A primeira pessoa a ser comunicada oficialmente da
saída deve ser o seu chefe
Pedir demissão sem cometer gafes: na hora de sair, não
adianta mais desabafar contra o chefe
Pedir
demissão é sempre um momento delicado. Como dizer que está se desligando da
empresa sem cometer gafes? Por mais que se tenha convivido com um chefe
linha-dura ou enfrentado a falta de reconhecimento da companhia, este é o
momento de contornar as mágoas e ser educado.
Claro
que todo mundo que pede demissão o faz porque está insatisfeito com alguma
coisa. É importante para a empresa saber os reais motivos do desligamento, mas
é necessário tomar cuidado para relatar as causas da saída de forma coerente,
equilibrada e profissional. “Pontue as razões de sua decisão de maneira honesta
e transparente, mas sempre com foco positivo, a fim de contribuir para o
aprimoramento da empresa e da equipe como um todo. Isso demonstra maturidade e
certamente você sairá com uma imagem positiva”, declara Moacyr Schittino,
consultor de Recursos Humanos da Jobz Consulting.
Por
isso, na hora de dizer adeus, nada de “chutar o balde”, dizer que estava de
“saco cheio” ou sair “alfinetando” o chefe. Afinal, o ex-gerente de hoje pode
se tornar o futuro líder de amanhã. “Apesar de o mundo ser dinâmico, os setores
do mercado são muito pequenos, e os profissionais tendem a se esbarrar a todo
instante”, comenta o consultor Eduardo Zugaib, especialista nas áreas de
desenvolvimento humano e performance organizacional. Veja os principais erros a
evitar na hora de sair de um trabalho:
Erro 1: Anunciar a demissão primeiro aos colegas
Sair
falando aos quatro ventos que irá pedir demissão sem ter comunicado o seu chefe
antes pega muito mal. Por mais que se peça sigilo, o burburinho será
inevitável, o que poderá comprometer a sua imagem profissional. Por isso, antes
de comentar com alguém sobre a sua decisão, fale sempre com seu superior direto
– até mesmo porque ele pode fazer uma contraproposta que convença você a ficar.
Erro 2: Inventar desculpas para a saída
Muitas
pessoas inventam histórias mirabolantes quando pedem demissão porque temem
falar sobre os motivos que as levaram a deixar a empresa. Não precisa dizer que
está largando o emprego para cuidar de um parente, que vai mudar de cidade ou
se dedicar a outros projetos se estas razões não forem reais. “Eu sempre falo
que nunca se deve mentir. Seja verdadeiro e não crie situações que possam lhe
comprometer no futuro”, aconselha o escritor Luiz Gabriel Tiago, especialista
em educação corporativa e autor do livro “Gentileza no Trabalho” (Editora
Ideias e Letras).
Erro 3: Atribuir a saída da empresa ao chefe
Mesmo
que a razão da demissão seja o mau relacionamento com o chefe, trate a situação
com distanciamento, apontando o estilo de trabalho e não a pessoa em si. “Caso
o gerente questione se a sua decisão teve algo a ver com a relação entre vocês,
seja sincero sem ser cruel. Lembre-se que assertividade não significa agressividade,
assim como objetividade não significa grosseria”, afirma o consultor Eduardo
Zugaib. Uma coisa é dizer “não gosto de você”, outra é explicar “não concordo
com o método de trabalho”.
Erro 4: “Lavar a roupa suja” na hora do desligamento
Caso
você realmente decida deixar o emprego por causa de alguém, evite “lavar a
roupa suja” no momento de pedir demissão. “Ninguém pode sair de uma empresa
porque não se dá bem com um chefe ou com qualquer colega de trabalho. Esse tipo
de problema no relacionamento interpessoal deve ser resolvido antes, de forma
profissional, enquanto se está lá e não na hora de ir embora”, explica o
especialista Luiz Gabriel Tiago.
Erro 5: Sair falando mal da empresa para todo mundo
Agora
que você tomou a decisão de sair da empresa, de que adianta ficar dizendo que
ela não valoriza os funcionários ou que não paga bem? “Falar mal do antigo
empregador é uma atitude que não condiz com um profissional que se preocupa com
valores – principalmente o respeito”, defende Luiz Gabriel. O melhor a fazer é
se resguardar, para não ficar com fama de fofoqueiro ou reclamão.
Erro 6: Exaltar demais o novo trabalho aos colegas
Mesmo
que se vá para um lugar maior, mais estruturado e desejado pelos profissionais
do seu setor, ficar tripudiando em cima de quem ficou na empresa anterior é uma
prática que mais destrói do que constrói pontes. O consultor Eduardo Zugaib
aconselha tratar a situação apenas como um novo desafio que vai fazê-lo crescer
ainda mais na carreira, sempre respeitando aqueles que ficaram.
Erro 7: Sair anunciando para onde vai
Você
tem todo o direito de preservar sua vida pessoal e profissional. Por isso, não
se sinta obrigado a dizer para qual empresa está indo. “Se não quiser contar
para os colegas e para o chefe onde vai trabalhar, simplesmente diga que a
própria empresa pediu sigilo na contratação, mas assim que estiver se
estabelecido e exercendo sua nova função, enviará os contatos”, orienta o
consultor Moacyr Schittino.
Erro 8: Mostrar que está saindo só por causa do salário
Se
o motivo do desligamento for exclusivamente uma proposta financeira melhor,
seja cauteloso na exposição. Neste caso, é aconselhado agir com transparência,
mas com uma certa dose de jogo de cintura. Pode-se dizer que o salário será
melhor, mas ressalte também outros pontos positivos além do dinheiro, como
possibilidade de crescer na carreira ou que receberá uma bolsa de estudos, por
exemplo.
Erro 9: Deixar a empresa na mão
Quando
alguém pede demissão, deve-se levar em consideração que a atual empresa
precisará encontrar alguém para substituí-lo. Sempre que possível, procure
cumprir o aviso prévio ou combine um tempo justo com os superiores para
conseguir deixar tudo em ordem. Lembre-se: até que você saia efetivamente de
lá, o seu compromisso é com o atual empregador. Além disso, “segurar as pontas”
demonstra responsabilidade, o que certamente será uma atitude bem vista por
todos, inclusive pelo novo contratante.
Erro 10: Não formalizar a decisão
Sempre
que for deixar um emprego, é necessário formalizar o seu pedido de demissão por
meio de uma carta – pode até ser escrita de próprio punho. O documento é uma
prova segura que tanto o empregado como o empregador têm para o cumprimento do
aviso prévio e para fazer os cálculos de recisão. “Faça uma carta breve, sem
tom agressivo e extremamente profissional. Grandeza e gratidão são valores que
costumam deixar as portas sempre abertas”, ressalta Eduardo Zugaib.
Por
Alessandra Oggioni
Fonte
iG