Se
no cotidiano a boa educação recomenda que, por exemplo, se bata na porta antes
de entrar, aos poucos o ambiente digital também revela as suas próprias regras
de comportamento e etiqueta.
O
envio errado de e-mail ou um comentário maldoso sobre o chefe ou a empresa
publicado no Twitter ou no Facebook, por exemplo, podem deixar a pessoa numa
situação constrangedora, comprometer a reputação e a carreira e até gerar
demissões.
E
para ajudar as pessoas a tirar melhor proveito das novas tecnologias e evitar
erros muitas vezes banais, reuni aqui dicas de como se comportar no ambiente
digital. Confira abaixo alguns exemplos:
Redes sociais como Facebook
Você
usa redes sociais, como Facebook, por exemplo, para uso pessoal ou
profissional? Se você decidir adicionar colegas de trabalho, chefes e clientes
mantenha uma abordagem inteiramente profissional. Evite colocar, por exemplo, o
que você comeu hoje ou qual bar você vai à noite. Avalie se não é o caso de
usar um perfil apenas profissional e outro apenas pessoal.
Comentários
Em
muitas redes sociais, o que você escreve pode ser lido por outros usuários.
Portanto, qualquer um de seus “amigos” (incluindo colegas de trabalho, chefes
etc) pode ver seus comentários, fotos e links do YouTube, gostar ou não gostar.
Opte por mandar um e-mail ou use o sistema de mensagens privadas, caso o
assunto seja mais profissional ou muito informal;
Sites de networking profissional, como LinkedIn
Se
o uso de redes sociais pessoais no ambiente coorporativo já alerta para a
necessidade de cuidados, a atenção deve ser ainda maior quando se trata de
redes de natureza profissionais. Evite postar assuntos triviais. Seu objetivo
deve ser tornar-se uma referência e não um chato na rede.
Perfil
O
perfil é seu cartão de visitas para a sua rede de relacionamento e futuros
contatos. Para deixá-lo mais atrativo, evite lacunas de informações. Complete o
perfil com seu resumo profissional, histórico profissional e formação
acadêmica. Acrescente realizações importantes de sua carreira para que seus
contatos possam ter uma clara ideia de suas qualificações.
Solicitações
A
demora em responder convites para ampliar a rede de relacionamento pode afetar
sua imagem. Paciência é uma virtude, mas nem todos a possuem. Responda os
pedidos prontamente – em menos de 24 horas, se possível.
Aparelhos de celular
Celulares
e smartphones são ferramentas praticamente indispensáveis no ambiente
coorporativo. Porém, a maneira como são utilizados dizem bastante quanto à sua
postura profissional. Em reuniões, é importante mostrar que está focado, e
olhar o celular constantemente ou ficar escrevendo mensagens mostra aos outros
que o seu foco está em outro lugar. Em situações urgentes, saia da sala para
responder uma mensagem ou fazer uma ligação.
Por
Fernando Mantovani
Fonte
Exame.com