quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

PARA SEU BEM-ESTAR, SAIBA COMO DEIXAR O ESCRITÓRIO FORA DA PRAIA


A competitividade do mercado e a facilidade de se manter sempre conectado utilizando novos aparelhos eletrônicos tornaram mais difícil se desligar do trabalho nos momentos de lazer e férias.
É cada vez mais comum as pessoas levarem seu escritório para casa ou viajarem para a praia o carregando dentro do bolso ou da mala, na forma de um smartphone, tablet ou notebook.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Harrys Interactive nos EUA, período de férias de verão no hemisfério Norte, mostra que, entre os 3.304 americanos consultados, quase metade dos que iriam tirar férias pretendia continuar checando e-mails do trabalho ou fazer telefonemas de negócios.
No Brasil a realidade não é diferente. Pesquisa realizada pela Asap, consultoria de recrutamento de executivos mostra que 80% dos entrevistados que ocupavam cargos de analista, gerente ou supervisor costumavam ser acionados em casa por celular. Além disso, metade dos profissionais disseram que costumam responder e-mails profissionais nas férias.

DICAS PARA SE DESLIGAR NAS FÉRIAS
O consultor Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, diz que a queixa de não poder se desligar do trabalho aparece com frequência em conversas com pessoas que procuram os seus serviços. Ele considera que, dependendo do cargo que a pessoa ocupa, não esquecer completamente do trabalho é uma questão de responsabilidade.
"O problema existe quando a pessoa tem medo de perder sua posição de emprego ouperder informações importantes", diz Barbosa. A partir desse momento a pessoa começa a ter dificuldades em seus relacionamentos familiares e em sua vida pessoal, segundo o consultor.
Ele lembra que pessoas que vivem com essa preocupação constante podem ter dificuldades para dormir durante as férias ou acabar não aproveitando uma viagem pela qual estão pagando.

Por Filipe Oliveira
Fonte Folha.com