segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

5 DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR (E TERMINAR) BEM O SEU DIA


Ter um bom dia não depende apenas das coisas que podem acontecer, mas também da maneira como a pessoa acorda. Esse momento, muito negligenciado devido aos afazeres do dia, pode influenciar – e muito – a maneira como tudo será encarado. Uma boa noite de sono é uma das soluções para ter um dia produtivo e cheio de disposição e bem-estar, mas não é só isso.
Existem algumas práticas simples que são capazes de dar a energia necessária para “matar os leões” diários sem sofrer além do necessário e, por que não, até aproveitando um pouco mais o que há de positivo neles. A seguir você confere hábitos que podem melhorar a rotina, a qualidade de vida e a saúde.

1. Conhecer o próprio corpo
Saber os horários de pico e de menos energia ao longo do dia ajuda bastante na hora de economizar esforços desnecessários e de ter disposição após despertar. Perceber o ciclo circadiano, ou seja, saber se o indivíduo é do tipo “diurno” ou “noturno”, e buscar agir mais de acordo com esse ritmo próprio pode ser um bom começo.

2. Espreguiçar-se ao acordar
Com o pretexto de ter alguns minutos a mais de sono, muita gente coloca a famosa função “soneca” para funcionar e, depois que o tempo extra de sono passa, é comum acordar desesperado para não chegar atrasado aos compromissos do dia. O problema é que, diferentemente da cabeça, o corpo demora mais para despertar e esse “tranco” logo no começo da manhã poderá render lesões.
O ideal é que, nos primeiros cinco minutos, a pessoa use o tempo para acordar e, nos outros cinco, para espreguiçar-se.

3. Agradecer pela vida
Pode parecer mera crendice, mas a especialista afirma que agradecer por ter acordado e ter gratidão pela vida como um todo ajuda bastante a começar o dia com bom humor.
Agradecer seria, então, uma forma de sair da posição de vítima para ser protagonista, o que pode proporcionar bem mais energia para enfrentar os desafios.

4. Tomar um bom café-da-manhã
Uma escolha bem comum entre as pessoas que costumam ter muito sono durante as manhãs é pular o café-da-manhã para dormir mais um pouco. No entanto, isso é um tiro no pé, já que, apesar de ganhar mais energia com os minutos a mais de descanso, o combustível diário será insuficiente.

5. Criar um ritual para dormir melhor
A chave para ter uma manhã (e um dia inteiro) cheia de energia está também na noite de sono antes dela. É importante ter uma rotina noturna adequada ao seu perfil para não prejudicar o dia seguinte. Entre os hábitos que se deve ter à noite estão evitar televisão, computador ou celular logo antes de se deitar, tomar um banho quente para relaxar, não fazer exercícios pesados muito tarde e ler coisas leves.