segunda-feira, 4 de março de 2024

SEIS DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO HOME OFFICE

Jacqueline Whitmore, autora de livros sobre empreendedorismo, elaborou uma lista com seis atitudes básicas para quem trabalha em casa

O alto valor dos imóveis e dos alugueis e a reduzida oferta de empregos em áreas especializadas tem obrigado empreendedores a trabalhar em casa. Mas produzir no home office é um desafio, principalmente por conta elasticidade de horário, presença da família, ausência de colegas de profissão pra troca de idéias, e vários elementos de que provocam a distração.

home office
Para minimizar esse problema e ajudar a aumentar a produtividade, Jacqueline Whitmore, autora de livros sobre empreendedorismo, elaborou uma lista com seis atitudes básicas para o bom home office.

Defina o seu horário de trabalho
A maioria das pessoas que trabalham em casa acreditam que trabalham demais, mas há as que têm dificuldade em estabelecer um ritmo e compensam a falta de produtividade do dia trabalhando à noite.
É importante estabelecer um horário para o trabalho e ter disciplina para manter a rotina, mas sem rigidez estressante, pois algumas interrupções são inevitáveis, especialmente se as crianças estiverem em casa durante o dia.
Outro fator que pode alterar a rotina são mudanças inesperadas nos prazos do cliente, que podem exigir horas extras.
De qualquer forma, faça o seu melhor para definir o horário de trabalho e cumpri-lo. Depois, deixe seu trabalho no “escritório” e coloque seu telefone no modo silencioso e aproveite o tempo livre da melhor forma, sem preocupações com suas obrigações profissionais.

Planeje e estruture o seu dia de trabalho
Estruture a sua jornada de trabalho para maximizar a eficiência. Tire proveito dos ritmos naturais do seu corpo e planeje seu trabalho em torno de suas horas mais produtivas.
Se você sabe que você se concentra melhor na parte da manhã, evite atividades que o distraiam nesse período.
Faça uma rápida revisão de sua agenda quando começar o trabalho, isso pode otimizar o seu dia e torná-lo mais produtivo.

Vista-se para impressionar (mesmo que seja apenas para o seu cão ou gato)
A maneira como você se veste o afeta psicologicamente, e trabalhar de pijama não é uma boa opção para quem precisa produzir e fazer dinheiro.
Reservar um tempo para tomar banho, tomar café da manhã, escovar os dentes e se vestir adequadamente para o trabalho pode fazer com que se sinta mais confiante. Mantenha um guarda-roupa casual de trabalho (não desleixado) para ajudá-lo na transição suave entre casa e escritório – mesmo que eles estejam no mesmo lugar.

Separe uma área da casa para o seu trabalho
A consistência é um aspecto importante para o trabalho em casa. Tente trabalhar no mesmo local todos os dias. Poder ser um quarto de reposição transformado em escritório, um balcão no canto da sala de estar ou até mesmo a mesa da sala de jantar.
Verifique se o seu espaço de trabalho funciona de forma eficiente para você, sua empresa e seu estilo. Cerque-se de coisas que o inspiram e te fazem feliz, incluindo flores, música e imagens. Faça do seu espaço de trabalho um lugar que você gosta de ir a cada dia, uma área onde você pode se concentrar e fazer o seu melhor.

Faça pausas
Programe um tempo para pausas durante todo o dia. Levante de sua mesa, ande pela casa ou na rua. Dê uma pausa para o almoço.
Se você é do tipo que precisa se socializar, evite o isolamento. Saia para almoçar com amigos ou clientes. Uma grande vantagem de trabalhar em casa é ter flexibilidade de horário. Se a saúde é importante para você, um tempo de academia pode revigorá-lo para tarde produtiva.

Evite distrações
Um dos desafios de trabalhar em casa é a responsabilidade. Sem colegas ou parceiros próximos, é fácil se distrair. Há sempre tarefas em casa para fazer. Faça o seu melhor para adiar as tarefas domésticas para o horário livre.
Mantenha-se focado no trabalho durante todo o dia para manter a produtividade consistente. Evite distrações online também. Limite o tempo gasto em e-mail, mídias sociais e sites não relacionados ao trabalho.
Se necessário, mantenha um cronômetro em seu telefone e computador. Não perca tempo ou dinheiro em reuniões ou atividades contraproducentes para o seu sucesso.

Fonte Mulher Real