recomendações ajudam-nos a reforçar a credibilidade dos nossos sucessos profissionais, dos projetos em que estivemos ou estamos envolvidos, e dão também um testemunho sobre as nossas prestações em equipa.
Clicando em Recomendações, podemos visualizar três áreas diferentes:
Recomendações Recebidas (Received Recommendations)
Nesta secção, gerimos as recomendações recebidas por função, projecto ou atividade desenvolvida. Assim, podemos rever as recomendações, aprová-las e depois optar por colocá-las de forma visível a todos ou não. Podemos também reenviar a recomendação para correcção e alteração junto da pessoa que a elaborou.
Recomendações enviadas (Sent Recommendations)
Nesta secção, gerimos as recomendações enviadas a pessoas da nossa rede de contactos do LI. Assim podemos recomendá-las como:
- Colega: Pessoa com quem tenha trabalhado na mesma empresa
- Fornecedor de Serviços: Contratou os seus serviços para si ou para a sua empresa
- Parceiro de Negócios: Pessoa com quem tenha trabalhado mas não como colega ou cliente.
- Estudante: Esteve na mesma escola, na qualidade de colega estudante ou professor.
A qualquer momento, é possível alterar a composição da recomendação e o seu estado (visível à nossa rede, apenas ao utilizador ou a todos). Em qualquer destas alterações, pode ou não ser dado conhecimento à pessoa recomendada destas alterações.
Solicitar Recomendações (Request Recommendations)
Nesta secção, o utilizador pode solicitar que outros membros da sua rede de contatos o recomendem em alguma das áreas ou funções mencionadas no perfil. De seguida, tem um campo para redigir uma mensagem, apelando para a importância deste testemunho.
Esta mensagem será recebida como um email individual e não como um email de grupo. Altere o conteúdo e o título da mensagem que aparece por defeito. Para além desta forma de solicitação de recomendações, pode começar por recomendar outras pessoas da sua rede. Será uma boa forma de obter feedback da parte deles que irão certamente elaborar um testemunho para si.
Dica: Não banalize a recomendação! Nunca recomende pessoas que não conheça ou que conheça de forma insuficiente. Nunca solicite recomendações a quem não o conhece profissionalmente.
As pessoas com recomendações têm “três vezes mais probabilidade de obter visualizações ao perfil através de pesquisas LinkedIn”.
Pedir recomendações é fácil! O LinkedIn divide o processo em três etapas:
1. Escolha qual a função pela qual quer ser recomendado.
Pode pedir recomendações para cada posição listada no seu perfil. As primeiras impressões são tudo! O Linkedin mostra o número de recomendações totais e por posição!
linkedin recommendations1 Como escrever uma Boa Recomendação no Linkedin
Neste ponto, também deve considerar as qualidades, habilidades ou realizações para as quais pretende chamar a atenção.
2. Decida a quem vai perguntar.
Como disse anteriormente, Não solicite depoimentos a quem nunca se relacionou profissionalmente.
No processo de selecção, pense em pessoas influentes no círculo profissional. Patrões, gerentes, sócios, colaboradores e clientes têm perspectivas diferentes sobre o seu desempenho. Ter as várias perspectivas seria uma excelente painel de recomendações.
3. Fornecer detalhes específicos das suas referências.
LinkedIn oferece uma mensagem por defeito que pode ser usado para solicitar recomendações.
Não se esqueça de personalizar a mensagem a cada destinatário.
Facilite a tarefa para quem quer redigir a recomendação, oferecendo detalhes específicos sobre o que gostaria de ver incluído na referência. Ofereça-se para responder a quaisquer perguntas e deixar a pessoa saber que ficaria feliz em retribuir a recomendação.
Depois de receber uma recomendação no LinkedIn, envie uma nota de agradecimento! As recomendações no LinkedIn estão a substituir as tradicionais cartas de recomendação ou de referência.
E se alguém recusar o pedido, não se ofenda. O seu último chefe pode se sentir desconfortável fornecendo uma recomendação para si.
Fonte Linked Portugal