Como
um pequeno empresário pode ter uma rotina altamente produtiva e lidar com os
imprevistos de um negócio? “É preciso ter certeza do que é urgente e o que é
importante. A maioria das pessoas não sabe e isso suga muito tempo e energia”,
afirma Cynthia Serva, coordenadora e professora do Centro de Empreendedorismo
do Insper.
Uma
atitude que contribui para a falta de produtividade de um empreendedor é o de
não delegar as tarefas. “Na cabeça dele, ele faz as coisas do melhor jeito”,
resume Júlio Tadeu Alencar, consultor do Sebrae-SP.
Para
João Bonomo, coordenador do Núcleo Acadêmico de Vocação Empreendedora do
Ibmec/MG, o pequeno empresário deve organizar as tarefas de acordo com o seu
perfil se deseja melhorar seu desempenho. “Tem uma linha de pensamento que
indica a utilização de plataformas e aplicativos, mas outra que recomenda ficar
longe do celular. Mas se o empreendedor não estiver acostumado, ele pode perder
tempo em vez de melhorar a produtividade”, explica.
Dicas dos especialistas para quem deseja ter uma
rotina mais produtiva:
1. Defina o que é urgente
Sabe
aquela sensação de que você trabalhou muito, mas não conseguiu resolver nada?
“A maioria não tem uma ideia de tudo que precisa fazer e deixa em cima da
hora”, conta Alencar.
Nesses
casos, o ideal é saber exatamente quais são as tarefas urgentes e as
importantes. Dessa maneira, é possível priorizar e resolver os problemas.
2. Liste as tarefas
Coloque
no papel tudo que você precisa fazer no dia, mês ou na semana. “Seja uma agenda
tradicional ou virtual. Riscar as tarefas pode ser bom e tem efeito emocional
para o empreendedor”, conta Cynthia.
“Além
disso, determine um prazo para a execução das tarefas. Assim não vai atrasar as
outras atividades”, ensina Alencar.
3. Busque ferramentas
Para
facilitar o controle das atividades de um pequeno negócio é possível utilizar
ferramentas de diversos tipos. Desde uma simples planilha de Excel a um
aplicativo gratuito na nuvem. O importante é o empreendedor selecionar o que realmente
irá ajudá-lo a trabalhar da melhor maneira.
4. Delegue mais
A
maioria dos empreendedores tem dificuldade em delegar. “Confie em pessoas que
possam realizar as tarefas. Não queira carregar o empreendimento nas costas”,
afirma Bonomo.
Para
Cynthia, é um problema não poder contar com as pessoas de sua equipe. “Ele acha
que precisa estar a par de tudo e não sobra tempo para planejar o estratégico”,
conta. “Instrua as pessoas e invista em treinamento”, completa Alencar.
5. Tenha disciplina
Redes
sociais, aplicativos de smartphone e ligações contribuem para que qualquer
empresário não consiga focar no que precisa fazer. Por isso, Cynthia afirma que
é preciso ter muita disciplina, priorizar as tarefas e separar um tempo para
relaxar.
“Uma
hora de planejamento pode economizar várias horas de trabalho. Planeje suas
atividades, é um hábito que vai ajudar a um pequeno empresário ser mais
produtivo”, explica Bonomo.
Por
Camila Lam
Fonte
Exame.com