Feirão online oferece condições especiais para
negociar dívidas com 44 empresas
Consumidores
que estão com o nome sujo na praça terão a chance de renegociar suas dívidas em
condições especiais e fechar o ano sem preocupações. De hoje até o dia 14
estará disponível o serviço Limpa Nome Online do SerasaConsumidor, braço da
Serasa Experian. A iniciativa é gratuita e funcionará 24 horas.
Até
o momento, 44 empresas de vários segmentos confirmaram que vão participar do
feirão. Entre elas, Banco do Brasil, Santander, Itaú Unibanco, Carrefour,
Leader Card, TIM, Vivo e operadoras de cartões de crédito.
Superintendente
do SerasaConsumidor, Júlio Leandro explica que o cliente deve se preparar antes
de procurar o credor, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as
dívidas já assumidas ou previstas. Assim, saberá quanto deve sobrar no mês para
pagar a nova dívida negociada, escolhendo quais as condições de pagamento
melhor se encaixam no orçamento.
“Na
hora da negociação, o consumidor deve ouvir a proposta e se não estiver de
acordo, é importante fazer uma contraproposta, até que ambos cheguem a uma
alternativa realista. Importante é que depois de renegociada, a dívida caiba no
bolso do cidadão”, diz.
Para
participar do feirão, basta entrar no link: www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online
e preencher um cadastro. Depois, o consumidor será levado a uma página onde são
listadas todas as empresas do serviço Limpa Nome Online com as quais ele possui
alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.
Ao
escolher e clicar em cima do nome da empresa, surgirá página apresentando
dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento
disponíveis (telefones, e-mail ou chat). A partir daí, ele pode fazer contato
diretamente com as companhias para negociar possíveis descontos, em condições
de pagamento diferenciadas. Para alguns casos, é possível até mesmo que o
boleto já esteja disponível, a partir de proposta feita pela própria empresa.
Todas
as sugestões são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada.
O site da Serasa é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança
e a proteção de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em
casa pode usar qualquer computador para negociar as suas pendências, como no
trabalho ou em lan houses.
Portal também ajuda a localizar débito
Três
em cada dez pessoas com dívidas no Brasil não sabem o tamanho da conta que têm
para pagar, segundo estudo do Instituto Geoc, que reúne 16 empresas de
recuperação de crédito. Isso significa que 16,5 milhões de consumidores
perderam o controle de quanto devem na praça e 2,9 milhões não sabem para quem
eles devem.
Pensando
nisso, foi criado o portal Dr. Débito (www.drdebito.com.br),
que localiza a dívida do consumidor, sem custos. Basta informar os dados
pessoais e indicar qual tipo de dívida possui: financiamento de veículos;
cartão de crédito; financiamento imobiliário; crédito consignado; crédito
pessoal; varejo (lojas de departamento, lojas de material de construção);
serviços (concessionárias de energia, telefone, TV a cabo, internet); ou
consórcios.
“Depois
que as informações forem enviadas, o cidadão só precisa aguardar. A empresa que
estiver com aquele contrato iniciará a negociação”, explica Egberto Hernandes
Blanco, presidente do instituto.
O
portal Dr. Débito também oferece um espaço sobre educação financeira, que visa
orientar o consumidor, com regras fáceis e práticas sobre juros e
parcelamentos, por exemplo. “A condição econômica dos brasileiros melhorou
muito. As classes C e D conquistaram um maior poder de consumo e de crédito,
mas falta educação financeira”, avalia Blanco.
Por
Stephanie Tondo
Fonte
O Dia Online