Publicar fotos de biquíni, expor opiniões
polêmicas ou até mesmo criticar um time de futebol são atitudes comuns nas
redes sociais. No entanto, quando se mantém colegas de trabalho, principalmente
os chefes, em seu Facebook, Twitter ou outras ferramentas parecidas, estes
tipos de publicação podem comprometer a credibilidade do profissional e até mesmo
por o seu emprego em risco.
Segundo a professora
Denise Delboni, existem mais desvantagens em adicionar colegas de trabalho em
redes sociais do que vantagens
De acordo com a professora da Escola de
Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP),
Denise Delboni, o ato de se conectar com pessoas do ambiente de trabalho em
redes sociais é mais comum entre os jovens. “Para a geração mais nova, é uma
forma de se socializar rapidamente”, diz ela. Porém, Denise lembra que essa
atitude pode apresentar mais desvantagens do que vantagens.
Foi o que percebeu a arquiteta Marina
Fernandez, de 24 anos, quando sua última chefe a convidou para fazer parte de
sua rede de contatos no Facebook. “Eu fiquei pensando 'Ai meu Deus, será que eu
aceito?’. Ela já não era uma pessoa muito agradável no ambiente de trabalho,
então porque eu adicionaria na minha rede social?“, comenta ela. Marina cedeu e
acabou aceitando o pedido de amizade da dona do escritório.
“Uma vez eu peguei uma infecção alimentar e
tive de ficar vários dias fora do escritório. As outras funcionárias falaram
que ela ficava de olho se eu postava alguma coisa no Facebook, para saber se eu
realmente estava doente”, conta Marina, que em outra ocasião, saiu para jantar
com colegas do escritório sem a chefe e também teve problemas. “Alguém postou
uma foto ou fez um check-in [divulgou a localização] e ela viu. No dia
seguinte, ela reclamou e falou ‘ai, saíram e não me convidaram?’”.
Para Douglas Gonçalves, parceiro de mídias
sociais da Havik, o profissional que recebe um pedido de amizade do chefe nas
redes sociais não tem muita escolha, senão a de aceitá-lo. “Você sente uma
obrigação social em adicionar. Em algum momento ele vai perceber que você não
aceitou e isso acaba criando uma situação desconfortável”, comenta.
Com a ajuda de especialistas, o iG criou uma
lista com 13 atitudes que o profissional deve evitar tomar em suas redes
sociais para preservar sua vida pessoal e o seu relacionamento com os colegas
de trabalho. Confira abaixo como manter uma postural profissional em um
ambiente virtual tão descontraído:
- Nunca falar mal da
empresa ou de colegas de trabalho
Este é o maior erro a ser evitado quando
colegas de trabalho fazem parte de sua rede social. “Você perde a liberdade de
falar o que pensa de uma forma muito sincera a respeito da empresa ou mesmo de
colegas de trabalho. Quanto mais pessoas relacionadas ao seu trabalho estão
conectadas a você, mais cuidado é preciso ter”, conta Sílvio Celestino, sócio
da consultoria em treinamento de executivos Alliance Coaching. Muitas
companhias encaram o profissional como um representante da marca, mesmo fora do
ambiente de trabalho. Ao criticar a empresa publicamente, o funcionário põe em
dúvida o profissionalismo e a fidelidade à empresa.
- Não postar fotos
sensuais
“Tanto faz se você tem um superior
adicionado, alguém do mesmo nível hierárquico ou um liderado. Uma foto de biquíni
na praia não pega bem”, comenta Douglas Gonçalves. As fotos íntimas devem ser
compartilhadas apenas com as pessoas mais próximas, para preservar a imagem do
profissional, principalmente se ele trabalha em um setor formal. Esta regra se
aplica também para os homens que postam foto sem camisa no espelho da academia.
- Não postar
assuntos sigilosos da empresa
Comentar informações estratégicas põe em
risco o emprego do profissional e também algum projeto no qual a companhia
esteja trabalhando. Postagens como "Estou trabalhando em um novo projeto
da empresa que vai ser lançado na segunda-feira" podem não parecer
reveladores para seus familiares ou amigos que trabalhem em outras áreas. No
entanto, alguém de uma empresa concorrente pode repassar esta informação e a
situação pode se complicar. Em alguns casos, o profissional assina um termo de
sigilo ao entrar na companhia, justamente para que ele não vaze assuntos
confidenciais para concorrentes.
- Não usar muito as
redes sociais durante o expediente
A estudante Josyelle Moura, de 20 anos,
trabalhava em uma empresa em que o uso do Facebook era permitido e todos os
colegas faziam parte de sua rede de contatos. “Do dia para a noite, bloquearam.
Só que hoje todo mundo tem acesso pelo próprio celular”, conta ela. “Uma vez nós
fomos almoçar e postamos fotos. Então, os chefes foram reclamar que nós estávamos
postando foto durante o expediente”, diz Josyelle. A partir de então, os funcionários
eram obrigados a deixar o celular fora da sala para que ninguém tivesse acesso
ao Facebook. Além disso, uma pessoa ficou responsável por monitorar os perfis
dos colaboradores em redes sociais para saber se eles faziam postagens no tempo
em que estavam lá.
