Saiba como agir
diante de situações que exigem desenvoltura e crie uma imagem positiva em
qualquer ambiente
O ditado “a primeira impressão é a que fica”
deve ser levado à risca quando o objetivo é se tornar uma pessoa lembrada pela
educação e pelo carisma. Saber se comportar em diferentes ocasiões e locais,
seja em eventos coorporativos, sociais e até do ciclo familiar, é um
diferencial que faz toda diferença.
“As empresas buscam perfis que tenham boa
desenvoltura, saibam conversar e se comportar em diferentes situações. Isso
ajuda a crescer e a fazer bons contatos”, afirma o consultor de RH Giovanni Falcão,
da Top Quality. Por conta disso, um simples happy-hour ou a festa de final de
ano da empresa podem contar na hora de receber uma promoção.
Happy-hour: evento é
oportunidade para fazer contatos e estreitar laços
Mas ter desenvoltura para navegar bem em
diversas situações não é importante apenas no ambiente coorporativo.
“Gentileza, educação e bom humor cabem em
qualquer lugar. Uma pessoa que consegue agregar essas qualidades, com certeza,
terá mais sucesso pessoal e profissional", diz a consultora de etiqueta Célia
Leão. Segundo ela, os brasileiros ainda têm muitas dúvidas de como devem agir
diante de situações que exigem um pouco mais de traquejo social.
“Esse nosso famoso jeito caloroso de ser
pode nos ajudar a conquistar simpatia, mas não nos prepara para termos um convívio
social adequado em momentos que exigem sobriedade”, completa.
Para ajudar a entender os códigos de
etiqueta e comportamento que farão de você uma companhia agradável, separamos a
seguir dicas infalíveis para diferentes locais e ocasiões, confira!
Se você é o
convidado
– O primeiro passo para frequentar qualquer
ocasião é receber um convite. “Se não foi convidado, esqueça. Se sim, é impreterível
que você ao menos responda se pretende ou não ir à festa”, explica Célia. O seu
anfitrião precisa planejar o evento, por isso é importante saber quantas
pessoas estarão presentes.
– Se o chefe ou colega lhe entregou um
convite pessoal, isso mostra que você é uma pessoa importante. “Neste caso é de
bom tom comparecer, mesmo que de maneira breve”, alerta Giovanni. Se o convite
for afixado no mural da empresa ou enviado por meio eletrônico, para todos na
empresa, a presença é dispensável.
– Mesmo que você não vá à festa, compre um
presente simbólico e entregue ao colega. No caso de convite coletivo, o mais
usual é realizar a famosa “vaquinha” e comprar um presente único em nome do
departamento.
– Convites para happy-hour são uma boa
oportunidade de socialização. Segundo Giovanni, é uma chance de socializar e
criar um relacionamento que possa fortalecer os laços da equipe. Por isso,
dizer não sempre que chamado para aquela cervejinha após o expediente pode ser
entendido como uma atitude arrogante e pouco agradável. O mesmo vale para
festas oferecidas pela empresa.
– Está com dúvidas do que vestir? Se o
convite não especificar, pergunte ao anfitrião. Já se for um evento de
trabalho, vista-se de acordo com os códigos de sua profissão.
Em eventos
coorporativos
– Não seja o primeiro a chegar e nem o último
a sair. Se for uma situação formal, como almoço com um cliente, pontualidade é essencial.
Se for atrasar, avise!
– Na hora de pagar a conta, a
responsabilidade é de quem convida. No entanto, é de bom tom que a outra parte
se ofereça para pagar sua parte.
Na festa da firma: nada
de dancinha sensual no meio da pista
– É evidente que, em qualquer evento de
trabalho, seu comportamento está sendo vigiado. Então cuidado com atitudes que
possam gerar assunto na empresa, como sua bebedeira ou aquela dança sensual no
meio da pista.
– Alguém está dando em cima de você ou está agindo
de forma inconveniente. Use o humor para sair da situação e afaste-se da pessoa.
Não entre em conflito.
– Para as mulheres: nada de colocar bolsa
sobre a mesa e nem dar para o acompanhante carregar. Bolsas devem ficar no colo
quando a mulher está sentada. Ao servir-se numa mesa ou quando estiver em pé,
use a alcinha interna que as bolsas de festa têm.
O que comer
– Em qualquer situação, evite comer demais. “Seja
em uma festa ou barzinho, coma moderadamente. Se você tem bastante apetite, faça
um lanche antes ou após o evento, mas jamais exagere na frente dos outros”,
alerta Célia.
– Alimentos que podem causar mau hálito estão
proibidos, principalmente se o local for pequeno e as pessoas estiverem
sentadas próximas umas das outras.
– Não gostou da comida ou ela leva algo que
você não suporta? Então coma os acompanhamentos ou aquilo que você gostar. Jamais
comente com o anfitrião. Também não vale ficar escolhendo o que pegar em uma
bandeja, isso é indelicado com quem preparou a comida.
– Saladas, pães e grãos (como amendoim) são
um perigo para deixar vestígios nos dentes. Procure o banheiro mais próximo
para checar se nenhum restinho está estragando seu sorriso.
– Se você nunca provou caviar na vida evite
fazer isso num momento em que precisa causar boa impressão. “Se não está acostumado
com o sabor de algo e tem dúvidas se vai gostar, não coloque no prato. Desperdício
de comida é feio e é indelicado” – orienta Célia.
