Receber um feedback negativo costuma ser uma
coisa horrível. Afinal, quem gosta de saber que seu trabalho precisa ser
melhorado? Que o que foi feito não está de acordo com o que foi pedido?
Pesquisas publicadas pela Harvard Business
Review mostram uma visão interessante sobre como funcionários recebem um
feedback. Muitos chefes evitam dar um retorno sobre se o trabalho foi realizado
de forma satisfatório - porém, muitos esperam por isso. E eles não querem ouvir
apenas comentários banais. Normamente, procuram algo a mais.
Enquanto, 43% das pessoas entrevistadas
disseram esperar apenas elogios como retorno, 57% afirmaram esperar um feedback
mais rígido de seu chefes. E por que a maioria prefere isso? Pelo o que 72% dos
entrevistados explicaram que uma crítica pode ajudar a melhorar o desempenho no
trabalho.
Porém, não são todas as pessoas que lidam
bem com as críticas e esperam com ansiedade por um retorno de seus chefes. Afinal,
receber um feedback negativo, na prática, é bem diferente do que na teoria. E
se você se encaixa no grupo que precisa aprender a lidar melhor com situações
desse tipo e transformar as críticas em motivação para a sua carreira confira
as dicas da Fast Company:
Controle seus
sentimentos
Segundo Rebecca Zucker, sócia da consultoria
de liderança Next Step Partners, quando um feedback não é dos melhores, você
deve ficar atento às suas emoções. “Isso dói, mas tente entender por que você
se sente assim. ‘É por que eu me senti envergonhado pela situação?’ ‘É por que
eu dei duro para fazer este trabalho e acredito que não estou conseguindo um
reconhecimento merecido?’”, diz Zucker.
Reações negativas são normais, mas não são
as melhores para momentos de feedbacks – especialmente porque muitas vezes quem
está lhe dando um retorno pode não ter uma boa habilidade para saber comunicar
aquilo de melhor forma possível. Então, tente não colocar seus sentimentos como
barreira à uma conversa que pode sim ser construtiva. Se você sentir que está
ficando irritado e que expor isso pode piorar a situação, ouça a crítica, tire
um tempo para processar a informação e deixe para pensar em uma resposta depois.
Escreva o que foi
dito durante a conversa
Anotar o que seu chefe está te falando pode
ajudar a captar melhor a mensagem que está sendo passada, diz Tawanda Johnson, presidente
e CEO da consultoria de recursos humanos RKL Resources. As anotações podem dar
a chance de você repensar aquilo que foi dito quando tiver mais tempo - e
estiver mais calmo. Além disso, é sempre bom anotar para ver posteriormente se
alguma dúvida ficou pendente e se você quer discutir depois um ponto específico.
Esclareça o que for
necessário
Em algumas situações, o feedback é justo e
importante para melhorar o seu trabalho. Em outras, porém, não servirá para
nada e o resultado pode até ser mal interpretado. Conforme você ouve o que está
sendo dito, tente permanecer focado em um objetivo, aconselha o especialista em
ambiente corporativo, Andrew Faas, autor de From Bully to Bullseye: Move Your
Organization Out of the Line of Fire. Pense na dinâmica do seu ambiente de
trabalho. Seu supervisor realmente tenta te ajudar a crescer? Ou você está em
um ambiente onde é frequentemente criticado por coisas que estão fora de seu
alcance? Se você se encaixa na primeira pergunta, é hora de trabalhar para
descobrir como melhorar. Mas, se você se encaixa na segunda situação, você
precisa se proteger contra as críticas injustas e não deixar que elas te
desmotivem enquanto decide se este é o local de trabalho certo para você.
Não economize nas
perguntas
Receber um feedback negativo não significa
que está tudo acabado, principalmente quando você é surpreendido e não tem
nenhuma chance de fazer uma pergunta ou responder a um o comentário. Tente se
apegar aos fatos e não leve para o lado emocional. Se seu chefe disse que você
precisa melhorar suas habilidades de se organizar no dia a dia e você não tem
certeza o que isso significa na prática, peça para ele dar um exemplo, defende
Johnson.
Você poderia perguntar algo como: “O que eu
posso fazer de maneira diferente para melhorar?”, ela disse. Dessa forma, você
tem certeza de que seu foco e seus esforços estão concentrados no caminho
correto. Se seu chefe está falando sobre uma melhor organização no
gerenciamento de projetos e você achar que o problema pode ser a bagunça da sua
mesa, você com certeza está se concentrando em melhorar a coisa errada.
Peça ajuda
Se alguns obstáculos estão impedindo que
você melhore, compartilhe-os, diz Faas. Você pode estar precisando de um
treinamento extra, ou podem existir fatores que seu chefe desconhece. Se você
está com problemas pessoais, que estão afetando seu trabalho, ou se você tem um
projeto que está ocupando a maior parte do seu tempo e atrapalhando sua
performance, seu chefe pode não perceber isso. Conte estes problemas para
alguém e discuta com essa pessoa o que você precisa fazer para superá-los e, assim,
conseguir melhorar o trabalho que realiza e entrega.
Monte um plano
Como você pode garantir que um erro não
aconteça novamente ou que uma qualidade melhore? Estruturando um plano com
metas para que você tenha um compromisso maior e garanta que exista progresso
nas suas atividades. Uma vez que você saiba quais são seus compromissos, olhe
para o que precisa fazer na prática para melhorar o que está errado, diz
Johnson.
Peça por mais
reuniões e acompanhamento
Zucker diz que muitas vezes funcionários
ficam assustados com o acompanhamento de seus chefes depois de receberem um
feedback negativo. “Eu acho que é perfeitamente aceitável responsabilizar seus
chefes.”, diz ela. "Mas você não deve ficar com medo de conversar com eles
sobre as atividades que está desenvolvendo, você pode e deve querer solicitar
uma reunião de acompanhamento ao menos a cada 60 dias para analisar o progresso
e obter um feedback adicional. Um bom líder gostaria disso”, diz ela.
Fonte Época Negócios