Ações
de marketing são eficientes para quem quer expandir a atuação, no entanto, é
necessário observar às restrições do Código de Ética.
Para
quem quer ampliar a atuação de seu escritório jurídico, investir em ações de
marketing é sempre uma boa estratégia. No entanto, o marketing aplicado à área
jurídica não se resume apenas a métodos de divulgação dos serviços prestados.
Em razão das restrições previstas no Estatuto da Advocacia (Lei n.º 8.906/94)é
preciso ser cuidadoso na hora de divulgar seu trabalho. Condutas como vincular
atividades jurídicas a outras atividades ou anunciar valores dos serviços
prestados são práticas vedadas pelo Estatuto.
Separamos
algumas ações que podem auxiliar nas atividades de prospecção gerando maior
reconhecimento ao seu escritório e às suas atividades.
Invista em imagem e conteúdo
A
escolha de um profissional da área jurídica ou de um escritório muitas vezes é
motivada pela confiabilidade. Por isso, contar com uma boa imagem para
transmitir confiança aos seus clientes e potenciais clientes é essencial.
Investir
em uma identidade visual para o seu escritório pode ser uma ótima alternativa para
chamar a atenção dos serviços prestados. Contar com um logotipo elaborado por
profissionais especializados e investir na imagem de seu site podem também
ajuda-lo a ampliar seu campo de atuação.
Gerar
conteúdo, por meio de blogs e sites de referência, é um caminho que pode
proporcionar bons resultados. Além de demonstrar o conhecimento profissional
sobre um determinado assunto, pode chamar a atenção de novos clientes que
estejam procurando soluções ou estratégias para alguma questão jurídica
pontual.
Participar
de palestras e eventos sobre a área que pretende atuar também é uma forma de
expor seu trabalho e se colocar em contato com novos clientes.
Excelência na prestação de serviços e bom
relacionamento com cliente
A
excelência na prestação dos serviços jurídicos e um bom relacionamento com o
cliente podem trazer inúmeras indicações para seu escritório. Mesmo com muitos
recursos de marketing, a divulgação de seu trabalho por intermédio dos seus
atuais clientes certamente é uma das melhores alternativas para multiplicar sua
carteira de clientes.
Para
ter excelência na prestação de seus serviços, seja diligente com o atendimento
de prazos e demandas. Busque sempre se comunicar com seu cliente, mantendo-o
informado sobre os andamentos de suas demandas. Procure mostrar sempre
alternativas e estratégias para auxiliar seus clientes no processo de tomada de
decisões.
No
final das contas, você precisará ajudar seus futuros clientes a escolherem você
como seu advogado.
Celebrar parcerias ou investir em novas áreas de
atuação
Focar
em uma área de atuação é uma estratégia que traz reconhecimento a um escritório
com relação a um determinado ramo do Direito. No entanto, isso também restringe
sua atividade e consequentemente o número de clientes.
Para
quem quer ampliar os horizontes de sua atividade, investir em novas áreas pode
ser uma boa alternativa. Áreas como meio ambiente, tecnologia e internet estão
em crescimento e podem gerar novas demandas e clientes.
Para
quem não quer crescer fisicamente, outra possibilidade é celebrar parcerias com
outros escritórios que atuem em áreas afins, gerando assim mais clientes para
todos.
Buscar correspondentes
Buscar
correspondentes é um caminho para quem quer expandir a atuação física de seu
escritório, sem precisar investir em espaço. Contratar correspondentes
proporciona prestar um serviço de qualidade, com economia de tempo e custos, já
que os deslocamentos não são um ônus para sua atuação.
A
terceirização dos trabalhos por meio de correspondentes pode auxiliar no aumento
das demandas sem prejudicar, contudo, a satisfação do cliente.
A
fim de manter o seu trabalho e de seus correspondentes em dia, sem perda de
prazos ou informações, você pode utilizar ferramentas gratuitas de gestão de
processos como esta para para garantir que você e seus correspondentes estejam
sempre alinhados e atendendo seus clientes da maneira mais satisfatória
possível.
Por
Tiago Fachini
Fonte
Consultor Jurídico