Os riscos de fraude por uso de documentos
roubados ou perdidos, clonagem de informações e uso de conta corrente e cartão
de crédito por pessoas mal intencionadas são potencializados com as transações
realizadas pela internet e o uso de eletrônicos como tablets ou smartphones. São
frequentes notícias de desmonte de quadrilhas especializadas em fraudes bancárias,
que trazem transtornos para as pessoas e prejuízos às instituições financeiras.
Por conta disso, é preciso ficar atento a qualquer movimentação fora do comum
em contas bancárias. "Recomendamos que todos sempre acompanhem suas
movimentações bancárias e cuidem da segurança de suas informações”, alerta
Claudio Conceição, consultor de Negócios de Finanças e especialista em crédito
na TransUnion Brasil - empresa responsável pelo desenvolvimento de softwares e
soluções para automação de análise de crédito, risco e fraude. A seguir, veja
seis passos que ajudam a combater a fraude bancária, segundo o especialista.
1. Monitore sua conta
Acompanhe todas as suas movimentações bancárias.
Monitore a sua conta para identificar potenciais movimentações estranhas.
2. Não responda
mensagens
Tenha atenção com os contatos feitos por
instituições financeiras, por telefone e especialmente por e-mail. Não se deve
responder mensagens que demandam confirmação ou entrega de dados cadastrais ou senhas.
3. Suspeite de
contatos
Desconfie de ligações de credores, se você não
tem dívida. Um criminoso pode ter usado sua identidade para abrir contas ou
fazer compras, deixando as dívidas para você. Crianças e idosos também podem
ser alvos para ladrões que operam dessa forma.
4. Desconfie de
problemas online
se você não conseguir acessar a sua conta
online, entre em contato imediatamente por telefone com o seu banco. Alguém
pode ter roubado sua senha na tentativa de usar sua conta.
5. Proteja seu acesso
Instale programas antivírus e sistemas de
proteção contra malware. Softwares maliciosos podem estar armazenando as suas
informações enquanto você navega. Existem programas que podem ajudar a prevenir
isso.
6. Salve seus
contatos
Mantenha registro das conversas com
ouvidorias dos bancos em caso de problemas. Anote o número do protocolo e cobre
prazo para resolução de eventuais problemas.
Por Nair Eulália Ferreira da Costa
Fonte MSN.com