Cumprir as pequenas tarefas, como ler e-mails,
pode levar mais tempo do que o necessário. Consequentemente, os objetivos
centrais do negócio ficam para segundo plano. Para auxiliar o empreendedor na
organização de seus compromissos, Adam Toren publicou, no site da Entrepreneur,
alguns conselhos. Confira:
1 - Planeje, depois
ataque.
É difícil preservar um tempo para projetar
as tarefas enquanto uma pilha de papel está em sua frente. Para organizar-se
sem atrasar seus afazeres, separe de 10 a 15 minutos da manhã para listar tudo
o que deverá ser feito no dia. Essa relação de tarefas deve ser priorizada
durante o expediente.
2 - Racionalize as
responsabilidades.
Tente resolver dois problemas em uma tacada
só. Por exemplo: reúna todas as contas para pagar e vá ao banco somente uma vez
na semana. Seguir essa estratégia economiza tempo e auxilia sua organização.
3 - Peça delivery.
Serviços de entrega podem poupá-lo do tráfego
intenso. Por uma taxa mínima, diversas empresas levam as mercadorias até o seu
escritório. Você pode usar o tempo em que estaria no carro para cumprir as
tarefas do dia.
4 - Requisite ajuda.
Quando você se defronta com um grande
projeto que exigirá horas de trabalho, uma boa opção é reunir amigos e
familiares para uma pizza. Essa abordagem mais descontraída pode ajudá-lo a
concluir uma tarefa que levaria semanas para ser finalizada.
5 - Escreva.
Anotar os lembretes em pedacinhos de papel
pode parecer a melhor opção até que você se depara com diversos post-its
colados na mesa de trabalho. Para evitar o desespero, substitua a mania dos
papeizinhos por blocos grandes. Escreva, no topo de cada página, a data. Abaixo,
liste as tarefas do dia, os compromissos, os recados, as ligações, as queixas
dos clientes. Enfim, tudo. Dois meses depois, se você quiser lembrar para quem
vendeu o produto X, é só verificar no caderno.
6 - Permita-se um
descanso.
Por mais que tenha prazer em trabalhar, é importante
reservar um dia da semana para repousar. Além disso, durante o expediente,
cumpra pequenos intervalos de descanso: uma pausa para tomar café pode aumentar
a produtividade.
Por Luiza Tenente
Fonte Papo de Empreendedor