sexta-feira, 2 de março de 2012

SETOR FINANCEIRO ASSUME PRIMEIRO LUGAR EM RANKING DE ASSUNTOS MAIS RECLAMADOS

Setor financeiro, planos de saúde, produtos eletrônicos e setor de telecomunicações foram os assuntos, nesta ordem, com o maior número de atendimentos realizados pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em 2011.
O balanço anual, divulgado pelo Instituto, tirou da primeira posição os planos de saúde, que lideraram o ranking por 11 anos consecutivos. No total, o Idec contabilizou aproximadamente 16 mil atendimentos.
Destes, 5.828 foram consultas administrativas e 10.177, orientações. Entre as orientações, 5.258 foram sobre problemas ou dúvidas de consumo e 4.919, sobre o andamento dos processos judiciais.

Setor financeiro e os planos de saúde
Em relação a 2010, o setor financeiro subiu duas posições, correspondendo a 16,64% dos atendimentos realizados pelo Idec. Entre as reclamações e dúvidas mais recorrentes estiveram cobrança indevida, débito não autorizado, taxa de juros, renegociação de dívidas e venda casada de produtos financeiros.
Apesar de ter perdido a primeira posição, os planos de saúde continuam a preocupar os consumidores, representando 16,02% dos atendimentos. As principais dúvidas e reclamações foram negativa de cobertura, reajuste de mensalidade e descredenciamento de profissionais ou hospitais.
Dificuldade de realizar a adaptação ou migração do contrato, cancelamento de contrato e demora para a realização de consultas, exames e outros procedimentos também ganharam destaque em 2011.
Os produtos também vêm ganhando cada vez mais destaque no ranking do Idec. Em 2011, do total de reclamações, 14,32% foram sobre produtos. Nesse segmento, os maiores problemas se referem ao prazo de entrega, que não é respeitado, à garantia e à troca. Os aparelhos de telefonia celular foram alvo da maioria das reclamações.
Em quarto lugar da lista ficou o setor de telecomunicações. Tanto na telefonia móvel e fixa, como na internet e TV por assinatura, o principal problema foi a interrupção do serviço, seja por falta de sinal, seja por outras falhas.
No caso da banda larga, foram registradas muitas queixas sobre a velocidade do serviço abaixo da contratada e, na telefonia fixa, as cobranças indevidas.
Os demais assuntos, que entram na categoria “outros”, somaram 39,99% das orientações realizadas. Nesta categoria se destacaram as demandas sobre os direitos do consumidor idoso, guarda de documentos, imóveis e lazer.

Agências reguladoras
De acordo com o Idec, essas quatro categorias estão sempre nas primeiras posições, há anos. Com exceção de produtos, os outros setores do ranking são regulados e possuem um órgão responsável, ou seja, agências reguladoras que deveriam estabelecer regras para tornar mais equilibrada a relação entre as empresas e os consumidores.
"Esses dados nos mostram que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Banco Central, responsável por fiscalizar o setor financeiro, não estão cumprindo suas devidas funções", conclui a gerente de relacionamento com o associado do Idec, Karina Alfano.

Fonte InfoMoney