Confira as atitudes
e os comportamentos que mais incomodam o expediente dos profissionais, segundo
especialista em etiqueta
Irritação: fofoca,
indiscrição, arrogância, atrasos frequentes e oportunismo são alguns dos
comportamentos que mais incomodam
Conviver bem em grupo no ambiente de
trabalho é uma arte em que nem todo mundo têm maestria.
É raro encontrar um profissional que não
tenha uma história de difícil convivência e de atitudes irritantes de colegas
de trabalho.
Pensando nisso, EXAME.com pediu a Maria
Aparecida Araújo, proprietária da Etiqueta Empresarial Executive Manners
Consulting, para citar os comportamentos que mais incomodam as pessoas no
trabalho.
A lista é longa, confira e veja se você também
não corre o risco de ser o chato do escritório:
1 Atrasar (sempre)
É difícil manter uma pontualidade britânica
com engarrafamentos bem brasileiros para enfrentar todos os dias nos grandes
centros urbanos. Mas, fazer do atraso a regra pode ser bem irritante para quem
precisa ficar esperando.
“A noção de tempo, no Brasil, de maneira
geral, não é muito rígida, sendo mais flexível”, diz a especialista em etiqueta
profissional.
2 Os indiscretos e
os fofoqueiros
“Apesar de já ter ouvido pseudo-consultores
dizerem que fofoca é saudável no ambiente de trabalho, porque permite que as
novidades corram, geralmente só coisas depreciativas são propagadas”, diz Maria
Aparecida.
Divulgar assuntos sigilosos e fazer perguntas
deselegantes ou indiscretas também são fonte de desconforto no escritório, de
acordo com ela.
3 Falar demais
Nada mais irritante do que estar concentrado
em uma atividade e ser interrompido a todo o momento pelo colega que deseja
contar os seus feitos e suas histórias deste de outros carnavais.
“Há pessoas que falam demais, sem se tocar
que estão sendo desagradáveis”, diz Maria Aparecida.
E quando a sua mesa é de frente para o
cantinho do café, obrigando-o a conviver com as rodinhas e os animados grupos
de bate papo que se formam por ali?
Depois da quarta rodinha em menos de 2
horas, a irritação começa a dar sinais mais claros.
4 Conquistadores de
plantão
Roupas insinuantes, atitudes provocantes. Este
tipo de comportamento, de apostar na sedução para chegar onde se quer, também é
observado pela especialista como um dos que mais incomodam.
5 Bajuladores,
oportunistas, falsos e carreiristas
Alguns apostam na bajulação como meio de
subir mais rápido na carreira. Nada mais irritante do que conviver com um
colega de trabalho assim.
Outros lançam mão de estratégias
oportunistas que muitas vezes acabam em homéricas “puxadas de tapete”. “E há os
vulgos traíras”, acrescenta Maria Aparecida.
Uma atitude bastante comum do oportunista é manter
o radar ligado para os erros, dos outros, é claro. “São pessoas que ficam
atentas a qualquer falha e tiram partido disso para se promover”, explica. No
mundo corporativo, também não faltam histórias de apropriação indébita de
ideias e iniciativas.
E, por fim, os carreiristas, que identificam
relações internas de poder e sabem muito bem tirar proveito delas.“Sob o lema ‘os
fins justificam os meios’, são pessoas que se valem de expedientes escusos para
subir na carreira”, explica Maria Aparecida.
6 Os piadistas
Senso de humor é uma virtude celebrável, mas
há sempre aqueles que “perdem a mão” e partem para brincadeiras de mau gosto ou
apostam em piadas que ofendem.
Escatologia e preconceito lideram a lista de
temas que mais incomodam. “É preciso pensar que o senso de humor varia de
pessoa para pessoa”, diz Maria Aparecida. O que faz um amigo “rolar de rir no
chão” pode ofender um colega de trabalho.
7 Encher a caixa de
e-mails com mensagens desnecessárias
Ainda há quem considere o e-mail corporativo
uma espécie de WhatsApp do escritório. Sobrecarregar a caixa de entrada dos
colegas com mensagens desnecessárias dentro e fora do expediente tira muita
gente do sério.
