segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A NATUREZA DOS SETE PECADOS NA BUSCA DO SUCESSO PROFISSIONAL

Saiba como os erros se manifestam no nosso dia a dia e o que fazer para não cair em tentação
 
Conheça a natureza de cada um dos pecados capitais, como se manifestam no nosso cotidiano profissional e o que podemos fazer para não cair em tentação:

O pecado da pressa
O primeiro pecado capital é a gula, o desejo insaciável, além do necessário, de comida, bebida ou drogas. Na busca do sucesso, segundo o livro “As 25 leis bíblicas do sucesso”', a gula se manifesta na pressa em consegui-lo e, após alcançá-lo, na incapacidade de se satisfazer. Quando se trata de construir uma carreira ou um negócio vitorioso, não adianta ter pressa ou ilusões. Não adianta ser guloso. O sucesso demora, dói e dá trabalho.
Antídotos
— Desenvolva a paciência;
— Aproveite o que pode parecer uma demora para adquirir mais conhecimento e experiência;
— Lembre-se de que a direção correta é mais importante que a velocidade.

O pecado da avareza
Já a avareza é o apego excessivo ao dinheiro, mas, na busca do sucesso, esse pecada ganha um contorno mais amplo, segundo os autores: ele se refere a qualquer relação doentia com o dinheiro, seja por dar a ele muito valor, seja por desprezá-lo. Os autores lembram que riqueza e pobreza não são sinônimos, respectivamente, de felicidade e infelicidade. Pior do que ser pobre é ser rico sem estar preparado para isso. A riqueza pode se tornar um grande problema se não for norteada por princípios e encarada com maturidade. É preciso ter um mínimo de equilíbrio emocional para lidar com o sucesso e a riqueza, e de competência para administrar os dois.
Antídotos
— Desenvolva uma relação saudável com o dinheiro, evitando ser sovina, ganancioso, perdulário ou pródigo;
— Tenha princípios e maturidade para administrar a riqueza com equilíbrio;
— Não encare o dinheiro como a prioridade da sua vida;
— Não tente enriquecer de qualquer maneira, valendo-se de atitudes desonestas.

O pecado da falta de prazer no trabalho
A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. No caso do mundo corporativo, o pecado relacionado é exatamente o inverso disso: a falta de prazer no trabalho. A pessoa só sente e busca prazer em outras atividades, como o lazer, e não consegue extrair alegria nem ter paixão por seu trabalho. O resultado é a execução de tarefas profissionais sem amor, sem dedicação e sem capricho.
Antídotos
— Pense no valor de seu trabalho para se sentir mais estimulado. Se você lida com clientes, pense no bom serviço que pode lhes prestar e em como isso facilitará a vida deles. Se trabalha na indústria, imagine a satisfação do consumidor com aquilo que você ajuda a produzir;
— Todo trabalho traz algum proveito e aprendizado e, cedo ou tarde, as oportunidades vão surgir;
— Quando melhor você trabalhar, maiores serão suas chances de crescimento;

O pecado da ira contra a riqueza
Algumas pessoas parecem ter raiva de quem procura prosperar, um sentimento que acabam projetando sobre a própria riqueza. Se você acha que ser rico é ruim, terá problemas em se dedicar e melhorar de vida. E, pior, se por alguma razão vier a alcançar o sucesso, sentirá culpa. É bem comum as pessoas se sabotarem na busca da prosperidade e do sucesso.
Antídotos
— Tenha como modelo e fonte de inspiração pessoas ricas e de sucesso que merecem a sua admiração, por serem competentes, honestas, trabalhadoras e generosas;
— Não tenha vergonha de querer melhorar de vida;
— Livre-se da mentalidade de que é mais honrado ser pobre do que rico;
— Visualize todas as coisas boas que você poderá proporcionar a si mesmo e aos outros se prosperar.

O pecado da inveja e da cobiça
Existe uma lei bíblica segundo a qual não se deve cobiçar, mas não existe uma que diga diretamente “Não tenha inveja”. Cobiçar é desejar o que é do outro, e é contraindicado nos Dez Mandamentos. Já a inveja é pior — é se incomodar com o que os outros têm. No fundo, tanto num caso como no outro, a pessoa se apega ao que não é seu, ou porque quer para ela mesma (cobiça) ou porque deseja o que o outro não tenha algo (inveja). Ambos os sentimentos são extremamente negativos. Para não incorrer neste pecado, o melhor antídoto é a virtude do desapego. Um dos maiores obstáculos ao sucesso é ficar competindo com os outros e invejando o que têm, em vez de batalhar pelos próprios sonhos. Segundo os autores, isto se aplica, inclusive, à preocupação que alguns têm em relação a quanto os colegas de trabalho ganham. Cada pessoa deve se concentrar em melhorar profissionalmente para ver, na sua vida, as repercussões positivas do seu esforço.
Antídotos
— Concentre suas energias no seu trabalho e em ambições positivas para você;
— Trabalhe por tudo aquilo que deseja, sem se permitir ficar ressentido com o esforço que terá que fazer e mjuito menos com que os outros possuem;
— Comemore sinceramente quando alguém melhorar de vida e tome isso como exemplo e fonte de motivação.

O pecado da preguiça
Existem pessoas que sonham em ganhar dinheiro do mesmo jeito que o povo de Israel ganhava seu maná no deserto. Esperam que Deus faça chover ofertas de emprego ou riquezas, que mande o sustento diariamente para que possam permanecer em sua zona de conforto, estagnados, sem fazer nada. Traduzindo: são aquelas pessoas que querem receber seu salário no fim do mês sem trabalhar. Para elas, o emprego ideal deve ser de duas às quatro da tarde, duas vezes por semana. Também gostariam de ser presidente de uma grande empresa, mas sem obrigações, deixando o trabalho pesado para a sua equipe. Infelizmente, no mundo atual, não há como ganhar dinheiro fácil. Nem como vencer sem se preparar e sem trabalhar muito.
Antídotos
— Comece a se disciplinar. Monte um planejamento que defina ações e prazos, e cumpra-o;
— Pense nos frutos que vai colher quando vencer a preguiça e conseguir realizar seus sonhos;
— Não fique esperando as oportunidades caírem do céu, nem fantasiando que vai ganhar na loteria ou ter uma ideia genial, sem que precise fazer qualquer esforço;
— Mãos à obra.

O pecado do orgulho
A soberba é o pecado capital relativo ao orgulho, que se manifesta quando alguém se acha melhor que os outros, não respeitando o próximo e passando por cima de tudo e de todos. Não é raro pessoas que alcançaram o sucesso se tornarem arrogantes e vaidosas, o que é muito ruim. Pior ainda é quando um jovem que mal começou a subir na vida demonstra total falta de humildade. Cuidado para que o sucesso conquistado não se vire contra você e prejudique a continuidade do seu crescimento. A humildade, além de angariar a admiração e a simpatia de todos, é requisito para continuar evoluindo.
Antídotos
— Pense que você tem muito mais a ganhar sendo humilde do que arrogante;
— Valorize e respeite as pessoas que trabalham com e para você;
— Lembre-se: o orgulho precede a queda;
— Nunca se esqueça que você pode estar por cima hoje e por baixo amanhã;
— É preciso estar disposto a servir para ser um grande líder.
 
(‘As 25 leis bíblicas do sucesso’ de William Douglas e Rubens Teixeira, Editora Sextante)

Fonte O Globo Online