Dizem
que, se conselho fosse bom, não seria de graça. Mas esqueça os clichês e as
frases feitas. É importantíssimo que o empreendedor possa se consultar com um
mentor para pedir conselhos e relatar suas dúvidas. Joanna Lord, especialista
em marketing online e vice-presidente da SEOmoz, conta que sempre teve um guia
para orientar sua carreira nos negócios. E que, ao longo do tempo, diversos
perfis diferentes de mentor lhe foram úteis. Confira, a seguir, os cinco tipos
de conselheiros que Joanna recomendou ao site da revista Entrepeneur.
1 - Um amigo dos velhos tempos:
Para a especialista, uma das principais
vozes que devem ser ouvidas é a de alguém que nos conheça antes de entrar para
o mundo do empreendedorismo. “Quando volto para casa, meus amigos perguntam
sobre tudo, menos sobre negócios. Eles fazem questão de lembrar que devo
desacelerar e fazer o que já amava”, conta Joanna.
2 - Alguém no mesmo estágio da carreira:
Tomar café ou conversar por Skype com
pessoas que estejam em um momento similar ao nosso é enriquecedor. As dúvidas
são parecidas. Um pode oferecer suporte ao outro, além de comemorar as
vitórias. “Nós entendemos pelo que cada um está passando”, diz a especialista.
3 - Um colega de difícil convivência:
Lidar
com investidores, membros da equipe e imprensa pode ser desafiador. Um bom
treino é sempre dialogar com uma pessoa que não acate seus pensamentos de
imediato. Esta tendência de contestar exercitará a capacidade de argumentação.
Um feedback decepcionante pode ser revertido em resultados positivos.
4 - Uma pessoa de perfil diferente:
“Sempre
procuro tomar café com gerentes de produto. Sei muito sobre o assunto? Não. Mas
sei mais do que antes destes encontros? Certamente”, afirma Joanna. Ou seja:
conversar com profissionais de outras áreas ou com indivíduos de perfis
distintos do nosso é necessário para qualquer empreendedor.
5 - Aquele que sempre soube:
É
comum termos um amigo que, desde cedo, já previa nosso futuro empreendedor.
Aquele que sempre apontava nossos talentos, mesmo quando duvidávamos da
capacidade de entrar para os negócios. “Essa pessoa sempre torcerá e cobrará
nosso melhor desempenho”, completa Joanna.
Por
Luiza Tenente
Fonte
Papo de Empreendedor