– Salgadinhos e canapés são feitos para
pegar com a mão. O guardanapo é para limpar os dedos e não para segurar a
comida.
O que beber
– De novo a regra do “menos é mais” cabe
aqui. Nada de exagerar na bebedeira, excessos com álcool denotam descontrole
emocional e personalidade frágil.
– Destilados não são adequados para o dia. Além
de fortes, pesam no estômago e são um convite para acabar com seu humor.
– Se a festa é informal, em uma residência
por exemplo, sem contar com serviço de garçom ou equipe, cuide de seu copo. Sejam
eles de vidro ou descartáveis, não saia espalhando copos sujos por todos os
cantos.
– Ao ser servido, jamais procure olhar o rótulo
da bebida ou pergunte a marca. A não ser que seja um evento de degustação de
vinhos, este tipo de pergunta é grosseira.
– Vinho tinto em excesso deixa seu sorriso
manchado. Cuidado!
Sobre o que falar
– Se estiver em um evento com colegas de
trabalho, fora do ambiente coorporativo, evite falar sobre a rotina da empresa.
“Nada mais chato do que uma pessoa que só fala sobre trabalho o dia todo.” – diz
Giovanni.
– Assuntos polêmicos como futebol, religião
e política só cabem se você tiver intimidade mínima com seu interlocutor. Também
não vale falar sobre o clima. Se não souber por onde começar, faça um elogio
sobre a decoração, comida ou mesmo um comentário amigável sobre o anfitrião.
– Lembre-se: você está numa festa, não na
delegacia. Não bombardeie as pessoas com perguntas como “onde você trabalha?”, “de
onde conhece fulano?” ou “o que você estudou?”
– Não crie intimidade forçada. Não pega bem
falar da relação complicada que você tem com seus pais para uma pessoa que não
pertence ao seu círculo de amigos.
Em eventos íntimos
– Primeira vez na casa da (do) namorada (do)?
Converse com ele e leve uma lembrança para os sogros. Sua simpatia vai aumentar
muito com um vaso de flores e um vinho, por exemplo.
– Sempre se ofereça para tirar a mesa ou
lavar a louça. No entanto, se o anfitrião disser não, não insista.
Almoço íntimo: sempre
se ofereça para ajudar o anfitrião
– Não se sirva de nada que não lhe é oferecido.
“Você comeu um pedaço de torta e quer repetir? Só o faça se lhe for oferecido,
afinal, você não sabe se a quantidade disponível é suficiente para todos os
convidados e você não vai querer comer o pedaço do seu anfitrião, certo?”,
ensina Célia.
– Foi convidado para um almoço ou jantar?
Ofereça-se para levar uma sobremesa ou bebida. Mesmo que quem convide não
aceite, leve algo, como uma caixa de bombons.
– Jamais frequente eventos íntimos, como chá
de panela, de pessoas que não são próximas de você. Agradeça o convite e dê um
presente, mas não vá.
Em visitas no
hospital
– Visitas para recém-nascidos e doentes
devem ser feitas no hospital, nunca em casa. É o local onde a pessoa tem apoio
especializado e não precisa se preocupar com “receber bem”. O tempo é de 10 a 15
minutos. Mais que isso, só para familiares.]
– Não é obrigatório levar algo, mas é de bom
gosto. Não arrisque com flores ou alimentos, pois muitos hospitais proíbem. Opte
por um livro, revista ou lembrança simbólica.
Em viagens
– Ao se hospedar na casa de alguém, lembre
que você não pode alterar a rotina de quem vive ali. Sendo assim, respeite os
horários dos anfitriões. Nada de dormir tarde ou acordar cedo demais.
– Leve aquilo que você gosta de comer, como
doces ou bebidas, em quantidade suficiente para todos da casa. Jamais chegue de
mãos vazias.
– Cuide da limpeza e organização do seu
quarto. Não abra armários ou a geladeira sem a permissão de seu anfitrião.
– Após retornar, envie um cartão ou lembrança
de agradecimento pela estadia.
– Em viagens coorporativas não se esqueça de
cumprir horários e de vestir-se adequadamente para as atividades, porém com
discrição e bom senso.
– Em viagens com a família da namorada/o,
quem define as regras sobre o casal dormir ou não no mesmo quarto são os donos
da casa. Em caso de dúvidas, pergunte.
Se você é o anfitrião
– Receber é uma arte. Certifique-se de
conhecer os gostos de seus convidados e providenciar comidas e bebidas que
agradem a todos.
– Lembre-se de pensar em lugares para
sentar, talheres e utensílios e comida e bebida suficientes.
– Vista-se de maneira elegante, sem exageros.
“Quem deve brilhar são seus convidados. Afinal, ninguém fica em casa com anéis
de diamantes e rolex, não é?”, brinca Célia Leão.
– Avise seu convidado das principais rotinas
da casa, bem como horários de refeições e sobre o que ele pode ou não fazer,
apresentando-lhe todos os cômodos.
No final, o mais importante é ter em mente
que a gentileza gera mais gentileza. “Basta a pessoa ter em mente que seu espaço
termina onde começa o do outro. Bom senso e uma pitada de solicitude deixam
tudo mais fácil” – finaliza a consultora.
Por Erisson Rosati
Fonte iG Comportamento