ESPECIALISTA
DÁ SUGESTÕES PARA TORNAR O SEU PERFIL MAIS ATRAENTE PARA AS
EMPRESAS E AUMENTAR AS CHANCES DE SER NOTADO PELOS RECRUTADORES
As
grandes empresas estão, cada vez mais, utilizando as redes sociais
como ferramenta na busca de novos profissionais para integrar as suas
equipes. Nesse contexto, a rede LinkedIn é a primeira opção dos
recrutadores que pretendem encontrar o candidato com as
características e habilidades ideais para cada cargo.
Um
perfil bem elaborado em uma rede social pode tornar o candidato mais
atraente para as empresas e aumentar suas chances de ser notado pelos
recrutadores. Ou seja, pode ser um grande aliado na busca por uma
vaga, afirma o presidente da Associação Brasileira de Recursos
Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), Paulo Sardinha:
— Esta,
na verdade, será a sua carta de apresentação on-line, uma isca
para que a empresa escolha você e não outro candidato.
Considerando
a função de “currículo on-line” do LinkedIn, Sardinha elaborou
algumas sugestões para tornar o perfil profissional mais
interessante, atual e com maior visibilidade na web:
COLOQUE
UMA FOTO
Um
perfil com foto é mais visualizado. Contudo, não é qualquer foto
que pode ser postada numa rede com objetivos profissionais. É nessa
hora, diz Sardinha, que a máxima “a primeira impressão é a que
fica” é tão verdadeira. Busque uma foto em que você esteja
apresentável, o mais profissional possível. “Fotos de baladas e
festinhas familiares são para ficar em álbuns particulares de
outras redes sociais”, adverte.
HISTÓRICO
PROFISSIONAL
Depois
da foto, essa é a primeira coisa que os recrutadores irão procurar
no seu perfil, junto com a sua formação acadêmica. Nunca deixe de
preencher ou minta sobre os cargos ocupados anteriormente e a
escolaridade que possui. Uma mentira pode acabar coma as suas chances
de conseguir a vaga. Ao descrever as funções, seja o mais claro e
breve possível.
RECOMENDAÇÕES
As
recomendações podem fazer grande diferença na hora da escolha de
um candidato. Alguém bem recomendado por ex-chefes e colegas reforça
a boa postura e o bom relacionamento no ambiente de trabalho.
Lembre-se de só pedir recomendações a pessoas que possam dizer
algo relevante e positivo sobre o seu trabalho.
ABASTEÇA
A REDE COM O SEU PORTFÓLIO
O
LinkedIn permite que se faça upload de imagens, vídeos, links de
páginas da web e documentos no seu perfil. Essa é uma oportunidade
de você apresentar o seu portfólio. Trabalhos premiados ou não,
acadêmicos e realizados em outras empresas podem ser uma boa
oportunidade de mostrar para os recrutadores do que você é capaz.
ATUALIZE-SE
E ATUALIZE-O REGULARMENTE
Sempre
que for possível, atualize as informações do seu perfil. Um curso
novo, uma nova experiência, um novo trabalho, tudo mostra o quanto
você se atualiza profissionalmente. Um funcionário bem informado e
interessado é um dos pré-requisitos das empresas no momento da
escolha de um novo profissional.
UTILIZE
PALAVRAS-CHAVE
Para
chegar aos candidatos em potencial, os recrutadores usam
palavras-chave. Por este motivo, elas são extremamente importantes e
devem ser usadas no seu perfil on-line, principalmente nas
“especializações”. Escolha bem as palavras que irá usar, pense
em termos que tenham um bom potencial e sejam importantes para os
recrutadores. E o mais importante, adicione palavras-chaves que
tenham relação com o cargo pretendido. Elabore uma lista de
palavras comumente usadas na sua área de atuação.
Fonte
O Globo Online