Jacqueline Whitmore, autora de livros sobre
empreendedorismo, elaborou uma lista com seis atitudes básicas para quem
trabalha em casa
O
alto valor dos imóveis e dos alugueis e a reduzida oferta de empregos em áreas
especializadas tem obrigado empreendedores a trabalhar em casa. Mas produzir no
home office é um desafio, principalmente por conta elasticidade de horário,
presença da família, ausência de colegas de profissão pra troca de idéias, e
vários elementos de que provocam a distração.
home office
Para
minimizar esse problema e ajudar a aumentar a produtividade, Jacqueline
Whitmore, autora de livros sobre empreendedorismo, elaborou uma lista com seis
atitudes básicas para o bom home office.
Defina o seu horário de trabalho
A
maioria das pessoas que trabalham em casa acreditam que trabalham demais, mas
há as que têm dificuldade em estabelecer um ritmo e compensam a falta de
produtividade do dia trabalhando à noite.
É
importante estabelecer um horário para o trabalho e ter disciplina para manter
a rotina, mas sem rigidez estressante, pois algumas interrupções são
inevitáveis, especialmente se as crianças estiverem em casa durante o dia.
Outro
fator que pode alterar a rotina são mudanças inesperadas nos prazos do cliente,
que podem exigir horas extras.
De
qualquer forma, faça o seu melhor para definir o horário de trabalho e
cumpri-lo. Depois, deixe seu trabalho no “escritório” e coloque seu telefone no
modo silencioso e aproveite o tempo livre da melhor forma, sem preocupações com
suas obrigações profissionais.
Planeje e estruture o seu dia de trabalho
Estruture
a sua jornada de trabalho para maximizar a eficiência. Tire proveito dos ritmos
naturais do seu corpo e planeje seu trabalho em torno de suas horas mais
produtivas.
Se
você sabe que você se concentra melhor na parte da manhã, evite atividades que
o distraiam nesse período.
Faça
uma rápida revisão de sua agenda quando começar o trabalho, isso pode otimizar
o seu dia e torná-lo mais produtivo.
Vista-se para impressionar (mesmo que seja apenas para
o seu cão ou gato)
A
maneira como você se veste o afeta psicologicamente, e trabalhar de pijama não
é uma boa opção para quem precisa produzir e fazer dinheiro.
Reservar
um tempo para tomar banho, tomar café da manhã, escovar os dentes e se vestir
adequadamente para o trabalho pode fazer com que se sinta mais confiante.
Mantenha um guarda-roupa casual de trabalho (não desleixado) para ajudá-lo na
transição suave entre casa e escritório – mesmo que eles estejam no mesmo
lugar.
Separe uma área da casa para o seu trabalho
A
consistência é um aspecto importante para o trabalho em casa. Tente trabalhar
no mesmo local todos os dias. Poder ser um quarto de reposição transformado em
escritório, um balcão no canto da sala de estar ou até mesmo a mesa da sala de
jantar.
Verifique
se o seu espaço de trabalho funciona de forma eficiente para você, sua empresa
e seu estilo. Cerque-se de coisas que o inspiram e te fazem feliz, incluindo
flores, música e imagens. Faça do seu espaço de trabalho um lugar que você
gosta de ir a cada dia, uma área onde você pode se concentrar e fazer o seu
melhor.
Faça pausas
Programe
um tempo para pausas durante todo o dia. Levante de sua mesa, ande pela casa ou
na rua. Dê uma pausa para o almoço.
Se
você é do tipo que precisa se socializar, evite o isolamento. Saia para almoçar
com amigos ou clientes. Uma grande vantagem de trabalhar em casa é ter
flexibilidade de horário. Se a saúde é importante para você, um tempo de
academia pode revigorá-lo para tarde produtiva.
Evite distrações
Um
dos desafios de trabalhar em casa é a responsabilidade. Sem colegas ou
parceiros próximos, é fácil se distrair. Há sempre tarefas em casa para fazer.
Faça o seu melhor para adiar as tarefas domésticas para o horário livre.
Mantenha-se
focado no trabalho durante todo o dia para manter a produtividade consistente.
Evite distrações online também. Limite o tempo gasto em e-mail, mídias sociais
e sites não relacionados ao trabalho.
Se
necessário, mantenha um cronômetro em seu telefone e computador. Não perca
tempo ou dinheiro em reuniões ou atividades contraproducentes para o seu
sucesso.
Fonte
Mulher Real