“Muitas vezes pessoas que não fazem parte do
contexto são incluídas nos destinatários”, diz Maria Aparecida.
8 Sobrecarregar o
olfato alheio
Incenso, plantas aromáticas, perfumes e
odores corporais acentuados incomodam o nariz alheio.
Alimentos com cheio forte também deveriam
ser banidos da mesa de trabalho. “Cabe também às empresas prover um local
adequado especificamente para refeições dos funcionários”, diz Maria Aparecida.
9 Os barulhentos
Ninguém quer um clima de silêncio sepulcral
no escritório. Mas muito barulho por nada é irritante.
Em tempos de espaços amplos e coletivos de
trabalho, celulares de tocam alto e insistentemente, conversas no modo viva-voz
e gritaria são grandes vilões da concentração.
O mesmo ocorre com aqueles barulhinhos
obsessivos. “Tamborilar os dedos, bater a caneta, amassar embalagens e cantar
alto”, cita a especialista.
10 Os pegajosos
Tem gente que adora encurtar a distância física.
Abraçar, beijar, apostar na proximidade ao falar são hábitos que podem ser
aceitáveis para uns e desagradáveis para outros, diz a especialista.
Tapinha nas costas, mão ao redor do pescoço
e outros tipos de toques, comuns na cultura brasileira, podem incomodar quem não
está acostumado ao “calor humano”.
11 Pegar o que é dos
outros e não devolver
Voltar de férias pode ser um pesadelo para
quem convive com pessoas deste tipo. É a sua cadeira que sumiu, as canetas que
desapareceram, o mouse e o teclado que foram trocados na sua ausência.
Pedir dinheiro emprestado e nunca devolver
também é um hábito irritante. “Estar sempre sem dinheiro no happy hour, mas
comer e beber deixando que os outros paguem, por exemplo”, cita a especialista.
12 Quando adiar é o
lema
A reunião que era para hoje, mas foi ficando
para amanhã e que vai ser remarcada, depois de amanhã, para a próxima semana.
O projeto que não sai nunca no prazo, o
relatório que era para a semana passada, mas será entregue na próxima.
Não é só no que diz respeito aos
compromissos e reuniões que o atraso incomoda. Postergar a entrega de tarefa
pode prejudicar uma equipe inteira, diz Maria Aparecida, assim como fazer tudo
de última hora.
13 O sempre ausente
Quando a ausência não justificada é um hábito,
o incômodo fica evidente. Afinal, para que não haja prejuízo nos processos alguém
tem que trabalhar mais para que a falta do colega não prejudique a
produtividade do setor ou do departamento.
14 O arrogante e/ou
dono da verdade
Aquele profissional que se acha o máximo e
conta vantagem o tempo inteiro não passa despercebido.
Seu comportamento irrita a todos os que
percebem os contornos da sua arrogância. “São pessoas que querem se sobressair
a qualquer preço”.
Quem insiste em ser o dono da verdade também
é notado pela chatice desse comportamento, logo de cara.
“Interrompem as pessoas, geralmente para
contradizê-las. Criticam muito, e, na maior parte das vezes, quando têm plateia”,
explica Maria Aparecida.
Um comportamento recorrente em pessoas deste
tipo é humilhar as outras pessoas, diz a especialista. “Nas reuniões multinível,
humilham os colaboradores de escalão mais baixo”, diz ela.
15 Os “caixas de
Pandora” e os “profetas do Apocalipse”
Falar apenas coisas negativas, semear discórdia,
jogar uns contra os outros. Estes são as principais “atribuições” dos
profissionais classificados por Maria Aparecida como “caixas de Pandora” do
escritório. “São pessoas muito nocivas e que acabam com o clima interno de
qualquer empresa”, explica.
E quem se lembra da hiena Hardy, o símbolo máximo
do pessimismo imortalizado nos desenhos Hanna Barbera ? “Ó vida, ó azar” é o
seu bordão mais famoso. “Os Hardys do escritório são aqueles que só chegam
dando notícia ruim e reclamam de tudo”, diz Maria Aparecida.
Demissões em massa, o novo chefe que é um
monstro e a iminência de falência da empresa são algumas de suas notícias
preferidas.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com