1. Ser perseverante
Implementar
o seu sonho não é tão fácil quanto você pensa que é. Leva anos. E muito mais se
você não se manter focado, organizado e entender que você não conseguirá
crescer de verdade se não arriscar de vez em quando, enquanto mantém a cabeça
no lugar nos momentos de crise.
2. Saber valorizar o trabalho em equipe
Um
pequeno escritório nunca tem internamente todos os recursos que precisa.
Portanto, é essencial ter uma equipe de pessoas que possa pedir ajuda quando os
problemas e dificuldades aparecerem. Tenha mentores para as áreas de marketing
jurídico, finanças, produção jurídica, recursos humanos, tecnologia e toda área
que você julgar necessário.
3. Manter o foco
Um
escritório de advocacia só consegue prosperar quando se mantém focado naquilo
que ele sabe fazer de melhor. Não insista na clínica geral, no “fazer tudo para
todos”.
4. Manter-se constantemente informado
Todos
os dias acontecem eventos que afetam os negócios dos seus clientes. Se você
quer realmente prestar um excelente serviço jurídico, você precisa manter-se
atualizado sobre as tendências do mercado, jurídico ou não, e implementá-las
antes mesmo de o seu cliente saber. O conhecimento pode diferenciar você dos
seus concorrentes.
5. Entender que comunicação é chave para o sucesso
Tenha
certeza que você sempre fala de uma maneira clara, simples e consistente. Todo
e qualquer processo de comunicação envolve documentar o que aconteceu entre
você e o seu cliente para que não exista qualquer mal-entendido no futuro.
Ambos os lados devem estar sempre cientes sobre as respectivas expectativas
6. Entender que dinheiro é fator crítico
É
sempre bom tratar as finanças do escritório com o rigor necessário e reservar
uma verba para os eventos que você não imagina que possam acontecer. Por outro
lado, não tenha medo de investir dinheiro onde você acredita que trará retorno.
7. Ser honesto e íntegro o tempo todo
Acima
de tudo, você precisa ser verdadeiro. Desonestidade é sinal de fraqueza, sem
mencionar que é a pior estratégia de marketing que pode existir. Se os seus
clientes souberem que você será sempre verdadeiro com eles, nunca terão dúvidas
sobre acreditar em você. Uma excelente reputação jurídica leva anos para
desenvolver, mas segundos para ser destruída.
8. Ser um aprendiz sempre
O
mundo está em constante movimento, e para você adaptar-se a ele e manter-se à
frente dos seus concorrentes, você precisa ser um eterno aprendiz. Aprenda
sobre economia, sobre gestão, sobre negócios, sobre biotecnologia, sobre
tecnologia, sobre a Floresta Amazônica. Aprenda! Aprenda! Aprenda!
9. Trabalhar pelo sucesso dos outros
Nunca
esqueça o porquê de um advogado existir: ajudar os clientes a resolver os
problemas que eles têm. E lembre-se: “faça o bem e jogue no mar”. O que vai,
volta!
10. Fazer Marketing Jurídico
Nunca
pare de fazer o marketing do seu escritório. Procure constantemente por novos
negócios dentro dos atuais clientes, novos clientes e novos mercados para
servir. Inove!
Assim,
em um mundo sem heróis e de conceitos deturpados sobre o bem e o mal, prevalece
a máxima socrática: conhece-te a ti mesmo. Conhecendo nosso espírito e buscando
a luz do mundo (conhecimento e repertório), seremos o que desejamos: pessoas
dispostas a mudar a ordem do tempo e das coisas. Se as coisas estão difíceis na
profissão, se os contratos não estão sendo fechados como gostaria e tudo demora
tempo demais, atitudes são possíveis de ser tomadas com planejamento, ética e
ação. Inovar na advocacia é como o sangue que corre nas veias: não pode parar
sob pena de falência dos órgãos vitais. A mudança depende de nós e de nossa
alma. Isso e nada mais.
Por
Rodrigo D’Almeida Bertozzi & Lara
Selem
Fonte
Consultor Jurídico