segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

CINCO ATITUDES QUE ACABAM COM SUAS CHANCES DE PROMOÇÃO

Se, apesar dos esforços, você não consegue ascender na carreira, é hora de avaliar o que está fazendo de errado

Há muitas razões para que as pessoas busquem uma promoção no trabalho: o ranço de sua posição atual, a atração de um cargo mais glamouroso, ou, na maioria das vezes, uma “recompensa” em dinheiro pela quantidade infinita de trabalho duro que são obrigadas a assumir. Seja qual for o motivo, promoções nunca são prometidas. Para chegar lá, é preciso tempo, esforço, energia e paciência, muita paciência, afirma a especialista em carreira e ambiente de trabalho, Heather R. Huhman. Mas se você está seguindo todos esses passos citados acima e até agora não recebeu a recompensa que esperava, chegou o momento de avaliar a situação, diz a especialista:
— Ser promovido não é uma tarefa fácil. Busque avaliar a sua atitude e hábitos de trabalho para garantir que está realmente seguindo uma abordagem correta.
Em artigo publicado pelo site americano Glassdoor.com, Heather lista cinco atitudes que podem estar sufocando suas chances de algum dia conquistar a tão sonhada promoção. Confira:

1 - Você não consegue perceber a importância de interagir
Muitas pessoas subestimam a importância de interagir no ambiente de trabalho. A forma como você interage com seus colegas de trabalho, gerentes e clientes vai exercer um forte papel em uma eventual promoção. Trace um plano para construir e manter relações profissionais com os seus colegas de trabalho e gestores, o que inclui participar de festas da empresa ou eventos de networking. Desenvolver uma rede de contatos entre as empresas vai aumentar o número de pessoas dispostas a compartilhar informações positivas sobre suas contribuições e trabalho do dia a dia. Esta abordagem interativa e envolvente é semelhante à construção de uma rede de contatos necessária para a busca de um emprego bem sucedido.

2 - Você não está atingindo o seu potencial pleno
Paciência pode ser uma virtude quando se trata de obter uma promoção, mas não é o único ingrediente da receita para avançar na empresa. Excelência global é absolutamente necessária quando se trata de dar o próximo passo em sua carreira. Patrões podem sentir quando seus funcionários não evoluem em suas posições atuais, o que certamente não irá motivá-los a dar quaisquer promoções. Prepare-se para subir degraus dentro da empresa: faça uma avaliação crítica de seu desempenho, analisando a consistência dos seus esforços, pontualidade, trabalho em equipe e, essencialmente, tudo o que você está trazendo para sua vida profissional e sua empresa. Se sua performance está aquém, é hora de trabalhar para aperfeiçoá-la e melhorar sua imagem antes de esperar obter uma promoção.

3 - Você deixa de tomar a iniciativa
Muitas situações de trabalho exigem um nível de iniciativa para que aconteçam. Destaque-se em sua posição atual mostrando o seu talento especial para tomar a iniciativa e se tornar um especialista em solucionar problemas. Normalmente, uma promoção é para um posto com um maior grau de responsabilidade, e é hora de mostrar sua habilidade exemplar para seguir adiante. Há muitas maneiras de tomar iniciativas no trabalho, seja oferecendo uma ajuda ou apresentando uma ideia para tentar resolver problemas simples que afetem toda a empresa, ou aumentando seu nível de responsabilidade, oferecendo-se para ajudar em outro departamento.

4 - Você deixa de produzir resultados
Quando foi a última vez que você contabilizou todos os seus feitos em seu cargo atual? Apresentar os resultados obtidos nos projetos sob sua responsabilidade é uma ótima forma de pedir uma promoção ou pelo menos iniciar uma conversa importante com seu gestor, abrindo caminho para tal objetivo. Produzir resultados significa fazer mais do que o mínimo. Procure manter registros concisos de suas realizações em seu cargo atual, para usá-los no futuro.

5 - Sua imagem precisa de um upgrade
A imagem geral que você passa a partir da atitude que você tem ao lidar com o estresse pode estar arruinando suas chances de ser promovido. O esforço que você dispensa ao trabalho necessário para cavar uma promoção não significa que já interpretou o comportamento ou atitude para alcançar o sucesso. Tome medidas para dinamizar sua atitude e abordagem global na posição que você ocupa atualmente, e tente focar em ações que ajudem a aumentar seu nível de profissionalismo.

Fonte O Globo Online