segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE BONS EMPREENDEDORES?

Especialista fala sobre o que os bons empreendedores costumam ter em comum

Existem três características fundamentais que destacam bons empreendedores dos demais: paixão, planejamento e execução

A linha entre teimosia e paixão nesse caso é muito tênue e deve ser analisada com cuidado. Um empreendedor apaixonado é aquele que sabe muito sobre o negócio e mesmo assim está aberto a ouvir conselhos sobre posicionamento e estratégia, discute, conversa e constrói. Já um empreendedor teimoso é aquele que, por mais que saiba bastante sobre um determinado negócio, não ouve e não aceita opiniões. Este, definitivamente não é o empreendedor que os fundos de investimento buscam para se tornarem sócios, por exemplo.
A segunda característica fundamental é a capacidade de planejamento do negócio, que não costuma aparecer em poucas conversas e reuniões. A capacidade de planejar e não esperar o mercado mostrar que sua estratégia estava um pouco equivocada é um dos principais fatores de sucesso de empresas bem estabelecidas. Estimular alguns cenários possíveis e tentar inserir sua empresa em cada um desses cenários é um bom exercício que indica a capacidade de planejamento do empreendedor.
Mais importante do que possuir determinada tecnologia, produto ou serviço é a capacidade do time em executar o planejado. Essa característica é fundamental na construção de um negócio de sucesso. A execução como ação sequencial de um bom planejamento é a chave para o sucesso de uma empresa e é exatamente isso que a maioria dos investidores no mercado busca. Um bom empreendedor com uma ideia razoável é mais interessante que uma ótima ideia com um empreendedor ruim.

Por Marcio de Oliveira Santos Filho  
Fonte Exame.com