Termos de serviço
sobre publicidade permanecerão como são hoje
Fundador pediu
desculpas por não ter ‘comunicado intenções claramente’
O popular serviço de compartilhamento de
fotos Instagram recuou quanto a algumas — mas não todas — controversas mudanças
em seus termos de serviço, depois de uma feroz reação de usuários nos últimos
dias.
Em post no blog da empresa na noite de
quinta-feira, Kevin Systrom, fundador e diretor-executivo do Instagram, pediu
desculpas por não ter “comunicado nossas intenções claramente”. As mudanças nos
termos de serviço referentes a publicidade foram revertidas, ele afirmou, e as
normas anteriores à mudança, anunciadas na segunda-feira, foram restauradas.
O Instagram, que permite que pessoas
acrescentem filtros e efeitos às suas fotos e as compartilhem facilmente, foi
adquirido alguns meses atrás pelo gigante Facebook por US$ 715 milhões. Alguns
usuários do Instagram, entre os quais a revista National Geographic, anunciaram
que deixariam de usar o serviço depois das novas regras.
Os novos termos davam a entender que os usuários
estavam autorizando a rede social a comercializar suas fotos sem remuneração. O
texto dos termos de uso foi alterado na atualização de quinta-feira. Os termos
atualizados também não contém a controversa cláusula afirmando que se menores
de idade usassem o serviço, estaria implícito que seus pais teriam concordado
de forma tácita com os termos do Instagram.
Mas as normas ainda contêm uma cláusula de
arbitragem compulsória, ausente dos termos de serviço de outras companhias
importantes de mídia social como Twitter, Google, YouTube ou mesmo o Facebook ,
que isentaria o Instagram de responsabilidade judicial por muitos delitos, de
acordo com especialistas.
Advogados com experiência em direito digital
afirmam que o Instagram foi muito agressivo em sua afirmação de direitos sobre
as informações de usuários, convidando quem discordasse da ideia a cancelar sua
conta no prazo de algumas semanas.
Os termos atualizados ainda afirmam que quem
acessar o Instagram estará aceitando os novos termos de uso, que vigorarão a
partir de 19 de janeiro.
A companhia também manteve termos que
permitiriam que colocasse anúncios junto de conteúdos gerado pelos usuários, e
afirmando que “nem sempre identificaremos serviços pagos, conteúdo patrocinado
ou comunicações comerciais como se o fossem”.
O serviço anunciou, hoje, ainda, que terá versões
em 25 novos idiomas, incluindo o português. “Agora, vocês podem navegar pelo
Instagram em seu idioma nativo, tanto nos celulares ou tablets quanto na web”,
disse Systrom no blog oficial.
Além do português, o Instagram agora também
está em outros idiomas como chinês, alemão, francês, italiano, japonês, russo e
espanhol.
Além das novas traduções, o aplicativo
atualizou suas versões para iOS e Android. O novo Instagram para iOS traz o
filtro extra Mayfair, com uma espécie de tom rosa e o acréscimo de um brilho
maior no centro da fotografia. E agora os usuários podem tirar fotos de todos
os seus álbuns para adicionar filtros e compartilhar na internet.
Por Lionel Bonaventure
Fonte O Globo Online/ Reuters