Autora de “A Força
dos Quietos” revela as estratégias bem sucedidas de influência usadas por
pessoas introvertidas
Engana-se quem pensa que é preciso ser
tagarela para influenciar pessoas. Acredite, não é em cima de um pedestal e
gastando todo o seu “latim” que alguém vai convencer outra pessoa a fazer algo.
Vender ideias e engajar pessoas não acontece
da noite para o dia. É um processo que vai muito além de uma voz forte e uma
postura extrovertida. É o que defende Jenniffer Kahnweiller no livro “A Força
dos Quietos” (Editora Gente).
Mas como é possível combinar silêncio e
impacto em uma personalidade tímida? A autora indica seis “forças” estratégicas
que ela percebeu no perfil dos chamados influenciadores silenciosos:
1 O momento de silêncio
“Os introvertidos iniciam sua jornada exatamente
onde pensam e recarregam melhor suas energias: em silêncio”, escreve Jenniffer.
Por quê? De acordo com ela, são momentos de
reflexão que estimulam a criatividade, ampliam a compreensão do outro e ajudam
a manter o foco no que realmente interessa.
Pesquisas já comprovaram que as melhores
ideias emergem da solidão, segundo a autora. O silêncio, defende, é terreno fértil
para a inovação.
No livro “O Poder dos Quietos”, Susan Cain (citada
por Jenniffer) destaca um ponto em comum entre o naturalista Charles Darwin e
Steve Wozniak, criador do primeiro PC: suas descobertas mais famosas tomaram
forma em momentos de silêncio.
2 Preparação
Ainda na quietude, os silenciosos “fazem o
dever de casa”. Estudam, ampliam o seu conhecimento tendo base para fortalecer
pontos de vista.
São especialistas, por excelência. E é assim
que mostram seu valor e ganham a confiança de seus pares, diz a autora.
3 Escuta atenta
Ouvir o que o outro tem a dizer pode ter
efeitos de influência mais duradouros do que apostar em um monólogo.
A partir da observação atenta do discurso, é
possível captar os sinais (sutis) que as pessoas emitem e ajustar a postura
para ganhar o poder de influência.
Influenciar é o gesto de dar e receber. E é ouvindo
o que a outra tem a dizer que é possível saber o que é importante para ela e,
assim, identificar a moeda de troca (item essencial do processo de influência).
4 Conversas Focadas
Depois de ouvir, é sua hora de falar. Encorajar,
oferecer apoio, aprender e estimular o aprendizado do outro são algumas das táticas
de conversa bem-sucedidas reunidas pela autora.
Jenniffer também destaca que influenciadores
silenciosos conseguem, a partir dessas conversas, avançar na solução de
problemas e no enfrentamento de conflitos.
5 Escrita
Para muitos introvertidos, a escrita é uma válvula
de escape poderosa. Influenciadores silenciosos, segundo a autora, usam esta
habilidade a seu favor.
Para isso, lançam mão de algumas táticas: conhecer
e adaptar o texto ao seu público alvo, coerência e coesão impecáveis e
argumentos persuasivos.
6 Plano de Mídias
Sociais
As mídias sociais são aliados “de peso” e os
influenciadores silenciosos sabem disso, segundo a autora.
Isso porque elas permitem que tímidos
organizem seus pensamentos (ao seu ritmo) e decidam o que e onde compartilhar
ideias e argumentos. É uma forma de se expor de maneira mais controlada.
“Também permitem que aqueles que hesitam em
falar em público tenham a oportunidade de se comunicar e colaborar com centenas
de pessoas e até milhares de pessoas ao redor do mundo”, escreve Jenniffer.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com