Anúncios de
oportunidades profissionais foram monitorados com exclusividade para Exame.com.
Confira o que você deve saber para tornar a sua busca mais eficiente
Maioria das
oportunidades profissionais é divulgada pelo Twitter
Quem está em busca de uma oportunidade
profissional sabe que deve ficar atento às redes sociais. Mas não é apenas pela
questão do networking. Há algum tempo as redes passaram a ser também uma
importante ferramenta para quem deseja encontrar uma nova posição mercado
porque todos os dias centenas de vagas de emprego são divulgadas por lá.
Mas onde estão e como encontrar as
oportunidades? É o que muitos profissionais se perguntam. Pensando nisso, Exame.com
contou com a ajuda de Ricardo Azarite, head de mídias sociais do Kekanto e co-autor
do livro “Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO” (DVS
Editora), para empreender um monitoramento -por meio da plataforma Scup - de
todas as vagas anunciadas nas redes durante 15 dias.
A partir dos resultados da pesquisa, surgem
valiosas informações para quem deseja tornar a procura mais assertiva. Confira 3
fatos que todo profissional que usa as redes para encontrar uma nova posição no
mercado deve saber:
1 Twitter concentra
maioria das oportunidades
Quer encontrar emprego via redes sociais?
Crie uma conta no Twitter. De uma média de 577 oportunidades profissionais
divulgadas por dia nas redes sociais, a esmagadora maioria está no Twitter: 97,2%
das vagas foram encontradas a partir da busca por palavra chave no serviço de
microblog.
A
procura por meio dos perfis no Twitter não é lá muito eficiente: concentrou 2,2%
das oportunidades divulgadas. O mais eficiente é usar a busca da rede social de
microblogs para encontrar oportunidades.
As palavras chaves mais recorrentes são: emprego(s),
vaga(s), analista, auxiliar, assistente, vendas, oportunidade, gerente,
concurso, TI, vendedor, estágio.
Já outras redes sociais não chegaram nem a
contar com 1% das oportunidades. Google+ respondeu por 0,5% das vagas, enquanto
Facebook, Orkut e LinkedIn ficaram, juntos, com 0,1% das oportunidades
divulgadas.
2 Dias da semana em
horário comercial são os mais promissores
É durante o expediente que as chances de você
encontrar um anúncio de emprego aumentam. Os dias úteis concentraram 85% das
divulgações de vagas. Quartas e quintas têm a maior média de vagas postadas: 25%
do total em cada um. E o horário mais promissor para encontrar as vagas é das 6h
às 18h, 74% das vagas são postadas neste período.
Ou seja, em tempos de escritórios sem divisórias,
você terá que apostar na discrição para deixar a sua conta no Twitter aberta
enquanto trabalha e faz a varredura à procura de oportunidades que encaixem no
seu perfil. Usar o smartphone é melhor opção para não ser pego pelo chefe
enquanto procura emprego.
3 Finanças e
administração são as áreas com mais oportunidades divulgadas
Profissionais da área de finanças e
administração têm mais chances de encontrar emprego via redes sociais: 15,7%
das oportunidades divulgadas foram para trabalhar na parte de finanças e 15,6%
para administração. Vendas e computação responderam por 12,9% e 11,5% do total
de anúncios de emprego e marketing ficou com 10,4%.
Em relação aos cargos, aqueles que exigem
menos experiência e demandam menos responsabilidade são maioria. Do total de
oportunidades, assistente foi o cargo mais demandado, com 22,2% das vagas
anunciadas.
Posições operacionais foram 15,3% do total e
estagiários e trainees ficam com 10,6% das oportunidades anunciadas. Gerentes,
coordenadores e profissionais de nível sênior foram demandados por 16,2% do
total de anúncio de vagas.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com