Caso o trabalho não esteja diretamente
relacionado às redes sociais, o ideal é que nada seja postado durante o
expediente. Isso pode passar a impressão de que o funcionário está se
divertindo em vez de trabalhar.
- Não postar "Ainda
bem que hoje é sexta-feira"
Por mais cansativa e estressante que a
semana tenha sido, comentários do tipo “Ainda bem que é sexta-feira” ou “Chega
meia noite, mas não chega 18 horas” podem ser interpretados como uma reclamação
em relação ao volume de trabalho ou ambiente do escritório. Se realmente este
for o problema, é um assunto que deve ser tratado primeiro com o superior, para
manter um diálogo transparente e não transmitir um sentimento de insubordinação
ou até mesmo preguiça. “É um comentário extremamente inocente e você vê até na
televisão os apresentadores de telejornal falando isso, mas pode ser mal
interpretado por seu chefe”, comenta Silvio Celestino.
- Nunca publicar
fotos em que pareça embriagado
“Se a pessoa quer ser reconhecida como alguém
que tem maturidade, é inapropriado mostrar uma foto bêbado, em uma festa ou uma
reunião em que está todo mundo bêbado. Tudo isso pode afetar sua credibilidade”,
adverte Sílvio Celestino. O apropriado é que fotos que possam comprometer a
imagem profissional sejam compartilhadas apenas com os amigos mais próximos. Ainda
assim, corre-se o risco de alguém repassar. Se possível, não se deixe
fotografar alcoolizado.
- Limitar fotos com
colegas de trabalho
Não publique fotos de eventos para os quais
apenas alguns colegas de trabalho foram convidados. “Tem problema de tribo e
disputa de poder. Eu já ouvi comentários do tipo 'Olha, a pessoa frequenta a
casa daquele diretor. Que coisa absurda'. E isso foi dito por adultos, não eram
crianças”, comenta a professora Denise Delboni, da FGV.
- Não convidar seu
chefe sem ter intimidade
Ao adicionar o seu chefe na rede social,
tenha certeza de que vocês têm uma relação próxima o suficiente para
compartilharem informações de fora do ambiente profissional. Caso contrário,
pode-se forçar uma intimidade que não existe. “Têm que ter percepção. Se ninguém
na rede tem chefia em grupo de amigos, não é por acaso. Você tem que avaliar o
tipo de empresa em que você está”, diz Denise Delboni.
Quanto mais pessoas são adicionadas às redes
sociais, com mais cultura e educação diferentes você tem que lidar. Dê opiniões
polêmicas em grupos fechados
- Evitar falar de
assuntos polêmicos
Quanto mais pessoas são adicionadas às redes
sociais, com mais cultura e educação diferentes você tem de lidar. Com colegas
de trabalho a situação é mais agravante, pois normalmente não se possui muitas
informações sobre as posições que eles tomam em relação a assuntos que não
envolvam o lado profissional. Para não desrespeitar a cultura e crença de ninguém,
o melhor é não opinar sobre assuntos polêmicos, como religião ou política. “É melhor
manter grupos fechados, nos quais você inclua familiares e amigos mais próximos
e nesses grupos você faz os comentários com mais liberdade”, aconselha Silvio
Celestino.
- Não paquerar
colegas de trabalho
Não estar no escritório não significa que
você tem mais liberdade para paquerar algum colega de trabalho. A relação deve
ser tratada da mesma maneira. No dia seguinte, você vai encontrá-lo de novo e
sua atitude pode criar uma situação desconfortável para ambos.
- Não cometer erros
de português
O ambiente virtual permite que a linguagem
seja mais descontraída, mas isso não significa que é aceitável esquecer as
regras gramaticais ou usar palavrões. “Tudo fica visível nas redes sociais. Desde
a educação até a falta dela”, brinca Denise Delboni.
- Não falar mal de
empregos e chefes anteriores
Segundo Douglas Gonçalves, esta atitude pode
prejudicar o profissional futuramente. “Você não sabe o dia de amanhã. Muitas
contratações são feitas a partir de indicação, então você pode estar fechando
portas”, conta.
- Mantenha sua
identidade
Para finalizar, o uso moderado das redes
sociais não pode significar a perda total da sua identidade nas ferramentas. Usar
sabiamente o Facebook, Twitter ou outras redes pode até beneficiar as relações
profissionais. “Emitir uma opinião madura e bem embasada a respeito de um
assunto que diz respeito à empresa, ou alguma notícia que por ventura tenha
impacto para você ou para sua, vai ser bem interpretado”, comenta Silvio
Celestino.
Para Giuliana Tranquilini, sócia da Be! Better
People, empresa de recrutamento por meio de redes sociais, o profissional tem
de saber expor quem ele é de verdade. “As pessoas falam que existe a vida nas
redes sociais e a vida real. Não, tem de ser uma coisa só. Não crie um perfil
daquela pessoa que você gostaria de ser. Aproveite as redes sociais para
mostrar os seus valores”, aconselha ela.
Por Murilo Aguiar
Fonte iG Carreiras