Site americano dá dicas
para se conseguir ser lido, como o dia e a hora em que as pessoas abrem mais as
mensagens
Apesar de todos os avanços da tecnologia,
quando alguém manda um e-mail e não recebe resposta, já fica logo pensando “será
que a mensagem não chegou?” Não é impossível, mas é difícil um e-mail não
chegar ao destinatário, se tiver sido enviado com o endereço correto, claro. Para
ajudar a acabar com o mal dos “e-mails não respondidos” o site BuzzFeed fez uma
lista com dicas que vão fazer com que a taxa de respostas aumente. Veja quais são:
Seja claro e específico
na linha do assunto
Presuma que o destinatário recebe muitas
mensagens e que sua caixa de entrada está sempre lotada - é assim com a maioria
das pessoas, afinal. Por isso, tente escrever no assunto de forma mais direta e
sucinta possível, para que o destinatário já saiba o que esperar quando abrir o
e-mail. Em muitos casos, tudo pode ser dito na linha do assunto, sem
necessidade de escrever no corpo da mensagem.
Pergunta rápida
Outra alternativa é colocar no assunto “pergunta
rápida”. Mas é fundamental se certificar que a pergunta seja realmente curtinha.
Não vale usar isso no assunto e escrever uma mensagem com várias dúvidas.
Nunca deixe o
assunto em branco
De qualquer maneira, assuntos em branco são
sempre malvistos e correm o risco de fazer com que o e-mail seja apagado antes
mesmo de ser aberto.
Mande o e-mail entre
14h e 17h de terça à quinta-feira
Segundo uma pesquisa do site MailChimp, a
maioria das pessoas abre seus e-mails entre 14h e 17h às terças, quartas e
quintas.
Deixe de lado a
conversa de elevador
Não é necessário começar um e-mail perguntando
como foi o fim de semana e comentando sobre o tempo. Seja cortês, mas vá direto
ao ponto.
Mande para apenas
uma pessoa
Se você precisa da resposta de uma pessoa
específica, não inclua vários destinatários no e-mail, esperando que ao menos
alguém responda. São as maiores as chances de ter sua mensagem ignorada ao enviá-la
para muitas pessoas ao mesmo tempo — alguém sempre pode achar que o outro vai
responder.
Informe o prazo
Lembre-se de sempre colocar o prazo quando
escrever um e-mail pedindo uma tarefa para alguém. Mas evite colocar falsos
deadlines apenas para garantir que a tarefa será executada.
Escreva para o
celular
De acordo com uma pesquisa do site Movable
Ink, 65% de todos os e-mails são abertos primeiros em um dispositivo móvel. Isso
significa que são grandes as chances de seu destinatário ler sua mensagem
enquanto corre na esteira ou na fila do pão. Por isso, evite blocos de textos
pesados, prefira parágrafos curtos e muito espaço em branco.
Use tópicos ou listas
Hoje em dia, as pessoas querem perder cada
vez menos tempo lendo. Para facilitar esse trabalho, use tópicos ou faça
listas, que permitam que o texto seja facilmente “escaneável” pelos olhos.
Redes sociais
Isso vai depender do tipo de relação que tem
com o destinatário. Mas, dependendo do caso, pode valer a pena usar as redes
sociais em vez do e-mail. Isso porque, especialmente no celular, é mais provável
que a pessoa ignore uma nova mensagem na caixa de entrada do que um alerta do
Facebook, por exemplo.
Fonte O
Glono Online