações
cativantes costumam ter pouco ou nenhum texto escrito nos slides. Por outro
lado, elas costumam estar cheias de imagens grandes, expressivas, bonitas e
originais.
De
acordo com Reis, as fotos e vídeos devem acrescentar informações sobre o
assunto, possivelmente por meio de metáforas. Ainda assim, vale lembrar que o
suporte visual nunca deve ofuscar a parte nobre da exposição: a sua fala.
5. São enxutas
Qualidade
rara no mundo corporativo, a concisão vale ouro numa apresentação. “O ideal é
que não falte nem sobre informação”, diz Adas. “Você fala sobre tudo o que
importa, e apenas isso”.
Mas
passar a tesoura nos detalhes não significa perder conteúdo? De forma alguma,
diz o especialista. Dados complementares e tabelas na íntegra, por exemplo,
podem compor um anexo a ser enviado por e-mail após a apresentação.
6. Têm um apresentador “vivo”
Não
é segredo que falas burocráticas, mecânicas ou desanimadas não inspiram
ninguém. Por isso, trazer energia para a sua apresentação é fundamental para
cativar.
“Por
mais difícil e árido que seja o seu tema, é importante trazer alguma leveza
para a sua atitude”, explica Reis. “Para conseguir isso, você precisa lembrar
que a ocasião é um encontro entre seres humanos, uma experiência social, viva”.
Por
Claudia Gasparini
Fonte
Exame.com