sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

INSTAGRAM VOLTA ATRÁS, ALTERA TERMOS QUE PROVOCARAM IRA NOS USUÁRIOS E ANUNCIA TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS

Termos de serviço sobre publicidade permanecerão como são hoje
Fundador pediu desculpas por não ter ‘comunicado intenções claramente’
   
O popular serviço de compartilhamento de fotos Instagram recuou quanto a algumas — mas não todas — controversas mudanças em seus termos de serviço, depois de uma feroz reação de usuários nos últimos dias.
Em post no blog da empresa na noite de quinta-feira, Kevin Systrom, fundador e diretor-executivo do Instagram, pediu desculpas por não ter “comunicado nossas intenções claramente”. As mudanças nos termos de serviço referentes a publicidade foram revertidas, ele afirmou, e as normas anteriores à mudança, anunciadas na segunda-feira, foram restauradas.
O Instagram, que permite que pessoas acrescentem filtros e efeitos às suas fotos e as compartilhem facilmente, foi adquirido alguns meses atrás pelo gigante Facebook por US$ 715 milhões. Alguns usuários do Instagram, entre os quais a revista National Geographic, anunciaram que deixariam de usar o serviço depois das novas regras.
Os novos termos davam a entender que os usuários estavam autorizando a rede social a comercializar suas fotos sem remuneração. O texto dos termos de uso foi alterado na atualização de quinta-feira. Os termos atualizados também não contém a controversa cláusula afirmando que se menores de idade usassem o serviço, estaria implícito que seus pais teriam concordado de forma tácita com os termos do Instagram.
Mas as normas ainda contêm uma cláusula de arbitragem compulsória, ausente dos termos de serviço de outras companhias importantes de mídia social como Twitter, Google, YouTube ou mesmo o Facebook , que isentaria o Instagram de responsabilidade judicial por muitos delitos, de acordo com especialistas.
Advogados com experiência em direito digital afirmam que o Instagram foi muito agressivo em sua afirmação de direitos sobre as informações de usuários, convidando quem discordasse da ideia a cancelar sua conta no prazo de algumas semanas.
Os termos atualizados ainda afirmam que quem acessar o Instagram estará aceitando os novos termos de uso, que vigorarão a partir de 19 de janeiro.
A companhia também manteve termos que permitiriam que colocasse anúncios junto de conteúdos gerado pelos usuários, e afirmando que “nem sempre identificaremos serviços pagos, conteúdo patrocinado ou comunicações comerciais como se o fossem”.
O serviço anunciou, hoje, ainda, que terá versões em 25 novos idiomas, incluindo o português. “Agora, vocês podem navegar pelo Instagram em seu idioma nativo, tanto nos celulares ou tablets quanto na web”, disse Systrom no blog oficial.
Além do português, o Instagram agora também está em outros idiomas como chinês, alemão, francês, italiano, japonês, russo e espanhol.
Além das novas traduções, o aplicativo atualizou suas versões para iOS e Android. O novo Instagram para iOS traz o filtro extra Mayfair, com uma espécie de tom rosa e o acréscimo de um brilho maior no centro da fotografia. E agora os usuários podem tirar fotos de todos os seus álbuns para adicionar filtros e compartilhar na internet.

Por Lionel Bonaventure
Fonte O Globo Online/ Reuters