O recebimento de
correspondências no condomínio, cada dia mais, demanda novas normas e
direcionamentos devido a diversos fatores (que você irá conhecer neste
artigo!). O objetivo maior do síndico deve ser sempre garantir a devida atenção
e organização a este assunto, evitando qualquer mal-entendido, discussões entre
moradores e funcionários, devoluções, trocas, violações e outras dores de
cabeça relativas às encomendas no condomínio.
O artigo 22 da Lei
6.538/1978 diz que “os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores,
os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados, são credenciados a receber
objetos de correspondência endereçados a qualquer de suas unidades, respondendo
pelo seu extravio ou violação.” Porém, dado o número de envolvidos em toda esta
operação, a questão não é tão simples assim.
Encomendas
No Condomínio: Esquecidas E Compradas Via Internet
A rotina de todos tem
sido cada vez mais agitada. Quer ver um exemplo? É comum que muitos moradores
usem somente as garagens para entrada e saída. Às vezes, voltam somente a noite
e esquecem completamente da portaria do edifício. Isso vem aumentando o número
de encomendas e correspondências esquecidas na portaria.
Com o aumento da
facilidade e segurança nas compras via internet, o número de encomendas no
condomínio cresce na mesma velocidade. E como a quantidade de blocos e
apartamentos por condomínio também tem sido maior, é normal observarmos casos
de extravio e troca de encomendas entre eles. Tudo isso gera desentendimentos
entre porteiros, moradores, zelador e outros envolvidos.
Há, ainda, os casos
em que, pela responsabilidade de recebimento por parte da portaria, algumas
encomendas grandes ou registradas, são rejeitadas. Mais um fator que ocasiona
insatisfação para o destinatário.
Recebimento
De Encomendas No Condomínio: Como Organizar E Resolver?
Conversando
A Gente Se Entende
Diante de tantas
complicações, não adianta somente lamentar. É preciso agir!
Tanto para organizar
as correspondências, quanto para garantir o recebimento de todas as encomendas
no condomínio, é recomendada a convocação de uma assembleia extraordinária
sobre o assunto. Somente com a participação do maior número possível de
condôminos, será possível estabelecer as regras e procedimentos de todas as
partes envolvidas e manter a organização.
Encomendas
No Condomínio
Aproveite a reunião
para discutir sobre a diferença entre entrega de correspondências ou documentos
e recebimento de eletrodomésticos, eletrônicos, produtos perecíveis ou até
mesmo móveis. Estes itens devem ser recebidos, de preferência, diretamente pelo
condômino que fez a compra. Muitas empresas de entregas ou a próprias lojas já
incluem no protocolo de entrega que a responsabilidade pela integralidade do
bem cessa no momento da entrega do mesmo.
Assim, mediante
eventual dano constatado pelo condômino após a entrega do produto, a vendedora
estará isenta de responsabilidade. Recomenda-se, portanto que, caso o condômino
não possa receber diretamente o bem, que ele assine autorização de recebimento
a quem ele mesmo indicará, podendo ser o porteiro, eximindo-o de
responsabilidade em caso de dano ou avaria.
Mais dicas sobre
organização de recebimento de correspondências no condomínio:
·
Comunicação
Envie a ata da
assembleia a todos os moradores para que tomem conhecimento do que foi
estabelecido.
·
Orientação
Oriente o
porteiro/zelador, faxineiros e outros funcionários sobre as novas regras
estabelecidas, detalhando as responsabilidades de cada um.
·
Registro
Adote um
livro-protocolo único (físico e não virtual) para assinaturas de recebimentos
de correspondências e encomendas.
·
Armazenamento
Se possível, destine
um espaço no condomínio, próximo a portaria, para armazenar adequadamente os
volumes e encomendas.
·
Prazo
Estabeleça um prazo
para que o morador retire a mercadoria do local em que está armazenada.
·
Avisos registrados
Se possível, que seja
avisada, através de interfone, a chegada de documentos registrados, anotando-se
essa comunicação no livro próprio.
·
Sinalização
Caso não haja
porteiro e o condomínio opte por nomear alguém para receber encomendas,
sinalize no interfone qual é o apartamento responsável.
Fonte Tudocondo