Em
grandes cidades, o mais comum é que 10% das unidades estejam com alguma taxa em
aberto. Isso pode parecer pouco, mas já representa um peso no orçamento,
principalmente em residenciais menores, com poucas unidades.
A
inadimplência é um dos grandes sinais de que a crise está cada vez mais
presente na economia brasileira. Com mais dívidas do que o salário permite
pagar, a taxa de condomínio acaba tendo seu pagamento postergado ou suspenso, à
espera de dias melhores.
Quando
um condomínio chega nesse patamar de falta de pagamento fica muito difícil para
o síndico manter não apenas os serviços do local funcionando - é complicado não
aumentar a taxa para cobrir o que está faltando para fechar as contas, o que
pode elevar ainda mais o número de inadimplentes.
Em
grandes cidades, o mais comum é que 10% das unidades estejam com alguma taxa em
aberto. Isso pode parecer pouco, mas já representa um peso no orçamento,
principalmente em residenciais menores, com poucas unidades.
Mas
se o problema está em todos os locais, há também algumas soluções que podem
servir para a grande maioria dos condomínios. Veja os sete passos para melhorar
a situação financeira do condomínio e evitar que o mal da inadimplência aumente
ainda mais:
1. Acompanhamento das contas:
O
síndico deve acompanhar ao menos uma vez por semana a situação financeira do
condomínio, e saber quem está em dia, ou não, com a sua taxa. Deve também ser
informado sobre quem está fazendo acordo com a administradora e também a
respeito de novidades referentes a ações na Justiça.
2. Cobrança rápida:
A
administradora deve ter agilidade no momento logo após o vencimento da taxa,
enviando uma carta amigável já com o boleto para pagamento. Dessa forma,
consegue fazer com que aqueles que se esqueceram do pagamento consigam
efetuá-lo o mais rapidamente. Quando esse boleto vencer, a empresa pode enviar
outra carta, dessa vez explicitando o referido débito em aberto. Outra medida
interessante é a cobrança telefônica. Há administradoras que oferecem esse tipo
de serviço, contratado à parte, normalmente.
Há,
além das administradoras, empresas especializadas no serviço de cobrança. O
síndico pode contratar seu serviço diretamente, caso sua administradora não
ofereça esse serviço, ou por outros motivos.
Esse
pode ser um bom caminho para os condomínios, já que aceleram o pagamento das
cotas atrasadas. Também pesa a favor o fato dessas empresas cobrarem seus
serviços daqueles que estão em atraso, evitando que o condômino em dia arque
com mais um prejuízo.
3. Ação judicial
Esse
é o ponto crucial no trato contra os devedores, apontado por todos os
especialistas ouvidos. O síndico não deve demorar para entrar com ação judicial
contra os inadimplentes. O ideal é que se espere 90 dias, esgotando assim todas
as formas amigáveis de cobrança.
Entrando
com a ação rapidamente, o condômino inadimplente percebe que sua situação está
sendo acompanhada de perto. Sente também a pressão para que o pagamento seja
efetuado rapidamente.
Nesses
casos é imprescindível que o síndico tenha regras para se guiar. O ideal é que
os prazos para que se entre com ação judicial esteja na convenção. Caso não
haja nada no documento sobre isso, o síndico deve chamar uma assembleia que irá
definir como o assunto será tratado no condomínio. Assim, evita-se tratamento
diferenciado para moradores do condomínio - e ampara o síndico legalmente no
momento de tomar esse tipo de decisão.
Protesto de cotas vencidas
Um
passo diferente que o síndico pode dar em algumas cidades do país é o protesto
de inadimplentes. A medida deve ser aprovada em assembleia. Com ela, o
condômino com cotas em aberto fica com o nome negativado, e por isso, não pode
contrair empréstimos ou fazer crediários.
Muitos
condomínios se utilizam do protesto, que deve ser feito cercado de cuidados. O
ideal é contar com a assessoria jurídica da administradora – ou de um advogado
especialista – para isso.
4. Pagamento facilitado
Aqui,
a ideia é que seja fácil efetuar o pagamento do condomínio. Uma opção é o DDA
(Débito Direto Autorizado), uma espécie de pagamento automático. Para tanto, o
morador deve se cadastrar no seu banco, e depois pedir para a administradora
mandar os dados para a instituição financeira.
Outra
medida que pode parecer pequena, mas bastante utilizada, é o serviço de segunda
via de boletos pelo site da administradora. Dessa forma, quem perder o boleto
consegue imprimi-lo ou mesmo pagar a conta sem precisar ligar para a
administradora.
Também
é importante que o morador tenha prazo para pagar sua cota. Por isso quanto
antes recebe uma conta, mais rápido ele poderá pagá-la. Então, o ideal é que ao
menos dez dias antes do vencimento o condômino já esteja com seu boleto em mãos
para efetuar o pagamento.
5. Conscientização dos moradores
É
importante que os condôminos entendam como funciona a parte financeira do
condomínio. Por isso, campanhas periódicas têm o efeito de diminuir a
inadimplência sazonal, daquela pessoa que privilegia o pagamento de outras
contas, em detrimento da cota do condomínio. Nessas campanhas é importante
salientar o que é a taxa condominial, do que é composta, e como é utilizada.
Também
é importante mostrar o impacto da inadimplência nas contas do condomínio.
Descrever o que não deverá sair do papel por causa de pagamentos pendentes
costuma ter efeito positivo. Apontar que os vizinhos custeiam os atrasados,
também.
6. Conversa com o síndico
Quando
o síndico tem tato e é bom de conversa, pode desatar grandes nós da vida
condominial. Por isso, se você se sente a vontade, e se o devedor dá abertura,
vale a pena conversar de uma maneira informal e positiva com o morador
inadimplente.
Mesmo
que a ação já esteja na Justiça, se houver espaço, converse com o morador com
tranquilidade, e explique como está o caixa do condomínio. Já houve situações
em que uma boa argumentação do síndico conseguiu pagamento imediato dos
atrasados.
7. Plantão de pagamento
Quando
a inadimplência já está muito disseminada no condomínio, o ideal é que o
síndico solicite à administradora um plantão com um funcionário para que os
condôminos inadimplentes possam conversar sobre os atrasados.
Caso
haja algum tipo de benefício, como parcelamento da dívida, o mesmo deve ter
sido aprovado em assembleia.
O
plantão de pagamento é uma boa ferramenta principalmente para condomínios
grandes, como do tipo clube. Vale lembrar que uma ótima época para o plantão é
no final do ano. Quando o morador recebe seu décimo terceiro salário, com
certeza poderá usar o recurso para pagar os atrasados no condomínio,
principalmente se enxergar ali uma boa oportunidade.
Por
Bernardo César Coura
Fonte
Sindiconet