segunda-feira, 13 de novembro de 2017

ETIQUETA 3.0 - COMO VOCÊ SE COMPORTA NA INTERNET?

O livro que analisa e dá dicas de como se comportar nas mídias sociais

Vivemos em um mundo conectado. Estabelecemos relacionamentos reais e virtuais. A internet permite que as relações virtuais sejam preponderantes e cresçam em ritmo assustador. As pessoas se associam às mídias sociais, formam redes de contatos de amigos e/ou colegas e despejam ali tudo que, muitas vezes, não teriam coragem de falar pessoalmente. Twitter, Facebook, Linkedin, Instagram, entre outras, modificam a rotina das pessoas, estreitam laços afetivos e, também, amplificam conflitos que envolvem estas relações.
Muitas vezes, quem possui perfis virtuais acaba esquecendo alguns valores que a vida real exige e se comporta de maneira inadequada no ambiente digital. Prova disso são alguns casos curiosos que já apareceram nos veículos de comunicação em geral, como, por exemplo, o desconforto da apresentadora Xuxa ao ver um tweet de sua filha sendo zombado por conta de um erro de português ou ainda, o comportamento mal intencionado de usuários, que se mascaram através da internet para fazer insultos ou assumir posturas que não seriam aceitas na vida real.
E é exatamente sobre o comportamento virtual que os autores Ligia Marques e Hegel Vieira Aguiar escreveram o livro Etiqueta 3.0, que apresenta dicas e exemplos para todos que utilizam as redes sociais e se preocupam em manter um relacionamento cordial com as pessoas.
“O código de conduta básico do usuário das mídias sociais sugere que o mesmo seja autêntico, transparente. No entanto, este conselho, quando mal interpretado, pode dar origem a postagens totalmente impróprias. As mídias sociais estão à disposição de todos, mas para evitar cometer gafes cibernéticas, sofrer críticas mais severas ou perder seus seguidores, amigos, ou talvez até seu emprego, procure ouvir, informar-se, conhecer, perguntar e tirar dúvidas”, aconselham os autores.
Com capítulos que convidam a pensar sobre a personalidade real e a virtual, a publicação ensina a definir os objetivos nas mídias sociais e ajuda a construir uma personalidade digital ética, interessante e correta. Etiqueta 3.0 pode ser encarado como um manual imprescindível, recheado de dicas e truques para manter a elegância e a discrição ao usar o computador para estabelecer relações pessoais.
Por se tratar de um assunto em constante evolução, o livro inova com um conteúdo extra e complementar hospedado no site www.etiqueta3ponto0.com.br,, sempre atualizado pelos autores.
Por Ligia Marques - www.ligiamarques.com.br e Hegel Vieira Aguiar 
Fonte INC Empreendedor